Desafio - Módulo I
Citação de Tairine Silva em agosto 26, 2025, 11:55 pm3 Atividades de Sublimação para Eduardo (14 anos)
1. Prática Esportiva Competitiva (futebol, artes marciais ou atletismo)
Objetivo: canalizar a agressividade e necessidade de confronto para uma atividade regrada e socialmente valorizada.
Por quê ajuda?:
Regras e disciplina o ensinam a lidar com limites.
O contato físico e a competição transformam a hostilidade em energia esportiva.
Favorece autoestima e reconhecimento social.
2. Atividade Artística Expressiva (teatro, música ou grafite orientado)
Objetivo: dar vazão às emoções reprimidas e agressividade em forma criativa.
Por quê ajuda?:
Teatro: pode trabalhar papéis diferentes, inclusive sentimentos de poder e vulnerabilidade.
Música ou grafite: permitem externalizar revolta e dor sem violência.
Ajuda na comunicação simbólica, diminuindo a necessidade de agir agressivamente.
3. Projetos de Responsabilidade Social (ajudar crianças menores, cuidar de animais, jardinagem comunitária)
Objetivo: transformar sua energia de opressão sobre os mais novos em liderança positiva.
Por quê ajuda?
Estimula senso de utilidade e pertencimento.
Constrói empatia e reconhecimento por atitudes construtivas.
Reestrutura sua identidade de “agressor” para “líder” ou “protetor”.
Essas práticas redirecionam a pulsão e contribuem para sua adaptação social e melhora no comportamento escolar.
3 Atividades de Sublimação para Eduardo (14 anos)
1. Prática Esportiva Competitiva (futebol, artes marciais ou atletismo)
-
Objetivo: canalizar a agressividade e necessidade de confronto para uma atividade regrada e socialmente valorizada.
-
Por quê ajuda?:
-
Regras e disciplina o ensinam a lidar com limites.
-
O contato físico e a competição transformam a hostilidade em energia esportiva.
-
Favorece autoestima e reconhecimento social.
-
2. Atividade Artística Expressiva (teatro, música ou grafite orientado)
-
Objetivo: dar vazão às emoções reprimidas e agressividade em forma criativa.
-
Por quê ajuda?:
-
Teatro: pode trabalhar papéis diferentes, inclusive sentimentos de poder e vulnerabilidade.
-
Música ou grafite: permitem externalizar revolta e dor sem violência.
-
Ajuda na comunicação simbólica, diminuindo a necessidade de agir agressivamente.
-
3. Projetos de Responsabilidade Social (ajudar crianças menores, cuidar de animais, jardinagem comunitária)
-
Objetivo: transformar sua energia de opressão sobre os mais novos em liderança positiva.
-
Por quê ajuda?
Estimula senso de utilidade e pertencimento.
-
Constrói empatia e reconhecimento por atitudes construtivas.
-
Reestrutura sua identidade de “agressor” para “líder” ou “protetor”.
-
-
-
-
-
Essas práticas redirecionam a pulsão e contribuem para sua adaptação social e melhora no comportamento escolar.
Citação de Fabiano de sena em agosto 27, 2025, 12:15 amSendo a sublimação um mecanismo de defesa capaz de redirecionar pulsão para atividades socialmente valorizadas, indicaria prática de esportes, como a capoeira, onde o adolescente teria oportunidade de aprender respeito com os demais membros do grupo e assimilar a disciplina do mestre capoeira. Incluiria também atividades de música, artesanato e o acompanhamento mais específico do adolescente.
Sendo a sublimação um mecanismo de defesa capaz de redirecionar pulsão para atividades socialmente valorizadas, indicaria prática de esportes, como a capoeira, onde o adolescente teria oportunidade de aprender respeito com os demais membros do grupo e assimilar a disciplina do mestre capoeira. Incluiria também atividades de música, artesanato e o acompanhamento mais específico do adolescente.