Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 646 of 648Next

Em primeiro lugar ganharia a confiança do aluno, depois procuraria conhecer a toda a sua história de vida e entender a sua história e então buscar ações que pudessem ajudá-lo.

1- A arte expressiva seria a minha primeira sugestão para Eduardo. Na tela, Eduardo tem a liberdade de expressar seus sentimentos de frustração e raiva na pintura e no final não só aliviar o pouco do peso que está carregando, mas também fazer algo único que possa lhe trazer orgulho.

2- Praticar um esporte coletivo. Colocando Eduardo em uma atividade competitiva que, para ganhar, ele precisa trabalhar em equipe, pode leva-lo a criar laços de amizade e, assim, melhorar seu relacionamento com os colegas.

3- Jogos de raciocínio, preferivelmente de cartas ou tabuleiro (sem ser no computador). Jogos de raciocínio são desafios que estimulam a mente de um jeito divertido e esse estimulo pode ser transferido para a sala de aula, onde Eduardo vai se empenhar mais para completar o desafio das matérias estudadas.

1) Conversaria com familiares para entender a convivência e tratamento desde o nascimento dele;

2) Apontaria pontos frágeis observados, para em conjunto com a escola, melhorarmos o socialismos do aluno e seu comportamento, através de conversar semanais;

3) Indicaria ou tentaria junto ao aluno, identificar em que atividade ele se destaca para intensificar sua prática e assim, seja na arte, no esporte ou na música, aprimorar seu dom e preencher seu tempo.

A primeira ação: Estimular atividades artísticas ou esportivas para que ele possa expressar seus sentimentos;

a segunda opção:   Incluí-lo em atividades voluntárias e até comunitárias com adolescentes da faixa etária dele;

A terceira opção:  promover uma psicoeducação com pais e alunos que tenham a mesma dificuldade que este adolescente .

A Sublimação é tido como um mecanismo de defesa é o instinto/impulso forte que possibilita transformar os impulso indesejáveis em impulsos bons, onde se esses impulsos indesejáveis  fossem trazidos a tona por seu conteúdo ser violento ou repulsivo não iria ser moralmente aceito. No caso do Eduardo percebesse que o seu Id esta descontrolado de maneira que o Ego não consegue adequar o seu eu interior com o mundo exterior com isso o Superego cria mecanismo de defesa que por sua vez impede o Eduardo de se autoconhecer e liberando sentimentos de violência, culpa, etc...Eu chamaria o Eduardo para conversar para poder entender o que ele esta passando, verificaria o que ele mais gosta de fazer no seu tempo vago,  para poder indicar uma forma dele expressar essa violência interior de forma a benéfica e  daria a sugestão de fazer alguma arte, musica, etc.... E faria o acompanhamento dos resultados.

Eu vejo como mecanismo de defesa essa falta de mudança da parte da criança.

Neste caso eu tentaria uma outra abordagem, conversaria com os pais para verificar como é o ambiente familiar dessa criança que leva ela a ter esse tipo de comportamento e também conversaria com a criança.

O comportamento agressivo de Eduardo pode demonstrar tensões internas não resolvidas, tal comportamento agressivo surgi como uma defesa contra sentimentos de impotência, insegurança ou frustração.

Ressalto, a importância de se observar o ambiente familiar, pois o histórico familiar diz muito sobre a criança e adolescente, casos como de abandono afetivo, ausência de uma figura de autoridade, mudanças de ambiente, podem gerar muitos desconfortos.

Agressividade de Eduardo, pode ser entendida como uma forma de comunicação ou de se esconder por meio dessas atitudes, os pequenos delitos é uma maneira de chamar atenção ou de se proteger do mundo que apresenta ser ameaçador.

No ambiente escolar,  o desinteresse de Eduardo, reflete o medo do fracasso, sentimento de inferiorização e insegurança. É necessário, que haja ações no ambiente escolar e fora dele para que estimule autoestima  de Eduardo, também cabe a família proporcionar um ambiente seguro, sem julgamentos quando ele expressar seu sentimentos, estimular a autoestima e, sempre deixar limites claros e consistentes.

 

Tem que ouvi-lo primeiro para saber a raiz do problema,  depois tratar de acordo com a raiz buscando a solução do problema.

É superficial o relato, a raiz pode vir da concepção, da criação, do convívio em sociedade.

Só entenderá, a partir de todo o relato.

Primeiro ouvi-lo,  para saber a raiz do problema se está na concepção,  criação ou convivência na sociedade. Depois buscar a solução para o problema.

A conceituação freudiana de sublimação refere-se à transformação de impulsos instintivos, muitas vezes de natureza agressiva ou sexual , desta forma um dos incentivos propostos  para favorecer uma mudança comportamental seriam:

-  atividades artisticas sempre oferecem  um meio de expressão emocional saudavel poderimoa sugerir : música, teatro e dança ;

-atividades de esportes competitivos e de alto impacto (como judô, boxe ou futebol) podem canalizar a agressividade de forma positiva;

-atividades de oficina práticas  com  robótica pode dar um sentido prático ao aprendizado, especialmente para alunos que não se interessam pelo ensino tradicional.

PreviousPage 646 of 648Next