Desafio - Módulo I
Citação de Kainãa Emanoel de souza brito em maio 6, 2025, 1:07 amdeve-se procurar investigar como foi a infância desse adolescente
como tem sido o tratamento da família com esse adolescente e o comportamento com os familiares, se é o mesmo da sala de aula
acolher ele em uma conversar explicando as normas, os deveres e obrigações dele. Também sinalizando (pontos negativos) as atitudes que não tem sido legal em sala com os colegas e também ressaltar os pontos positivos dele dentro da sala
deve-se procurar investigar como foi a infância desse adolescente
como tem sido o tratamento da família com esse adolescente e o comportamento com os familiares, se é o mesmo da sala de aula
acolher ele em uma conversar explicando as normas, os deveres e obrigações dele. Também sinalizando (pontos negativos) as atitudes que não tem sido legal em sala com os colegas e também ressaltar os pontos positivos dele dentro da sala
Citação de giovannamirarchi em maio 6, 2025, 11:18 am1-Buscar saber como é a vivencia no âmbito familiar
2- Entender o que motiva ele agir dessa forma
3-Propor atividades para o convívio social.
1-Buscar saber como é a vivencia no âmbito familiar
2- Entender o que motiva ele agir dessa forma
3-Propor atividades para o convívio social.
Citação de Charles de Sousa em maio 6, 2025, 5:19 pm1) Conversar com Eduardo, perguntando a ele como se sente e não porque faz as coisas que faz. Se Eduardo tiver dificuldades em expressar seus sentimentos que o levam às ações que comete, é possível contar uma história pessoal em que tenha passado e que seja capaz de criar um elo de confiança entre os dois, possibilitando a Eduardo que se abra sem receio.
2) Sugerir que Eduardo assista ao curta "Lou" e propor uma discussão com ele sobre o filme, buscando saber o que ele compreendeu sobre o filme e se seria possível trazer a reflexão trazida pela obra para nossas vidas, se ele tiver dificuldade, usar perguntas que possam guiar o começo da conversa.
3) Tornar Eduardo por vezes líder de um grupo, ajudante, enfim, dar a ele uma posição de protagonista, uma vez que pessoas com esse tipo de comportamento acabam sendo estigmatizadas e tratadas como "erradas" tendo ou não feito algo "errado", dar protagonismo a Eduardo tem a intenção de possibilitá-lo sentir-se protagonista, percebido, acolhido e não julgado.
1) Conversar com Eduardo, perguntando a ele como se sente e não porque faz as coisas que faz. Se Eduardo tiver dificuldades em expressar seus sentimentos que o levam às ações que comete, é possível contar uma história pessoal em que tenha passado e que seja capaz de criar um elo de confiança entre os dois, possibilitando a Eduardo que se abra sem receio.
2) Sugerir que Eduardo assista ao curta "Lou" e propor uma discussão com ele sobre o filme, buscando saber o que ele compreendeu sobre o filme e se seria possível trazer a reflexão trazida pela obra para nossas vidas, se ele tiver dificuldade, usar perguntas que possam guiar o começo da conversa.
3) Tornar Eduardo por vezes líder de um grupo, ajudante, enfim, dar a ele uma posição de protagonista, uma vez que pessoas com esse tipo de comportamento acabam sendo estigmatizadas e tratadas como "erradas" tendo ou não feito algo "errado", dar protagonismo a Eduardo tem a intenção de possibilitá-lo sentir-se protagonista, percebido, acolhido e não julgado.
Citação de Letícia Martins em maio 6, 2025, 7:22 pmA ong poderia ofertar-lhe, prática de algum esporte como basquete ,futebol ,ou aula de música como aprender um instrumento de percussão ou ainda batalhas de rimas como intuito de sublimar sua "raiva"
A ong poderia ofertar-lhe, prática de algum esporte como basquete ,futebol ,ou aula de música como aprender um instrumento de percussão ou ainda batalhas de rimas como intuito de sublimar sua "raiva"
Citação de Romério de Souza Serra em maio 7, 2025, 2:48 amAnalisando todo o contexto da situação de Eduardo, assim devemos tomar algumas ações na busca de compreender os fatos, encontrar a origem dos problemas e buscar soluções cabíveis.
1° - Buscar informações sobre qual o tipo de ambiente familiar o Eduardo tem vivido.
2° Analisar de forma mais precisa a capacidade e dificuldade do nível de aprendizado de Eduardo, no intuito de encontrar uma resposta se há ou não a possibilidade do mesmo possuir algum tipo de distúrbio que atrapalhe a sua aprendizagem.
3° Evitar a prática da exclusão e aplicar a prática do acolhimento, desta forma sempre recorendo ao diálogo mútuo e sem julgamentos. Para que o Eduardo possa ter confiança e segurança para falar sobre os sentimentos que o afligem.
Analisando todo o contexto da situação de Eduardo, assim devemos tomar algumas ações na busca de compreender os fatos, encontrar a origem dos problemas e buscar soluções cabíveis.
1° - Buscar informações sobre qual o tipo de ambiente familiar o Eduardo tem vivido.
2° Analisar de forma mais precisa a capacidade e dificuldade do nível de aprendizado de Eduardo, no intuito de encontrar uma resposta se há ou não a possibilidade do mesmo possuir algum tipo de distúrbio que atrapalhe a sua aprendizagem.
3° Evitar a prática da exclusão e aplicar a prática do acolhimento, desta forma sempre recorendo ao diálogo mútuo e sem julgamentos. Para que o Eduardo possa ter confiança e segurança para falar sobre os sentimentos que o afligem.
Citação de Jose Maique Soares Silva em maio 7, 2025, 1:19 pmConsiderando a sublimação, direcionaria atividades complementares como artes marciais, usaria o método da escrita (como um diário) para que ele pudesse expressar os sentimentos e identificar gradativamente a causa desses comportamento e expor ele há algumas atividades escolares do ensino infantil que ele exercia quando tinha apenas 6 anos, para analisar se afloraria algum comportamento.
Considerando a sublimação, direcionaria atividades complementares como artes marciais, usaria o método da escrita (como um diário) para que ele pudesse expressar os sentimentos e identificar gradativamente a causa desses comportamento e expor ele há algumas atividades escolares do ensino infantil que ele exercia quando tinha apenas 6 anos, para analisar se afloraria algum comportamento.
Citação de Joao Batista Nogueira goulart em maio 7, 2025, 10:50 pm1. Compreender o ambiente o qual o aluno está inserido
2. Compreender a relação familiar
3. Tentar estimular as atividades negativas em positivas
1. Compreender o ambiente o qual o aluno está inserido
2. Compreender a relação familiar
3. Tentar estimular as atividades negativas em positivas
Citação de Joao Batista Nogueira goulart em maio 7, 2025, 10:52 pm1. Compreender o ambiente o qual o aluno está inserido
2. Compreender a relação familiar
3. Tentar estimular as atividades negativas em positivas
1. Compreender o ambiente o qual o aluno está inserido
2. Compreender a relação familiar
3. Tentar estimular as atividades negativas em positivas
Citação de Julia Sousa em maio 7, 2025, 11:33 pmApós anamnese com o paciente,pais ou responsáveis e mediante a observação, o profissional deverá traçar estratégias para solucionar a demanda encontrada. Onde, deverá ser alinhada e desenvolvida na prática com a inclusão necessária da família do paciente, visto se tratar de um menor de idade. Após a aplicação dessas estratégias na rotina do paciente, acompanhar como está sendo o desenvolvimento e se ocorreu evolução no comportamento da criança.
Após anamnese com o paciente,pais ou responsáveis e mediante a observação, o profissional deverá traçar estratégias para solucionar a demanda encontrada. Onde, deverá ser alinhada e desenvolvida na prática com a inclusão necessária da família do paciente, visto se tratar de um menor de idade. Após a aplicação dessas estratégias na rotina do paciente, acompanhar como está sendo o desenvolvimento e se ocorreu evolução no comportamento da criança.
Citação de Camila Cristina Araujo em maio 8, 2025, 12:22 amO primeiro passo e a primeira ação seria entender melhor o contexto familiar, social e escolar, entender se ele tem uma base familiar estruturada e funcional, entender se tem alguma dificuldade escolar que o faz sentir inferior aos colegas e entender socialmente a influência do meio e amizades do convívio do dia a dia.
A segunda ação após chegar na causa real do problema é analisar e criar um planejamento, descobrindo atividades que o fariam se interessar, as fora dos meios tradicionais e que ele possa se sentir sendo validado, útil e até para mostrar valores que possam ter passado despercebido ou invertidos, pela infância e adolescência, trazendo uma realidade distorcida para Eduardo. Talvez ele não tenha desenvolvido bem a evolução e equilibrio de ID, ego e superego, por meio das influências e figuras de autoridades ou a falta delas.
A terceira ação, seria colocar em prática essas atividades, trabalhos socias, hobbies, descobrir aptidões como música, arte, dança e afins, a fim de encontrar, usar e fortalecer a sublimação que possa estar adormecida ou não desenvolvida nesse adolescente, talvez por falta de acolhimento ou exemplo de figuras que passassem segurança.
O primeiro passo e a primeira ação seria entender melhor o contexto familiar, social e escolar, entender se ele tem uma base familiar estruturada e funcional, entender se tem alguma dificuldade escolar que o faz sentir inferior aos colegas e entender socialmente a influência do meio e amizades do convívio do dia a dia.
A segunda ação após chegar na causa real do problema é analisar e criar um planejamento, descobrindo atividades que o fariam se interessar, as fora dos meios tradicionais e que ele possa se sentir sendo validado, útil e até para mostrar valores que possam ter passado despercebido ou invertidos, pela infância e adolescência, trazendo uma realidade distorcida para Eduardo. Talvez ele não tenha desenvolvido bem a evolução e equilibrio de ID, ego e superego, por meio das influências e figuras de autoridades ou a falta delas.
A terceira ação, seria colocar em prática essas atividades, trabalhos socias, hobbies, descobrir aptidões como música, arte, dança e afins, a fim de encontrar, usar e fortalecer a sublimação que possa estar adormecida ou não desenvolvida nesse adolescente, talvez por falta de acolhimento ou exemplo de figuras que passassem segurança.
