Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 703 of 717Next

Três ações/atividades para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo:

1. Oficina de Boxe ou Artes Marciais com Enfoque Disciplinar e Emocional

  • Objetivo: Redirecionar a agressividade de Eduardo para uma prática esportiva que exija autocontrole, respeito e disciplina.

  • Fundamentação: O esporte canaliza impulsos agressivos e instintivos, promovendo uma forma de sublimação que permite ao adolescente expressar sua força de maneira construtiva.

  • Benefício social: Desenvolve senso de equipe, respeito por regras e figuras de autoridade, promovendo controle emocional.


2. Laboratório de Arte (grafite, música, poesia ou teatro) com foco em expressão emocional

  • Objetivo: Criar um espaço seguro para Eduardo expressar seus sentimentos (raiva, frustração, medo) de forma criativa.

  • Fundamentação: A arte é uma das formas mais clássicas de sublimação segundo Freud, permitindo a expressão de conteúdos inconscientes e emocionais de maneira simbólica.

  • Benefício social: Estimula empatia, autoconhecimento e valorização de si mesmo, promovendo vínculos mais saudáveis com o grupo.


3. Projeto de Mentoria com Liderança Responsável

  • Objetivo: Dar a Eduardo a responsabilidade de liderar pequenas tarefas com colegas mais novos (ex: monitorar uma atividade, cuidar do material, ajudar um colega com dificuldade).

  • Fundamentação: Sublimação também ocorre quando o indivíduo canaliza seu desejo de controle e poder para papéis de liderança produtiva e com propósito social.

  • Benefício social: Reverte a lógica da opressão para a do cuidado e da responsabilidade, reforçando sua autoestima de maneira positiva.

 

  1. Controle de impulsos, direcionamento da agressividade de forma técnica e disciplina, autoconhecimento corporal e emocional e segurança.
  2. Apresentando melhoras, introduziria esportes competitivos, onde pudessem ser trabalhados a autoestima, socialização e liderança.
  3. Acompanhamento psicológico simultâneo às duas outras atividades.

Acredito que o comportamento dele continue o mesmo, porque o modelo, o padrão que pode ter aprendido em relação a como lidar com a vida, esteja deturpado pelo relacionamento principalmente dentro de casa. Então precisa ser feito um trabalho para poder entender os padrões que se tornaram rotina na sua vida.

Se os demais adolescentes da mesma turma dele  melhoraram o comportamento, suponho que Eduardo pode ser incentivado a liderar uma atividade junto aos colegas  extra sala de aula. Sugiro que Eduardo possa ser chamado a opinar sobre a  criação ou mudança de uma atividade na rotina escolar. Sugiro também a introdução de atividade voltada para artes que forneça dados para melhor compreender esse perfil de agressividade aflorada.

A primeira ação seria estimular Eduardo a trabalhar com os outros colegas , assim promovendo interação. a segunda atividade seria dinâmicas, também para interação, mas com um fundo de colaboração com o outro, para perceber que através da colaboração com o outro a vida ficaria mais amena.A terceira seriam atividades como desenhar, brincadeiras entre outras atividades lúdicas que chamasse atenção dele, e o fizesse ficar mais calmo.

1 Eu iria ouvir ele atentamente para tentar entender o que ele pensa e sente

2 Investigar qual o tipo de relação que ele tem com figuras de autoridade na vida dele pai, mãe, avós...

3 depois atividades para que ele possa ter como extravasar essa agressividade artes por exemplo

As ações abaixo buscam oferecer canais de expressão criativa, corporal e social que permitam ao adolescente encontrar reconhecimento positivo em lugar de condutas de risco.

Ação 1 – Oficinas de expressão artística

Objetivo: possibilitar que o adolescente expresse simbolicamente seus conflitos internos e impulsos agressivos por meio da arte.

Atividade: desenvolver oficinas de desenho, pintura, escrita criativa e teatro, nas quais ele possa representar suas emoções em personagens, histórias e criações plásticas.

Resultado esperado: redução da necessidade de agir impulsivamente em brigas e delitos, maior reconhecimento de suas produções pelos colegas e fortalecimento da autoestima.

Ação 2 – Práticas corporais orientadas

Objetivo: canalizar a energia física e a agressividade para atividades esportivas e de movimento, em ambiente regulado por regras e cooperação.

Atividade: inserir o adolescente em esportes coletivos e/ou artes marciais (como capoeira, judô, futebol), com acompanhamento que valorize o respeito ao outro, disciplina e trabalho em equipe.

Resultado esperado: sublimação da pulsão agressiva em desempenho físico, melhora do autocontrole, respeito a limites e regras sociais.

Ação 3 – Projetos de responsabilidade social

Objetivo: favorecer o sentimento de pertencimento e reconhecimento social positivo por meio de ações coletivas.

Atividade: envolver o adolescente em projetos como horta comunitária, grafite artístico, organização de eventos ou campanhas de solidariedade.

Resultado esperado: desenvolvimento do senso de responsabilidade, deslocamento das pulsões para práticas de cuidado e cooperação, fortalecimento dos vínculos sociais e da imagem positiva diante da comunidade.

Primeiro eu chamaria os pais para conversar, para conhecer como é o Eduardo em casa, se ele apresenta os mesmos comportamentos, como é a estrutura familiar dele e se a família tem algo diferente ou outra queixa para apresentar. Em segundo lugar, conversaria com o aluno e tentaria saber o que  está levando ele a ter esses comportamentos e o motivo da desmotivação e desinteresse. E em terceiro lugar, criaria um projeto educativo para que Eduardo se envolvesse e participasse, com assuntos do seu interesse e avaliaria se ele mudou algum comportamento ou se manteve do mesmo jeito.

3 Atividades de Sublimação para Eduardo (14 anos)

1. Prática Esportiva Competitiva (futebol, artes marciais ou atletismo)

  • Objetivo: canalizar a agressividade e necessidade de confronto para uma atividade regrada e socialmente valorizada.

  • Por quê ajuda?:

    • Regras e disciplina o ensinam a lidar com limites.

    • O contato físico e a competição transformam a hostilidade em energia esportiva.

    • Favorece autoestima e reconhecimento social.

    • 2. Atividade Artística Expressiva (teatro, música ou grafite orientado)

      • Objetivo: dar vazão às emoções reprimidas e agressividade em forma criativa.

      • Por quê ajuda?:

        • Teatro: pode trabalhar papéis diferentes, inclusive sentimentos de poder e vulnerabilidade.

        • Música ou grafite: permitem externalizar revolta e dor sem violência.

        • Ajuda na comunicação simbólica, diminuindo a necessidade de agir agressivamente.

        • 3. Projetos de Responsabilidade Social (ajudar crianças menores, cuidar de animais, jardinagem comunitária)

          • Objetivo: transformar sua energia de opressão sobre os mais novos em liderança positiva.

          • Por quê ajuda?

            Estimula senso de utilidade e pertencimento.

            • Constrói empatia e reconhecimento por atitudes construtivas.

            • Reestrutura sua identidade de “agressor” para “líder” ou “protetor”.

Essas práticas redirecionam a pulsão e contribuem para sua adaptação social e melhora no comportamento escolar.

Sendo a sublimação um mecanismo de defesa capaz de redirecionar pulsão para atividades socialmente valorizadas, indicaria prática de esportes, como a capoeira, onde o adolescente teria oportunidade de aprender respeito com os demais membros do grupo e assimilar a disciplina do mestre capoeira.  Incluiria também atividades de música, artesanato e o acompanhamento mais específico do adolescente.

PreviousPage 703 of 717Next