Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 688 of 716Next

Observar em que cenário a história familiar de Eduardo foi desenvolvida, com base nos relatos desenvolver atividades onde ele se reconheça capaz e responsável pelos seus sentimentos e desejos, aprendendo a domina-los e consequentemente tendo tranquilidade para descobrir e desenvolver talentos e viver com equilíbrio em sociedade.

Bom... Como morador do RJ, acredito que o comportamento do Eduardo se manifesta em decorrência da realidade social e familiar que ele vive. Acredito que a ênfase em outras atividades paralelas (esportes e/ou atividades artísticas) poderiam torná-lo um pouco mais acessível e aberto a socialização. Isso, em paralelo a boas conversas, podem ajudá-lo a se desenvolver nas atividades, no relacionamento com outros colegas - principalmente os mais novos - e ter um melhor resultado na sua formação pessoal/social.

Considerando a Teoria Freudiana de sublimação, que envolve a canalização de impulsos e energias para atividades mais construtivas e socialmente aceitáveis, neste caso indicaria as três ações abaixo:

Esporte ou atividade física: Inscrever Eduardo em um esporte ou atividade física que ele goste, como futebol, basquetebol, artes marciais, ou corrida. Pode ajudar a canalizar sua energia e agressividade de forma saudável e construtiva.

Atividades Criativas; Oferecer a Eduardo a oportunidade para se expressar de forma criativa, como como pintura, desenho, musica, ou teatro. Isso pode ajudar a sublimar seus impulsos agressivos e desenvolver habilidades mais positivas.

Trabalho voluntário ou comunitário: Encorajar Eduardo a participar de atividades voluntárias ou comunitárias que ajudem a desenvolver sua empatia e responsabilidade social. Isso pode ajudar a redirecionar sua energia e agressividade para atividades mais construtivas e benéficas para a sociedade.

1. Para começar compreender o ambiente identificar as causas familiares,
sociais e escolares que estejam o incentivando a esta postura.

2. conversa seria e empática abordar sua situação para o futuro , e compreender
seus pensamentos sobre isto.

3. propor uma alternativa diante da realidade da vida adulta que esta por vir
se empenhar em uma atividade como esporte, melhorar as notas convivência com os demais
e orientar sua direção de vida.

Tentar entender o motivo pelo qual Eduardo sente prazer em ser agressivo com os colegas e ajudá-lo a canalizar toda essa energia em um esporte ou arte marcial onde ele possa se desenvolver e talvez encontrar algo que talvez ajude até a melhorar como pessoa, sendo uma companhia melhor para com os colegas.

estruturar uma rotina fixa, apoiar com mentoria e monitorar o progresso por meio de registros e reconhecimentos. Essas iniciativas favorecem o desenvolvimento de controle emocional, identidade positiva e pertencimento social.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

Deveria ser feito um mapeamento sobre cada individuo e ambientes que cada um vive, para assim entender o porque da não mudança de Eduardo. Após entender o contexto familiar e ambientes que Eduardo frequenta, entender o porque não houve a mudança e assim ajuda-lo a administrar suas emoções para não ser escravo delas, podendo assim saber lidar com frustrações e sentimentos.

Filtrar informações do Eduardo e sua relação com seus pais; rotina fora do contexto escolar. Buscar apoio dos pais e da escola, aplicando atividades gerais e ao mesmo tempo personalizada com Eduardo com assuntos que sejam interessantes para ele, e reprogramação mental. De forma resumida:

  1. Levantamento de Informações Contextuais
  2. Parceria com a Família e a Escola (atividades Psicopedagógicas e Socioemocionais).
  3. Redirecionamento Cognitivo e Comportamental

A primeira ação seria conhecer a história familiar de Eduardo, assim também o meio ambiente em que está ou esteve inserido, buscar desenvolver a educação dos sentidos (Ruben Alves) além de desenvolver atividades significativas para o aluno.

Após entender o significado do inconsciente, do Id e da sublimação, uma boa abordagem seria :

1- através da livre conversação, extrair possíveis padrões de comportamentos ligados a possíveis experiências vividas no seu seio família ou comunidade. Observar como essas experiências pode se correlacionar com o seu comportamento atual .

2 - tentar extrair como o Eduardo se sente a cada impulso de ação cometida. E sim, mais uma vez, tentar mapear como esses impulsos se relacionam com sua criação e desenvolvimento.

3- Como primeira tentativa de contenção desses impulsos até o momento que a terapia possa obter respostas e resultados assertivos , poderia aconselhar aos pais a colocar o Eduardo em uma atividade onde o rapaz pudesse externar seus impulsos de uma forma não prejudicial e sim educativa.

PreviousPage 688 of 716Next