Desafio - Módulo I
Citação de Cristiane Crivellari em junho 6, 2025, 7:07 pmNesta caso, seria necessário compreender melhor a história de vida pregressa desse menino, através de uma escuta atenta e acolhedora, identificando a origem desse comportamento. Buscar entender quais atividades lhe trazem prazer. Também seria interessante conduzi-lo a ações variadas como esportes ou música, para que pudesse sublimar essa agressividade.
Nesta caso, seria necessário compreender melhor a história de vida pregressa desse menino, através de uma escuta atenta e acolhedora, identificando a origem desse comportamento. Buscar entender quais atividades lhe trazem prazer. Também seria interessante conduzi-lo a ações variadas como esportes ou música, para que pudesse sublimar essa agressividade.
Citação de LEANDRA MÁRCIA DE CARVALHO em junho 6, 2025, 8:53 pmNo caso de Eduardo, três ações poderiam ajudar bastante:
1. Atividades artísticas – como desenho, grafite, teatro ou até mesmo música. A arte é uma forma muito eficaz de expressar sentimentos que muitas vezes não conseguimos colocar em palavras. Pode ser um caminho para Eduardo extravasar sua raiva e frustração de maneira saudável, ao mesmo tempo em que descobre novas formas de se comunicar e se expressar.
2. Prática de esportes – principalmente aqueles que envolvem regras, disciplina e trabalho em equipe, como futebol, judô ou capoeira. O esporte é uma maneira clássica de sublimar a agressividade, porque canaliza a energia do corpo e da mente para um objetivo positivo, além de ensinar respeito, limites e cooperação.
3. Participação ativa em projetos sociais dentro da ONG – como cuidar das crianças menores, ajudar na organização das atividades ou até ser monitor de alguma oficina. Isso pode ajudar Eduardo a se sentir valorizado, responsável e útil, despertando nele um novo olhar sobre si mesmo e sobre o que é possível fazer com sua energia.
Essas atividades, além de ajudar no desenvolvimento pessoal de Eduardo, têm o potencial de melhorar sua convivência com os outros e abrir espaço para que ele se veja de forma mais positiva. A ideia não é "apagar" o que ele sente, mas oferecer caminhos melhores para ele lidar com isso.
No caso de Eduardo, três ações poderiam ajudar bastante:
1. Atividades artísticas – como desenho, grafite, teatro ou até mesmo música. A arte é uma forma muito eficaz de expressar sentimentos que muitas vezes não conseguimos colocar em palavras. Pode ser um caminho para Eduardo extravasar sua raiva e frustração de maneira saudável, ao mesmo tempo em que descobre novas formas de se comunicar e se expressar.
2. Prática de esportes – principalmente aqueles que envolvem regras, disciplina e trabalho em equipe, como futebol, judô ou capoeira. O esporte é uma maneira clássica de sublimar a agressividade, porque canaliza a energia do corpo e da mente para um objetivo positivo, além de ensinar respeito, limites e cooperação.
3. Participação ativa em projetos sociais dentro da ONG – como cuidar das crianças menores, ajudar na organização das atividades ou até ser monitor de alguma oficina. Isso pode ajudar Eduardo a se sentir valorizado, responsável e útil, despertando nele um novo olhar sobre si mesmo e sobre o que é possível fazer com sua energia.
Essas atividades, além de ajudar no desenvolvimento pessoal de Eduardo, têm o potencial de melhorar sua convivência com os outros e abrir espaço para que ele se veja de forma mais positiva. A ideia não é "apagar" o que ele sente, mas oferecer caminhos melhores para ele lidar com isso.
Citação de Dâmarys Priscila Ribeiro Reis em junho 7, 2025, 8:33 pmA primeira medida seria conseguir ouvi-lo, investigar seu relacionamento familiar.
Após isso, através de conversas tentar faze-lo entender que não precisa sempre estar em modo de defesa com seus colegas, fazendo-o compreender que ali pode ser um lugar seguro e sem julgamento para ele.
acredito que pra ajuda-lo mais, coloca-lo para fazer esporte que o ajudem a desenvolver disciplina, foco e trabalho em equipe pode ajuda-lo
A primeira medida seria conseguir ouvi-lo, investigar seu relacionamento familiar.
Após isso, através de conversas tentar faze-lo entender que não precisa sempre estar em modo de defesa com seus colegas, fazendo-o compreender que ali pode ser um lugar seguro e sem julgamento para ele.
acredito que pra ajuda-lo mais, coloca-lo para fazer esporte que o ajudem a desenvolver disciplina, foco e trabalho em equipe pode ajuda-lo
Citação de Gleice Conceicao Ramos em junho 7, 2025, 9:29 pmÉ importante que este adolescente esteja em terapia.
É preciso saber com o quê esse adolescente se conecta.
Por exemplo, inseri-lo em atividades como:
- Dança em grupo (street dance, passinho).
- atividades que envolvam música (composição, canto, rap, coral, slam).
- Curso de idiomas voltado para adolescentes e com uma proposta mais realista comparado às escolas tradicionais.
- Pode-se pensar também nas artes marciais e esportivas como a natação, basquete, tênis, vôlei entre outros.
Mas é muito importante entender/saber qual atividade o agrada mais ou mesmo qual que ele teria curiosidade. E não uma imposição
de um adulto sobre ele.
É importante que este adolescente esteja em terapia.
É preciso saber com o quê esse adolescente se conecta.
Por exemplo, inseri-lo em atividades como:
- Dança em grupo (street dance, passinho).
- atividades que envolvam música (composição, canto, rap, coral, slam).
- Curso de idiomas voltado para adolescentes e com uma proposta mais realista comparado às escolas tradicionais.
- Pode-se pensar também nas artes marciais e esportivas como a natação, basquete, tênis, vôlei entre outros.
Mas é muito importante entender/saber qual atividade o agrada mais ou mesmo qual que ele teria curiosidade. E não uma imposição
de um adulto sobre ele.
Citação de Eliane Oliveira em junho 7, 2025, 11:25 pmLevando em consideração suas atitudes agressivas e opressoras sobre os meninos mais novos.
Lutador de box profissional.
Comandante do exercito.
Juiz de futebol.
Levando em consideração suas atitudes agressivas e opressoras sobre os meninos mais novos.
Lutador de box profissional.
Comandante do exercito.
Juiz de futebol.
Citação de Elisa Correia Barbosa em junho 7, 2025, 11:28 pmOferecer acompanhamento para ajudá-lo a compreender suas emoções e comportamentos, bem como a desenvolver estratégias de enfrentamento. O apoio emocional e psicológico é essencial para que ele possa refletir sobre suas atitudes e encontrar novas formas de interação com os colegas.
Essas ações visam não apenas a sublimação das emoções de Eduardo, mas também a construção de um ambiente mais acolhedor e motivador que favoreça seu desenvolvimento pessoal e social.
Oferecer acompanhamento para ajudá-lo a compreender suas emoções e comportamentos, bem como a desenvolver estratégias de enfrentamento. O apoio emocional e psicológico é essencial para que ele possa refletir sobre suas atitudes e encontrar novas formas de interação com os colegas.
Essas ações visam não apenas a sublimação das emoções de Eduardo, mas também a construção de um ambiente mais acolhedor e motivador que favoreça seu desenvolvimento pessoal e social.
Citação de Vanessa Raphaely Ribeiro em junho 7, 2025, 11:45 pmprimeira ação: uma conversa livre com Eduardo para uma breve observação
segunda ação: uma análise sobre o relacionamento familiar de Eduardo, como é a configuração parental dele possuí pais presentes?
Se tiver o pai ausente, provavelmente a agressividade vem da falta de proteção, e a rejeição.terceira ação: fazer um trabalho com a valoriação da autoimagem, mostrando que ele o mecanismo de defesa que ele tem utilizado que é a agressividade só aumenta a rejeição que ele já vivência, afastando os colegas de classe por medo de serem agredidos.
primeira ação: uma conversa livre com Eduardo para uma breve observação
segunda ação: uma análise sobre o relacionamento familiar de Eduardo, como é a configuração parental dele possuí pais presentes?
Se tiver o pai ausente, provavelmente a agressividade vem da falta de proteção, e a rejeição.
terceira ação: fazer um trabalho com a valoriação da autoimagem, mostrando que ele o mecanismo de defesa que ele tem utilizado que é a agressividade só aumenta a rejeição que ele já vivência, afastando os colegas de classe por medo de serem agredidos.
Citação de Lucélia Da Mata em junho 8, 2025, 4:32 amPois bem, eu tive um caso como esse com uma aluna em sala de aula, eu estava substituindo a professora regente e a menina começou a aprontar de tudo. Primeiro fui procurar saber porque tinha aquele comportamento, segundo chamei ela e conversei para observar se havia algo que a incomodava, se ela gostava ou queria fazer uma atividade diferente, ela não quis me dar atenção, então perguntei se ela gostaria de ser minha ajudante do dia, expliquei pra ela o passo a passo de como seria argumentei de forma que ela se sentisse importante para mim (pois naquele momento ela se sentia desprezada pelos pais, pela escola e pelos colegas, por causa do mau comportamento) disse que se precisasse de ajuda eu estaria ali pra auxiliar, ela aceitou, e foi um sucesso. Escolhi um monitor por semana e fui ensinando não só ela a mudar o comportamento mas aos outros alunos também.
Pois bem, eu tive um caso como esse com uma aluna em sala de aula, eu estava substituindo a professora regente e a menina começou a aprontar de tudo. Primeiro fui procurar saber porque tinha aquele comportamento, segundo chamei ela e conversei para observar se havia algo que a incomodava, se ela gostava ou queria fazer uma atividade diferente, ela não quis me dar atenção, então perguntei se ela gostaria de ser minha ajudante do dia, expliquei pra ela o passo a passo de como seria argumentei de forma que ela se sentisse importante para mim (pois naquele momento ela se sentia desprezada pelos pais, pela escola e pelos colegas, por causa do mau comportamento) disse que se precisasse de ajuda eu estaria ali pra auxiliar, ela aceitou, e foi um sucesso. Escolhi um monitor por semana e fui ensinando não só ela a mudar o comportamento mas aos outros alunos também.
Citação de Lucélia Da Mata em junho 8, 2025, 2:53 pmPrimeiro; observar o comportamento do garoto e investigar com os familiares, alunos e professores se tem alguma causa no ambiente de vivência que o incomoda.
Segundo; chamar o aluno de forma bastante tranquila e amigável e conversar sobre o mal comportamento, usando argumentos que o façam refletir e ao mesmo tempo desejar mudança que faça algum sentido para ele.
Terceiro; convidá-lo a fazer parte de alguma atividade que ele deseja, ou propor a ele que seja o ajudante da semana junto ao professor, criando assim uma oportunidade para que ele perceba seu valor, suas capacidades e realizações de forma positiva e produtiva no sentido moral, e ao mesmo tempo ir tratando a causa interna que o leva a ter aquele comportamento inadequado.
Tive uma experiência assim com uma aluna quando fui substituir a professora regente e tratei o caso dela de forma diferente de como a tratavam quando ela se comportava mal no ambiente escolar, e foi um sucesso, consegui transforma-la em uma excelente aluna.
Primeiro; observar o comportamento do garoto e investigar com os familiares, alunos e professores se tem alguma causa no ambiente de vivência que o incomoda.
Segundo; chamar o aluno de forma bastante tranquila e amigável e conversar sobre o mal comportamento, usando argumentos que o façam refletir e ao mesmo tempo desejar mudança que faça algum sentido para ele.
Terceiro; convidá-lo a fazer parte de alguma atividade que ele deseja, ou propor a ele que seja o ajudante da semana junto ao professor, criando assim uma oportunidade para que ele perceba seu valor, suas capacidades e realizações de forma positiva e produtiva no sentido moral, e ao mesmo tempo ir tratando a causa interna que o leva a ter aquele comportamento inadequado.
Tive uma experiência assim com uma aluna quando fui substituir a professora regente e tratei o caso dela de forma diferente de como a tratavam quando ela se comportava mal no ambiente escolar, e foi um sucesso, consegui transforma-la em uma excelente aluna.