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Desafio - Módulo I

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Entendo que, como psicanalista, é preciso primeiro entender a convivência da criança no seio familiar, partindo daí, todas medidas a serem tomadas após um mapeamento psicossomático. Durante esse mapeamento, será analisado a relação entre a mente do paciente e suas manifestações no corpo. Isso ajudará a identificar fatores que podem causar doenças psicossomáticas severas.

  • Atividades artísticas/criativas: A arte é uma das formas clássicas de sublimação na teoria freudiana. Eduardo poderia ser incentivado a participar de atividades como pintura, escultura, teatro ou música, permitindo que expressasse suas emoções e conflitos internos de maneira construtiva. O teatro, em particular, poderia ajudá-lo a desenvolver empatia ao interpretar diferentes papéis e situações...

  • Praticar esportes: Esportes de alto impacto, como artes marciais, boxe ou futebol, podem ser uma excelente forma de canalizar sua agressividade de maneira disciplinada. Além de oferecer uma válvula de escape para sua energia, o esporte ensina respeito às regras, controle emocional e trabalho em equipe, fatores essenciais para sua socialização e desenvolvimento pessoal.

  • Atividades para gerar responsabilidade social e liderança: Eduardo poderia ser inserido em projetos onde tivesse um papel de responsabilidade, como mentor de crianças mais novas ou em atividades comunitárias. Esse tipo de ação poderia ajudá-lo a ressignificar sua posição na sociedade, substituindo sua postura agressiva por um papel mais construtivo. Além disso, ao perceber que pode ser um agente de mudança, ele desenvolveria autoestima e um novo senso de propósito.

  1. Verificar seu ambiente familiar em primeiro lugar e conversar com ele para obter o maximo de informacoes; 2. verificar junto a escola como ele age no ambiente escolar e trabalhar junto a coordenacao para atender as demandas enfrentadas por ele; 3. descobrir formas de motivar ele atraves de atividades que podem influenciar diretamente no seu comportamento.

Acredito que primeiro seria necessário investigar a família,  para tentar descobrir o que aconteceu pra que ele pudesse ter esse tipo de atitude.

Em segundo lugar conversar com a família sobre os acontecimentos.

Em terceiro lugar agir na raiz do problema para tentar solucioná-lo.

Primeiramente, buscaria fazer uma análise profunda afim de quem conhecer quem é a criança além do esterotipo ou do mero visual. Assim, teria subsídios para compreender melhor o seu comportamento e a partir dai definir a melhor estratégia de  encaminhamento do caso.

A seguir, buscaria também não só conhecer, mas experimentar a família e o ambiente em que a criança se encontra inserida, de forma a poder contar com eles no processo de  trabalho com a criança

por fim, buscaria desenvolver algum processo terapeutico, em consconância com outros profissionais envolvidos no atendimento do menino

Era só pegar Eduardo colocar ele numa sala com pessoas mais adultas com objetivo de mudar a vida dele pessoas que fazer ele pensar no futuro da motivação e levar ele ao alto conhecimento não rejeitando ele mas sim fazendo ele ser uma pessoa que poderia fazer diferença no futuro

  • Primeira ação: ver o ambiente em que mora o adolescente e conversar com seus pais
  • Segundo : propor um análise psicanalítica,  uma consulta
  • Propor ações de melhoria , após diagnóstico

Eu adotaria as seguintes ações/atividades:

  1. Estímulo à fala livre do Eduardo e escuta ativa para identificar a origem dos sintomas que ele vem apresentando.
  2. Conduzi-lo à análise de seus comportamentos e ao diagnóstico próprio das ações que podem conduzi-lo a uma convivência social melhor.
  3. Identificar atividades que possam ser usadas na sublimação de seus impulsos, gerando um benefício à organização social sem que ele tenha que reprimi-los completamente.

A primeira ação propor que Eduardo se abra para a conversa, expor seus sentimentos, demonstrar interesse na pessoa dele.

A segunda, reunir os familiarizares buscar entender o que pode ser expressado e trabalhado.

A terceira é propor atividades que possam ajudar a transmutar a energia, esportes, e atividades artísticas, que possam ajudar trabalhar no lado emocional e expressão.

 

Principais aprendizados deste primeiro módulo:

  • Consciente, pré-consciente e inconsciente
  • Id, ego e superego
  • A resistência e a repressão como métodos de ajustar e reprimir os impulsos do Id
  • Os mecanismos de defesa para aliviar o conflito com a realidade, buscando alternativas para que os impulsos não sejam reprimidos, mas redirecionados para beneficiar a sociedade, como no caso da sublimação
  • A fala livre do paciente permite que o psicanalista tenha a oportunidade de detectar nomes ou acontecimentos falados pelo inconsciente
  • Não há sentido e não há solução. Devemos enxergar nossas sombras e não permitir que isso nos deprima. Ficar tristes, sim, pois não devemos ser negacionistas, mas devemos enxergar, entender e aprender a conviver com nossas sombras, usando a sublimação e demais mecanismos de defesa sempre que necessário.
  • Atualmente, o mundo contemporâneo tem vivido o utilitarismo e se afastado da análise freudiana. A análise freudiana se baseia no amadurecimento, enquanto o utilitarismo tem foco na felicidade superficial, no tratamento dos sintomas e não das causas. Para Freud, a cultura utilitarista nada mais é que um negacionismo.
  • Ser racional o tempo todo também é uma doença.
  • Freud nos veria como histéricos infantis.
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