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Desafio - Módulo I

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Como Eduardo apresenta dificuldade principalmente em instituições pensei em ações educativas e expressivas que o ajudem a redirecionar sua pulsão agressiva para formas mais elaboradas, simbólicas e socialmente úteis. Por isso a ideia de oficinas de grafite, teatro, poesia ou música. Gosto de usar a arte como forma de sublimação. Acredito que Eduardo pode transformar impulsos internos em produções artísticas, pois ele não apenas encontra uma via de escoamento emocional, como também desenvolve reconhecimento social positivo. Pensei em incentivá-lo a participar ou liderar  uma oficina onde possa colocar em cena sua raiva, sua história ou seus desejos, pode gerar pertencimento e autoestima, ao mesmo tempo em que o retira da posição de “agressor”. Outra alternativa seira alguma atividade esportiva para trabalhar regras e trabalho em equipe como capoeira, jiu-jitsu e futebol uma vez que o esporte canaliza a agressividade natural para atividades organizadas, com regras e reconhecimento. Acho que isso poderia favorecer a construção do superego (a instância ética) e promover o respeito ao outro. Ele poderia dar vazão à energia pulsional (Thanatos) de forma controlada. pensei artes marciais porque elas valorizam o autocontrole e a disciplina, o que pode ser profundamente reestruturante para sua identidade. Uma ultima coisa seria um projeto de mentoria ou cuidado com animais, plantas ou crianças menores porque ele poderia sublimar sua pulsão destrutiva transformando ela em impulso protetivo ou de cuidado. Isso favorece o amadurecimento do ego, criando elos com a empatia e a responsabilidade. Colocá-lo como cuidador de algo ou alguém mais frágil pode fazer com que ele se mobilize a sair da posição de conflito constante e desenvolver outras dimensões do afeto — como zelo, paciência e orgulho de contribuir.
Essas três estratégias não apenas poderiam não apenas reduzir a agressividade de Eduardo como o envolvem em processos simbólicos de transformação subjetiva — exatamente o que a sublimação propõe. Freud acreditava que a cultura e a civilização se sustentam sobre essa capacidade humana de transmutar instintos primários em criações, laços e obras. Assim, Eduardo não precisaria reprimir suas pulsões, mas dar a elas um destino mais elevado.

Observar em que cenário a história familiar de Eduardo foi desenvolvida, com base nos relatos desenvolver atividades onde ele se reconheça capaz e responsável pelos seus sentimentos e desejos, aprendendo a domina-los e consequentemente tendo tranquilidade para descobrir e desenvolver talentos e viver com equilíbrio em sociedade.

Bom... Como morador do RJ, acredito que o comportamento do Eduardo se manifesta em decorrência da realidade social e familiar que ele vive. Acredito que a ênfase em outras atividades paralelas (esportes e/ou atividades artísticas) poderiam torná-lo um pouco mais acessível e aberto a socialização. Isso, em paralelo a boas conversas, podem ajudá-lo a se desenvolver nas atividades, no relacionamento com outros colegas - principalmente os mais novos - e ter um melhor resultado na sua formação pessoal/social.

Considerando a Teoria Freudiana de sublimação, que envolve a canalização de impulsos e energias para atividades mais construtivas e socialmente aceitáveis, neste caso indicaria as três ações abaixo:

Esporte ou atividade física: Inscrever Eduardo em um esporte ou atividade física que ele goste, como futebol, basquetebol, artes marciais, ou corrida. Pode ajudar a canalizar sua energia e agressividade de forma saudável e construtiva.

Atividades Criativas; Oferecer a Eduardo a oportunidade para se expressar de forma criativa, como como pintura, desenho, musica, ou teatro. Isso pode ajudar a sublimar seus impulsos agressivos e desenvolver habilidades mais positivas.

Trabalho voluntário ou comunitário: Encorajar Eduardo a participar de atividades voluntárias ou comunitárias que ajudem a desenvolver sua empatia e responsabilidade social. Isso pode ajudar a redirecionar sua energia e agressividade para atividades mais construtivas e benéficas para a sociedade.

1. Para começar compreender o ambiente identificar as causas familiares,
sociais e escolares que estejam o incentivando a esta postura.

2. conversa seria e empática abordar sua situação para o futuro , e compreender
seus pensamentos sobre isto.

3. propor uma alternativa diante da realidade da vida adulta que esta por vir
se empenhar em uma atividade como esporte, melhorar as notas convivência com os demais
e orientar sua direção de vida.

Tentar entender o motivo pelo qual Eduardo sente prazer em ser agressivo com os colegas e ajudá-lo a canalizar toda essa energia em um esporte ou arte marcial onde ele possa se desenvolver e talvez encontrar algo que talvez ajude até a melhorar como pessoa, sendo uma companhia melhor para com os colegas.

estruturar uma rotina fixa, apoiar com mentoria e monitorar o progresso por meio de registros e reconhecimentos. Essas iniciativas favorecem o desenvolvimento de controle emocional, identidade positiva e pertencimento social.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

Deveria ser feito um mapeamento sobre cada individuo e ambientes que cada um vive, para assim entender o porque da não mudança de Eduardo. Após entender o contexto familiar e ambientes que Eduardo frequenta, entender o porque não houve a mudança e assim ajuda-lo a administrar suas emoções para não ser escravo delas, podendo assim saber lidar com frustrações e sentimentos.

Filtrar informações do Eduardo e sua relação com seus pais; rotina fora do contexto escolar. Buscar apoio dos pais e da escola, aplicando atividades gerais e ao mesmo tempo personalizada com Eduardo com assuntos que sejam interessantes para ele, e reprogramação mental. De forma resumida:

  1. Levantamento de Informações Contextuais
  2. Parceria com a Família e a Escola (atividades Psicopedagógicas e Socioemocionais).
  3. Redirecionamento Cognitivo e Comportamental

A primeira ação seria conhecer a história familiar de Eduardo, assim também o meio ambiente em que está ou esteve inserido, buscar desenvolver a educação dos sentidos (Ruben Alves) além de desenvolver atividades significativas para o aluno.

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