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Desafio - Módulo I

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Segundo o pressuposto da sublimação, toda essa energia que Eduardo utiliza de modo descompensado, impulsivo e agressivo, poderia ser investigada e posteriormente, por meio de análise alguns mecanismos poderiam ser utilizados.

1º Essa energia gasta de forma desgovernada, poderia ser executado na inclusão de Eduardo em uma atividade física (esporte).

2º Mostrar que sua idade “experiência” de vida poderia ser direcionada para uma atividade artística dentro da escola chegando até mesmo a ser um líder no meio escolar.

3º Junto à família executar uma intervenção junto aos orientadores escolares para utilização do mecanismo de sublimação ser um norte para que este jovem venha a se dedicar aos estudos e em atividades extracurriculares ligadas a oficinas de artesanato, por exemplo.

Desta forma a sublimação seria utilizada para uma melhor qualidade biopsicossocial de todos os envolvidos, pois o exemplo de Eduardo pode vir a incentivar outros jovens e familiares.

Entender o motivos desses comportamentos, o meio onde ele vive o que lhe e apresentado no dia a dia, chamar os pais para conversar e observar o comportamento e logo depois buscar uma ajuda especializada com todas as informações e ações corretivas em mãos.

Boa tarde, o Eduardo deve ser encaminhado a praticar exercícios físicos ou esportivos pois ajuda a canalizar a agressividade de forma saudável; encaminhar também a participar de artes criativas pois, pode ser uma forma de sublimação onde irá permitir que Eduardo expresse seus sentimentos e impulsos de forma criativa e construtiva e encaminha-lo também a projetos de liderança e responsabilidades pois, quando começar a canalizar as questões que exigem liderança e responsabilidades irá canalizar sua energia e agressividade de forma construtiva, neste caso as ayividades pode ser em liderar um grupo de estudo, organizar um evento escolar ou participar de um projeto voluntario.

Pode ser possível desenvolver com o menor atividade esportiva em grupo e gincanas desenvolvendo não somente um entrosamento social, mas também liberando a energia dos sentimentos que estão guardados, pode ser agrupado num grupo de teatro onde a arte é uma das maiores armas libertadoras , poderia ser importante envolve-lo em atividades sociais para que ocupe seu espaço de tempo ajudando pessoas.

 

Acredito que uma investigação familiar e acompanhamento socioeducativo seriam muitos importantes para ajuda-lo

Eu sentaria com o Eduardo e elaboraria 3 questões:

  1. Como era relação dos seus pais com ele.
  2. Como era sua infância.
  3. Um evento marcante: bom e ruim.

De forma prática:

  1. Convocação os pais
  2. Sugestão de atividades que o tranquilize, trazendo segurança e alegria.
  3. Diria aos pais para todos os dias terem diálogo com filho de forma afetiva e acompanhamento com a escola.

Investigar o ambiente familiar .

uma conversa livre, onde ele poderia falar sobre seus sentimentos sem censura

elaborar junto com o adolescente, uma atividade de força e disciplina ( de preferência um esporte)

O problema de Eduardo não é apenas um problema de conduta, mas uma forma de expressão de comflitos   psíquicos  inconsciente , sua postura agressiva podem estar ligados à traumas vivenciados na infância e importante oferecer um espaço de escuta acolhedor onde ele possa se expressas livremente seus sofrimentos e angústias sem julgamento é necessário, compreender esse comportamento  e ajudá-lo .                               .                     .

 

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Como Eduardo apresenta dificuldade principalmente em instituições pensei em ações educativas e expressivas que o ajudem a redirecionar sua pulsão agressiva para formas mais elaboradas, simbólicas e socialmente úteis. Por isso a ideia de oficinas de grafite, teatro, poesia ou música. Gosto de usar a arte como forma de sublimação. Acredito que Eduardo pode transformar impulsos internos em produções artísticas, pois ele não apenas encontra uma via de escoamento emocional, como também desenvolve reconhecimento social positivo. Pensei em incentivá-lo a participar ou liderar  uma oficina onde possa colocar em cena sua raiva, sua história ou seus desejos, pode gerar pertencimento e autoestima, ao mesmo tempo em que o retira da posição de “agressor”. Outra alternativa seira alguma atividade esportiva para trabalhar regras e trabalho em equipe como capoeira, jiu-jitsu e futebol uma vez que o esporte canaliza a agressividade natural para atividades organizadas, com regras e reconhecimento. Acho que isso poderia favorecer a construção do superego (a instância ética) e promover o respeito ao outro. Ele poderia dar vazão à energia pulsional (Thanatos) de forma controlada. pensei artes marciais porque elas valorizam o autocontrole e a disciplina, o que pode ser profundamente reestruturante para sua identidade. Uma ultima coisa seria um projeto de mentoria ou cuidado com animais, plantas ou crianças menores porque ele poderia sublimar sua pulsão destrutiva transformando ela em impulso protetivo ou de cuidado. Isso favorece o amadurecimento do ego, criando elos com a empatia e a responsabilidade. Colocá-lo como cuidador de algo ou alguém mais frágil pode fazer com que ele se mobilize a sair da posição de conflito constante e desenvolver outras dimensões do afeto — como zelo, paciência e orgulho de contribuir.
Essas três estratégias não apenas poderiam não apenas reduzir a agressividade de Eduardo como o envolvem em processos simbólicos de transformação subjetiva — exatamente o que a sublimação propõe. Freud acreditava que a cultura e a civilização se sustentam sobre essa capacidade humana de transmutar instintos primários em criações, laços e obras. Assim, Eduardo não precisaria reprimir suas pulsões, mas dar a elas um destino mais elevado.

Observar em que cenário a história familiar de Eduardo foi desenvolvida, com base nos relatos desenvolver atividades onde ele se reconheça capaz e responsável pelos seus sentimentos e desejos, aprendendo a domina-los e consequentemente tendo tranquilidade para descobrir e desenvolver talentos e viver com equilíbrio em sociedade.

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