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Desafio - Módulo I

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Após entender o significado do inconsciente, do Id e da sublimação, uma boa abordagem seria :

1- através da livre conversação, extrair possíveis padrões de comportamentos ligados a possíveis experiências vividas no seu seio família ou comunidade. Observar como essas experiências pode se correlacionar com o seu comportamento atual .

2 - tentar extrair como o Eduardo se sente a cada impulso de ação cometida. E sim, mais uma vez, tentar mapear como esses impulsos se relacionam com sua criação e desenvolvimento.

3- Como primeira tentativa de contenção desses impulsos até o momento que a terapia possa obter respostas e resultados assertivos , poderia aconselhar aos pais a colocar o Eduardo em uma atividade onde o rapaz pudesse externar seus impulsos de uma forma não prejudicial e sim educativa.

Considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para a manutenção da ordem social, seguem abaixo três ações ou atividades que poderiam ser realizadas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo:

  1. Atividades Artísticas: Incentivar Eduardo a participar de oficinas de arte, como pintura, música ou teatro. Essas atividades podem canalizar suas emoções e agressões de maneira criativa, promovendo a expressão pessoal e o autoconhecimento.
  2. Esportes em Equipe: Integrar Eduardo em atividades esportivas coletivas, como futebol ou basquete. O esporte pode ajudar a desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe, respeito às regras e controle da agressividade, além de promover a disciplina e a responsabilidade.
  3. Programas de Mentoria: Implementar um programa de mentoria onde um adulto ou colega mais experiente possa orientar Eduardo. Essa relação de apoio pode ajudar a construir sua autoestima e fornecer um modelo positivo a ser seguido, além de ajudá-lo a detectar e desenvolver suas potencialidades.

Essas ações podem contribuir para a sublimação de seus impulsos agressivos e promover um comportamento mais positivo e adaptativo.

Ao invés de tentar apenas “controlar” sua agressividade, a proposta é ressignificá-la, dando-lhe um novo destino; desenvolvendo oficinas que envolvam expressão corporal, desenho, escrita, capoeira, hip-hop, entre outras formas que atuem como mediadoras da sublimação.

  1. Criar um projeto de rap: a linguagem do rap, por ser direta e ligada à realidade social dos jovens, permite que Eduardo canalize sua raiva, frustrações e vivências em forma de rima. A sublimação ocorre ao transformar a agressividade verbal em expressão artística, com impacto positivo e reconhecimento. 
  2. Oficinas de marcenaria ou artesanato com propósito social: trabalhar com as mãos em atividades como construir móveis, objetos ou brinquedos para doação canaliza a energia instintiva para ações úteis, criando sensação de utilidade e pertencimento. 
  3. Horta comunitária escolar, mural artístico, etc: Ativando processos de simbolização e o ajuda a reconstruir laços sociais por meio da ação. A sublimação aqui se manifesta no deslocamento da pulsão destrutiva para a construção de algo duradouro e coletivo. 

Penso ser importante entender o contexto familiar do qual ele está inserido. Entender as razões de sobreposição sobre outros colegas que de certo modo estariam na situação de inferiorizados.

Vamos ultilizar as tecnicas de psicanalise para tentamos ajuda-lo a encontrar uma forma de canalizar ou converter esse comportamento:
1ª de tudo, mostrar acolhimento a ele, quem sabe leva-lo a uma sala,e a inves de julga-lo, chamar sua atenção
fazer algo como primeiro de tudo: perguntar o que esta acontecendo e perguntar se ele nao gostaria de conversar sobre isso
e de maneira nenhuma julga-lo, ou dizer o que ele tem que fazer, ou ate mesmo evitar sugestões. Ele precisa de alguem que o ajude a entender a si mesmo sem ficar dando bronca ou ordens.

2ª quando perceber a abertura da criança sentir que ela esta pronta, pergunte como sao as coisas sem casa, se esta faltando algo, o que faz ela nao ser boa nas notas e por que ela acha que se comporta assim: em resumo, pergunta abertamente por que ela age assim ? mas de forma neutra, sem demonstrar reprovação .

3ª Nesse momento com psicanalista, voce nao deve aconselhar, nem dizer o que ela deve fazer ( assim como eu disse antes )
procura descamar, fazer perguntas que o façam a refleter a se perguntar e procurar descobrir por que ele age assim, perguntar
se ele acha que agindo assim é um bom caminho e onde ele pode chegar se continuar agindo assim ou se nao vale a pena mudar. mas claro que nao podemos agir de  forma tão raza, precisamos primeito descobrir o que tem pro tras dessa atitude, se alguem o trata mal, provavelmente sim.

e final mostrar que nem todos os adultos sao como sao, ou nenhum lugar é como outro, e mostrar que pode confiar em voce e que pode desabafar e te contar tudo, sem medo de levar bronca.

Primeiro eu trabalharia a familia junto ao aluno, para compreender toda a vida do aluno e também avaliar as companhias fora da escola e ai trabalhar o porque esse aluno estaria praticando esses pequenos delitos e a quem ele quer chamar a atenção.

Depois de uma breve conversa para saber o ambiente e meio que esta inserido, buscando conhecer o que faz ele chegar nessa zona de conflito, levá-lo-ia a buscar uma alternativa para melhorar sua convivência em meio a sociedade a qual esta inserido, sendo por programas de atividades físicas, intelectuais e ou religiosa.

Acho que deveriam conhecer seus familiares e acompanhar seu desenvolvimento em casa e buscar saber mais sobre o que desenvolveu esse comportamento se é por falta de cuidados e atenção no lar , talvez esse seja um motivo de ele querer chamar a atenção em querer fazer tudo errado para ser notado

Primeiramente , entender o contexto familiar dele , saber o porque dessas atitudes. Muitas vezes é quase sempre é  o que aprendeu.

Segundo dar atividades, as quais ele goste e se encaixe , em como poder "extravasar"  seus delemas sem ser em outras crianças.

E por fim dar o acompanhamento necessário , vendo onde ele iria mudar for as é conceitos através de como recebe atenção.

Para ajudar Eduardo, adolescente com histórico de agressividade e desinteresse escolar, três ações seriam eficazes:

‎1. Oficinas de arte (grafite, teatro, música) – para expressar emoções de forma simbólica e criativa.

2. Prática esportiva regular (jiu-jitsu, futebol) – para canalizar a agressividade com disciplina.

‎3. Atuação como mentor de crianças menores – para transformar a necessidade de controle em liderança positiva.

Com base na teoria freudiana, a sublimação é o processo pelo qual impulsos instintivos, como a agressividade, são canalizados para atividades socialmente aceitas.

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Kkhrms
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