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Desafio - Módulo I

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Conversar com o adolescente e tentar identificar a razão das reações agressivas, solicitar reunião com a família e acompanhar o desenvolvimento das relações interfamiliar, propor atividade alternativas (esportes ou oficinas de artes) para direcionar essa agressividade e transformar esse comportamento reprovável em algo relevante para a sociedade.

em primeiro lugar acho que ouvir ele seria o mais importante, mas ouvir mesmo, considerando tudo o olhar, os gestos, realmente se interessar em descobrir o porque age dessa forma, sem cobranças apenas ouvindo sua alma.

2 tentar de alguma forma, levar ele a fazer algo que possa extravazar toda essa "energia" que ele esta gastando de forma errada, tentar canalizar pra algo diferente que possa fazer bem pra ele e automaticamente pras pessoas em sua volta, como por exemplo: correr ou jiu-jtsu ou algo do tipo.

3 mostrar pra ele que pode confiar se nao em mim em alguem que quer ver seu bem, muitas pessoas por ter passado por situações acabam se sentindo sozinhas e acham que nao podem confiar em mais ninguem, quando nos colocamos pra realmente ouvi-las ou mostrar que nos importamos, creio que faça a diferença.

Inicialmente é super importante entender o meio em que o adolescente vive , de que forma é acolhido pela familia.  No segundo momento possibilitar terapias que pudessem ajudá-lo a tratar possíveis feridas e por último por meio de ações fazê-lo compreender o quanto é importante ter boas relações.

entender o contexto desta familia seria a primeira ati

A princípio, identificar a razão pela qual os outros meninos mudaram o comportamento e o Eduardo, não. Depois com base nessa análise, conversar com Eduardo e seus pais, para entender o contexto familiar desse adolescente. E por fim, envolver Eduardo em atividades educativas/recreativas com base em suas habilidades e interesses pessoais e monitorar seu comportamento periodicamente.

Os principais desafios da psicanálise, segundo  freud, envolvem tanto a prática clínica quanto a teoria. No âmbito clinica,a psecanaista enfrenta o desafio de lidar com novos sintomas e transtornos  mentais, como depressão, síndrome do pânico e toxicomania,que surgiam ou se tornaram  mais  frequentes na atualidade.

Pode se estimular à mudança de comportamento através de Prática de Atividades Artísticas, Prática de Esportes e Prática de Ações Voluntárias!

Sendo assim, ao oferecerem caminhos para a expressão e canalização de impulsos, podendo construir um comportamento mais adaptativo e socialmente integrado, com a ideia freudiana de sublimação como um processo de transformação de energias pulsionais em atividades construtivas. 

A meu ver, Eduardo poderia ser envolvido nas seguintes ações:

  1. Participar de esportes competitivos individuais, como a natação. Ao gastar muita energia física, Eduardo poderia redirecionar sentimentos ou impulsos negativos para positivos, além de se tornar mais autoconfiante.
  2. Ajudar o professor em atividades básicas, que trouxessem a ele senso de responsabilidade social e sentimento de que é importante.
  3. Praticar algum tipo de meditação, que reduziria a impulsividade e traria calma.

Compreendi que o efeito de sublimação está em realizar ações que "retirem" a sensação de culpa e desejo de punição por perceber estar fazendo algo que está contra sua moral ou a moral da sociedade. Assim, Eduardo precisa realizar ações que o façam perceber ser uma pessoa que merece se sentir bem, por que faz coisas boas.

1º Ação se dentro do ambiente escolar, dar a ele a liderança em alguma atividade.

2º Ação convidá-l0 para grupo específico de ineresse, exemplo: grupo de estudos, treino do esporte que ele mais gosta.

3º Ação Mostrar a ele o quanto ele é bom em alguma coisa, partindo de conversas anteriores e das ações descritas anteriormente.

Levaria o Eduardo a pratica intensa de esportes, onde a agressividade e a sua energia seriam canalizadas para atividades física. O envolveria em projetos de ações sociais para desenvolver a caridade e a empatia, transformando suas dores em ações positiva. E por fim, o incentivaria na criação de artes, fotografias, onde ele poderia transformar suas emoções em algo socialmente valorizado.

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