Desafio - Módulo I
Citação de Gracielly Amancio em fevereiro 23, 2025, 4:49 amConversar com a criança e escutá-la sem julgamento, acolhendo seu sofrimento.
Investigar seu ambiente escolar e familiar.
Verificar quais intervenções podem ser feitas para diminuir o sofrimento e comportamento agressivo, tentando sublimar, colocando essa energia em algo mais socialmente aceito.
Conversar com a criança e escutá-la sem julgamento, acolhendo seu sofrimento.
Investigar seu ambiente escolar e familiar.
Verificar quais intervenções podem ser feitas para diminuir o sofrimento e comportamento agressivo, tentando sublimar, colocando essa energia em algo mais socialmente aceito.
Citação de Lucas Eduardo em fevereiro 23, 2025, 4:07 pmAcredito que o melhor caminho nesta situação seja acolher a pessoa, de forma a questionar ele sobre a motivação da sua agressividade, de modo a provoca-lo até chegar na resposta de sua dor, então trabalhar esse ponto para seu desenvolvimento.
Acredito que o melhor caminho nesta situação seja acolher a pessoa, de forma a questionar ele sobre a motivação da sua agressividade, de modo a provoca-lo até chegar na resposta de sua dor, então trabalhar esse ponto para seu desenvolvimento.
Citação de Ales corole em fevereiro 23, 2025, 5:57 pmO comportamento do garoto parece refletir a realidade vivida por ele enquanto está fora da sala de aula.
Conviver com pessoas que possuem ou incentivam esse tipo de comportamento certamente levará o garoto a agir de igual modo.
1) entender a relação do garoto com os pais. Em muitos casos a ausencia do PAI, causa desequilibrios na criança.
2) entender as motivações do proprio garoto. Se por influencia social ou personalidade.
3) oferecer meios ou mecanismos psicosociais para auxiliar o garoto.
O comportamento do garoto parece refletir a realidade vivida por ele enquanto está fora da sala de aula.
Conviver com pessoas que possuem ou incentivam esse tipo de comportamento certamente levará o garoto a agir de igual modo.
1) entender a relação do garoto com os pais. Em muitos casos a ausencia do PAI, causa desequilibrios na criança.
2) entender as motivações do proprio garoto. Se por influencia social ou personalidade.
3) oferecer meios ou mecanismos psicosociais para auxiliar o garoto.
Citação de Sanches em fevereiro 23, 2025, 8:17 pm
- Conversar com o garoto, entender seu comportamento, ver sua resposta conciente.
- Através disso entender como funciona seu inconciente, comportamentos que são naturais no meio do qual ele é inserido.
- Após tudo isso, fazer questionamentos provocativos, afim de o mesmo fazer uma auto reflexão e assim potencializar seu super-ego, deixando mais forte que seus desejos do Id.
- Conversar com o garoto, entender seu comportamento, ver sua resposta conciente.
- Através disso entender como funciona seu inconciente, comportamentos que são naturais no meio do qual ele é inserido.
- Após tudo isso, fazer questionamentos provocativos, afim de o mesmo fazer uma auto reflexão e assim potencializar seu super-ego, deixando mais forte que seus desejos do Id.
Citação de Juscilede Sousa Fonseca em fevereiro 23, 2025, 9:42 pmPrimeira coisa é buscar informações como ele vivi e com quem, como é esse ambiente, se é um lugar de muitos conflitos
Segundo passo, chamar os pais para colher informações desse comportamento com seus colegas;
Terceiro passo, é direciona-lo para ações como esporte, cultura, para desviar o foco da violência e ter uma boa disciplina.
Primeira coisa é buscar informações como ele vivi e com quem, como é esse ambiente, se é um lugar de muitos conflitos
Segundo passo, chamar os pais para colher informações desse comportamento com seus colegas;
Terceiro passo, é direciona-lo para ações como esporte, cultura, para desviar o foco da violência e ter uma boa disciplina.
Citação de marafclaro@gmail.com em fevereiro 23, 2025, 11:12 pmPrimeiro, conversar com o Eduardo para descobrir os motivos de seu comportamento agressivo, assim poderia falar dos seus sentimentos.
Segundo, interar-se do seu convívio familiar.
Terceiro, ajudá- lo para que seja inserido no convívio social!!
Primeiro, conversar com o Eduardo para descobrir os motivos de seu comportamento agressivo, assim poderia falar dos seus sentimentos.
Segundo, interar-se do seu convívio familiar.
Terceiro, ajudá- lo para que seja inserido no convívio social!!
Citação de Weslley em fevereiro 24, 2025, 2:32 am
- ver o contexto familiar a qual eduardo está inserido pois isso infliencia muito .
- verificar o contexto escolar , outro fator que colabora para tais atitudes .
- e após analisar tais dados , buscar tratar esse tipo de comportamento , que aparentemente foi causado por traumas ou no convivio de casa .
- ver o contexto familiar a qual eduardo está inserido pois isso infliencia muito .
- verificar o contexto escolar , outro fator que colabora para tais atitudes .
- e após analisar tais dados , buscar tratar esse tipo de comportamento , que aparentemente foi causado por traumas ou no convivio de casa .
Citação de Andrigo josé Dias dos santos em fevereiro 24, 2025, 12:43 pmAnalisar seu contexto familiar
Analisar os traumas recalcados no inconsciente
Sublimar a violência em algo aceitável socialmente
Analisar seu contexto familiar
Analisar os traumas recalcados no inconsciente
Sublimar a violência em algo aceitável socialmente
Citação de Ana Caroline de Castro Pontes em fevereiro 24, 2025, 7:29 pmA sublimação como mecanismo de defesa busca anular memórias e sentimentos que nos rementem a dor ou sensação de fragilidade. No contexto apresentado o adolescente em questão que não apresentou melhora no seu estado psicológico deixando estas características transparecerem através do seu comportamento desviante, nos leva a acreditar que existam traumas não resolvidos e uma certa resistência incosciente. Tudo isto pode ser agravado caso o seu núcleo familar seja desajustado ou desorganizado, o que deverá levar a uma intevenção terapêutica diferente da que foi desenvolvida com os demais uma vez que as necessidades deste aluno se mostram mais profundas e delicadas. Buscar compreender o seu contexto familiar e afetivo poderá trazer muitas respostas para estas questões mais sensíveis.
A sublimação como mecanismo de defesa busca anular memórias e sentimentos que nos rementem a dor ou sensação de fragilidade. No contexto apresentado o adolescente em questão que não apresentou melhora no seu estado psicológico deixando estas características transparecerem através do seu comportamento desviante, nos leva a acreditar que existam traumas não resolvidos e uma certa resistência incosciente. Tudo isto pode ser agravado caso o seu núcleo familar seja desajustado ou desorganizado, o que deverá levar a uma intevenção terapêutica diferente da que foi desenvolvida com os demais uma vez que as necessidades deste aluno se mostram mais profundas e delicadas. Buscar compreender o seu contexto familiar e afetivo poderá trazer muitas respostas para estas questões mais sensíveis.
Citação de Alessandra Souza Guimaraes em fevereiro 24, 2025, 9:49 pmInteressante a questão do Eduardo porque já vi casos assim no colégio onde meus filhos estudam e eu acredito que a primeira ação a ser tomada é chamar os pais e entender o convívio no ambiente familiar porque normalmente o problema está dentro do convívio com a família, amigos, vizinhos, ambientes tóxicos como o tráfico de drogas e roubos ... Eduardo pode ter crescido vendo ou vivendo algo
Segundo caminho é com certeza uma conversa com o próprio Eduardo, deixando ele se abrir pra entender que tipo de amizade ele tem, o que ele sente em relação a família, se tem algo ou alguém que está fazendo ele agir da maneira que está agindo
Terceiro seria buscar alguma atividade para suprir toda essa energia e falta de rendimento escolar, deixando a porta aberta para ele poder se comunicar
Interessante a questão do Eduardo porque já vi casos assim no colégio onde meus filhos estudam e eu acredito que a primeira ação a ser tomada é chamar os pais e entender o convívio no ambiente familiar porque normalmente o problema está dentro do convívio com a família, amigos, vizinhos, ambientes tóxicos como o tráfico de drogas e roubos ... Eduardo pode ter crescido vendo ou vivendo algo
Segundo caminho é com certeza uma conversa com o próprio Eduardo, deixando ele se abrir pra entender que tipo de amizade ele tem, o que ele sente em relação a família, se tem algo ou alguém que está fazendo ele agir da maneira que está agindo
Terceiro seria buscar alguma atividade para suprir toda essa energia e falta de rendimento escolar, deixando a porta aberta para ele poder se comunicar