Desafio - Módulo I
Citação de Paula Ribeiro em setembro 2, 2025, 11:59 pmPrimeiro convocaria uma reuniao para conhecer os responsaveis e o ambiente familiar da criança, depois iria sujerir um acompanhamento psicossocial para a criança alem de algum esporte em que o mesmo pudesse descarregar sua energia sua dor emocional em uma atividade que seja fisica.
Primeiro convocaria uma reuniao para conhecer os responsaveis e o ambiente familiar da criança, depois iria sujerir um acompanhamento psicossocial para a criança alem de algum esporte em que o mesmo pudesse descarregar sua energia sua dor emocional em uma atividade que seja fisica.
Citação de Marcia D. A. LIMA em setembro 3, 2025, 2:50 pmAcredito que o primeiro passo seria olhar criteriosamente para o inicio de tudo, de onde ele vem, como é o ciclo familiar?
A partir disso ficaria mais fácil uma decisão assertiva, para considerar ou descartar muitas coisas.
Acredito que o primeiro passo seria olhar criteriosamente para o inicio de tudo, de onde ele vem, como é o ciclo familiar?
A partir disso ficaria mais fácil uma decisão assertiva, para considerar ou descartar muitas coisas.
Citação de LEOMAR PAES em setembro 3, 2025, 6:51 pmSegundo a teoria da sublimação, a energia que o jovem direciona para atitudes hostis pode ser canalizada para atividades construtivas e socialmente aceitas. Assim, em vez de expressar agressividade em brigas ou discussões, ele pode ser incentivado a praticar esportes, artes marciais, música, leitura, desenho ou outras formas de expressão criativa, transformando sua energia em algo positivo e benéfico para si e para os outros.
Segundo a teoria da sublimação, a energia que o jovem direciona para atitudes hostis pode ser canalizada para atividades construtivas e socialmente aceitas. Assim, em vez de expressar agressividade em brigas ou discussões, ele pode ser incentivado a praticar esportes, artes marciais, música, leitura, desenho ou outras formas de expressão criativa, transformando sua energia em algo positivo e benéfico para si e para os outros.
Citação de ValOliva em setembro 3, 2025, 8:51 pm
- Tentativa de contato com os pais e/ou familiares de Eduardo a fim de compreender sua realidade e seu contexto social, incluindo condições de moradia, alimentação e aspectos relacionais fora do espaço da ONG.
- Momento de diálogo direto com Eduardo a fim de que possa livremente externalizar particularidades de sua vida cotidiana, angústias e desconfortos que se refletem em sentimentos exacerbados e agressividade.
- Rodas de conversa e experiências com outros integrantes da ONG a fim de que possam compartilhar vivências e, ao se refletirem na realidade uns dos outros, não se sentirem sozinhos nesse contexto e encontrarem formas de transformar dificuldades em potencialidades.
- Tentativa de contato com os pais e/ou familiares de Eduardo a fim de compreender sua realidade e seu contexto social, incluindo condições de moradia, alimentação e aspectos relacionais fora do espaço da ONG.
- Momento de diálogo direto com Eduardo a fim de que possa livremente externalizar particularidades de sua vida cotidiana, angústias e desconfortos que se refletem em sentimentos exacerbados e agressividade.
- Rodas de conversa e experiências com outros integrantes da ONG a fim de que possam compartilhar vivências e, ao se refletirem na realidade uns dos outros, não se sentirem sozinhos nesse contexto e encontrarem formas de transformar dificuldades em potencialidades.
Citação de Kellen Cristina Alves Viana em setembro 4, 2025, 12:28 amSugiro essas três ações baseadas na ideia freudiana de sublimação — isto é, canalizar impulsos agressivos/hostis para atividades socialmente valorizadas, com regras e reconhecimento. Aqui vão três propostas objetivas, já com como aplicar e o que observar:
1. Artes marciais (capoeira/jiu-jítsu/boxe)
Por que a sublimação: transforma a agressividade em técnica, disciplina e respeito a regras; o adversário vira parceiro de treino.
Como aplicar: 2–3 treinos/semana; “contrato de convivência”; metas (faixas/torneios); um instrutor como figura de identificação.
Indicadores de mudança: menos brigas, melhor tolerância à frustração, cumprimento de regras e assiduidade.
2. Oficina de expressão artística (rap/slam + grafite/mural legal ou teatro-fórum)
Por que é sublimação: sentimentos hostis e experiências de violência viram palavra, ritmo, imagem e cena — descarga simbólica com reconhecimento público.
Como aplicar: encontros semanais para escrita de letras/poemas e ensaio; pintura de mural autorizado no bairro; apresentação pública na ONG/escola.
Indicadores de mudança: redução de provocações na sala, maior participação nas atividades, produção de textos/desenhos em vez de confrontos.
3. Projeto de liderança/proteção dos mais novos (função de “monitor”) com serviço à comunidade (marcenaria/maker)
Por que é sublimação: a necessidade de dominar vira cuidado e responsabilidade; a energia é investida em construir/arrumar algo útil.
Como aplicar: dar a Eduardo a tarefa de organizar filas/jogos, mediar pequenos conflitos; oficina prática (banco para a praça, horta, conserto de brinquedos).
Indicadores de mudança: diminuição de atitudes opressoras, elogios de colegas/educadores, senso de utilidade e pertencimento.
Dica: Prever regras claras, metas graduais e econhecimento (certificados, exposição, faixa) — isso fortalece o Eu e dá destino socialmente aceito aos impulsos, que é exatamente o núcleo da sublimação.
Sugiro essas três ações baseadas na ideia freudiana de sublimação — isto é, canalizar impulsos agressivos/hostis para atividades socialmente valorizadas, com regras e reconhecimento. Aqui vão três propostas objetivas, já com como aplicar e o que observar:
1. Artes marciais (capoeira/jiu-jítsu/boxe)
Por que a sublimação: transforma a agressividade em técnica, disciplina e respeito a regras; o adversário vira parceiro de treino.
Como aplicar: 2–3 treinos/semana; “contrato de convivência”; metas (faixas/torneios); um instrutor como figura de identificação.
Indicadores de mudança: menos brigas, melhor tolerância à frustração, cumprimento de regras e assiduidade.
2. Oficina de expressão artística (rap/slam + grafite/mural legal ou teatro-fórum)
Por que é sublimação: sentimentos hostis e experiências de violência viram palavra, ritmo, imagem e cena — descarga simbólica com reconhecimento público.
Como aplicar: encontros semanais para escrita de letras/poemas e ensaio; pintura de mural autorizado no bairro; apresentação pública na ONG/escola.
Indicadores de mudança: redução de provocações na sala, maior participação nas atividades, produção de textos/desenhos em vez de confrontos.
3. Projeto de liderança/proteção dos mais novos (função de “monitor”) com serviço à comunidade (marcenaria/maker)
Por que é sublimação: a necessidade de dominar vira cuidado e responsabilidade; a energia é investida em construir/arrumar algo útil.
Como aplicar: dar a Eduardo a tarefa de organizar filas/jogos, mediar pequenos conflitos; oficina prática (banco para a praça, horta, conserto de brinquedos).
Indicadores de mudança: diminuição de atitudes opressoras, elogios de colegas/educadores, senso de utilidade e pertencimento.
Dica: Prever regras claras, metas graduais e econhecimento (certificados, exposição, faixa) — isso fortalece o Eu e dá destino socialmente aceito aos impulsos, que é exatamente o núcleo da sublimação.
Citação de Kellen Cristina Alves Viana em setembro 4, 2025, 2:08 amAlguns desafios da psicanálise:
Mostrar que não somos totalmente conscientes de nós mesmos;
Propor um método de escuta e interpretação que vá além da ciência tradicional;
Enfrentar resistências sociais e individuais diante do inconsciente;
Adaptar-se aos novos tempos, sem perder sua essência, dialogando com outras áreas do conhecimento.
Alguns desafios da psicanálise:
Mostrar que não somos totalmente conscientes de nós mesmos;
Propor um método de escuta e interpretação que vá além da ciência tradicional;
Enfrentar resistências sociais e individuais diante do inconsciente;
Adaptar-se aos novos tempos, sem perder sua essência, dialogando com outras áreas do conhecimento.