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Desafio - Módulo I

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Interessante a questão do Eduardo porque já vi casos assim no colégio onde meus filhos estudam e eu acredito que a primeira ação a ser tomada é chamar os pais e entender o convívio no ambiente familiar porque normalmente o problema está dentro do convívio com a família, amigos, vizinhos, ambientes tóxicos como o tráfico de drogas e roubos ... Eduardo pode ter crescido vendo ou vivendo algo

Segundo caminho é com certeza uma conversa com o próprio Eduardo, deixando ele se abrir pra entender que tipo de amizade ele tem, o que ele sente em relação a família, se tem algo ou alguém que está fazendo ele agir da maneira que está agindo

Terceiro seria buscar alguma atividade para suprir toda essa energia e falta de rendimento escolar, deixando a porta aberta para ele poder se comunicar

Após essa reflexão, devemos investigar a relação familiar, quem são os responsáveis, são os pais, avós?

O fator idade/ adolescência/ puberdade também são pontos a serem observados e levados em consideração.

A região, o ambiente em que esse adolescente está inserido.

E tratar todos eles, juntos porém separados, pois todos são uma engrenagem na vida de Eduardo que funcionam juntos, não adianta tratar apenas um aspecto.

Importante primeiro uma abordagem quanto a relação familiar, criação.

E análise da situação familiar com os comportamentos da criança.

Como ela se sente em relação aos familiares, relação com os pais.

Penso que o indivíduo que sofre do complexo de inferioridade convive desde sua infância com uma certeza mórbida de que sempre é a última a ser lembrada ou requisitada para algo especial. A consequência desse processo é o desenvolvimento de uma personalidade tímida e retraída; nas situações sociais, não sente nenhuma potência pessoal, o que gera raiva e ódio como compensações psicológicas. É como se na presença de outros se sentisse totalmente anulada, e o ódio citado vai constantemente sendo expelido. Quando a auto estima está ferida, a agressividade é manifestada, a tolerância é curta diante da frustração; assim, a pessoa exprime uma reação, por não ter o resultado que se esperava. Isso faz questionar se é bom ou não ao sujeito
exteriorizar sua agressividade.

Nesse sentido entendo importante avaliar as relação com os pais , com a família;

Considerara os argumentos da criança em relação aos pais;

E a partir dessa abordagem estabelecer a identificação da causa e estabelecer condutas na terapia para aguda- lo a resolver o conflito que esta causando a agrssividade.

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Acredito ser importante avaliar e entender a relação familiar;

procurara conversar com a criança para que se possa ver , identificar como ela vê os pais, como se da essa relação familiar.

estabelecer um diálogo com os pais em relação ao comportamento e os aspectos que influenciam nessa relação.

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1°Ação: Visto que o ser-humano é feito de Genótipo e Fenótipo; marcar uma conversa com os pais/cuidadores para identificação de rotina e possível instituição de parceria frente ao desafio.

 

2°Ação: Identificar uma atividade que o jovem tenha inclinação (intelectual, artística, esportiva, religiosa) onde o mesmo poderá concentrar/descarregar sua energia/raiva/frustração.

 

3°Ação: Mensuração dos resultados após determinado prazo para manutenção/aprimoramento ou reajuste de conduta.

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1. Disponibilizar um profissional habilitado para extrair, a partir da fala de Eduardo, o máximo de informações que permitam compreender seu contexto familiar e social;

2. A partir das constatações, sugerir atividades a Eduardo que permitam extravasar suas energias e sentimentos reprimidos, a exemplo de artes marciais, música ou outra atividade física que o agrade.

3. Acompanhar a evolução e manter a comunicação adequada com Eduardo, a fim de demonstrar e enaltecer os efeitos positivos e registrar boas memórias e vivências saudáveis.

 

Na tentativa de aliviar os conflitos causados pelas atitudes agressivas e resistentes de Eduardo, sugiro três ações / atividades:

1ª) Investigar (com os responsáveis, professores ou mesmo observando) as habilidades que o adolescente possui, algo que ele goste muito (desenho, pintura, música, poema, escrita, oratória, raciocínio lógico) e incentivá-lo a desenvolver alguma dessas habilidades, a princípio, a fim de tornar positivas suas ações.

2ª) Buscar incentivar esse adolescente a desenvolver suas potencialidades, trazendo palavras positivas e reforçando seu círculo social, suas interações.

3ª) Incluir na rotina de Eduardo técnicas de relaxamento (como a respiração profunda) a fim de regular suas emoções e trazê-lo de volta ao seu consciente.

 

No caso Eduardo, proposto pelo exercício, as minhas três primeiras ações seriam: 1°) Observar o contexto familiar de Eduardo, seu relacionamento neste ambiente, o passado de seus familiares, suas origens, contexto social em que estão inseridos, dinâmica familiar e como Eduardo se encaixa nessa dinâmica; 2°) Observar o contexto escolar de Eduardo, sua dinâmica com colegas e professores, quem são suas amizades como vivem o que pensam, como esse contexto social interage a presença de Eduardo; 3°) Conversaria com Eduardo tentando alcançar seus traumas, impulsos, desejos e passado, e usaria essas pulsões para alcançar a sublimação necessária no contexto primeiramente pessoal, interior de Eduardo e depois o levaria por seu autoconhecimento a ter uma atitude de sublimação no ambiente social, tentando levar a uma melhora pessoal de Eduardo.

Por ser de uma ambiente que criminalidade e alta ele pode estar agindo com muito agressividade , por causa do medo no seu inconsciente, pode ser uma forma de mostra que ele também pode agir na adversidade do ambiente e como algumas criança melhoraram e ele não eu acho que tem haver com  o quanto ele sofreu de alguma forma no ambiente familiar onde ele está inserido .

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