Desafio - Módulo I
Citação de LIGIA MARTINS DOS SANTOS em setembro 14, 2025, 12:49 amCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 amApós reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.
- Convocar Eduardo para uma análise do histórico de vida
- Convocar os pais para uma análise do histórico de vida dos pais e de Eduardo
- Montar um plano de ação para ajudar Eduardo no processo de reconstrução do seu eu
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 amApós reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.
- Convocar Eduardo para uma análise do histórico de vida
- Convocar os pais para uma análise do histórico de vida dos pais e de Eduardo
- Montar um plano de ação para ajudar Eduardo no processo de reconstrução do seu eu
Citação de Milena Chahade Silva em setembro 14, 2025, 3:35 pmA compreensão freudiana da sublimação sugere que impulsos e energias instintivas, como a agressividade, podem ser canalizados para atividades socialmente aceitáveis e construtivas. No caso de Eduardo, que demonstra comportamentos agressivos e um baixo desempenho escolar, a chave seria encontrar atividades que permitam a ele descarregar sua energia de forma positiva, transformando o que é destrutivo em algo útil e reconhecido.
A seguir estão três ações/atividades, baseadas na sublimação, que podem ajudar a promover uma mudança no comportamento de Eduardo:
1. Esportes de Luta ou Artes Marciais
Agressividade e força física são características que podem ser sublimadas por meio de esportes. Oferecer a Eduardo a oportunidade de praticar uma arte marcial ou um esporte de luta, como o judô, boxe ou capoeira, pode ser uma forma eficaz de canalizar sua energia de forma disciplinada. Nessas atividades, a agressividade é transformada em técnica, autocontrole e respeito.
Por que funciona? A prática de artes marciais exige disciplina, foco e obediência a regras. Além de permitir a liberação da energia agressiva em um ambiente seguro e controlado, ela também promove o respeito aos adversários e a figuras de autoridade (os mestres ou professores). As vitórias e o progresso nessas modalidades podem ainda aumentar a autoestima de Eduardo, oferecendo uma forma positiva de se destacar e ser reconhecido.
2. Atividades Artísticas com Forte Expressão Física
A arte também é um excelente canal para a sublimação. Atividades como a dança de rua (street dance) ou a percussão podem ser particularmente eficazes. Ambas exigem movimento, ritmo e expressão, permitindo que Eduardo utilize sua energia corporal de forma criativa e expressiva.
Por que funciona? A dança de rua e a percussão são formas de arte que envolvem o corpo de maneira intensa e expressiva. Elas permitem que emoções internas sejam externalizadas através do movimento e do som. Além disso, a prática em grupo dessas atividades promove a colaboração e o senso de pertencimento, ao invés da opressão que ele exercia sobre os colegas mais novos. O sucesso em uma apresentação ou em uma performance pode trazer a validação social que Eduardo busca, mas de forma positiva.
3. Trabalho Manual ou Construção de Projetos
Envolver Eduardo em atividades que exijam esforço físico e criatividade para construir algo tangível pode ser outra estratégia eficaz. Projetos como marcenaria, oficinas de construção (por exemplo, de skateboards, móveis de paletes) ou hortas comunitárias direcionam a energia dele para a criação de algo útil e concreto.
Por que funciona? A agressividade de Eduardo, que antes se manifestava em brigas e destruição, pode ser transformada em força produtiva. A energia utilizada para bater ou oprimir é redirecionada para martelar, serrar ou cavar. O resultado final, seja uma mesa, um canteiro ou um skate, é uma prova visível de sua capacidade e esforço. Essa atividade o ensina a construir, em vez de destruir, e o produto final serve como um reconhecimento de suas habilidades, fortalecendo sua identidade de forma positiva.
A compreensão freudiana da sublimação sugere que impulsos e energias instintivas, como a agressividade, podem ser canalizados para atividades socialmente aceitáveis e construtivas. No caso de Eduardo, que demonstra comportamentos agressivos e um baixo desempenho escolar, a chave seria encontrar atividades que permitam a ele descarregar sua energia de forma positiva, transformando o que é destrutivo em algo útil e reconhecido.
A seguir estão três ações/atividades, baseadas na sublimação, que podem ajudar a promover uma mudança no comportamento de Eduardo:
1. Esportes de Luta ou Artes Marciais
Agressividade e força física são características que podem ser sublimadas por meio de esportes. Oferecer a Eduardo a oportunidade de praticar uma arte marcial ou um esporte de luta, como o judô, boxe ou capoeira, pode ser uma forma eficaz de canalizar sua energia de forma disciplinada. Nessas atividades, a agressividade é transformada em técnica, autocontrole e respeito.
Por que funciona? A prática de artes marciais exige disciplina, foco e obediência a regras. Além de permitir a liberação da energia agressiva em um ambiente seguro e controlado, ela também promove o respeito aos adversários e a figuras de autoridade (os mestres ou professores). As vitórias e o progresso nessas modalidades podem ainda aumentar a autoestima de Eduardo, oferecendo uma forma positiva de se destacar e ser reconhecido.
2. Atividades Artísticas com Forte Expressão Física
A arte também é um excelente canal para a sublimação. Atividades como a dança de rua (street dance) ou a percussão podem ser particularmente eficazes. Ambas exigem movimento, ritmo e expressão, permitindo que Eduardo utilize sua energia corporal de forma criativa e expressiva.
Por que funciona? A dança de rua e a percussão são formas de arte que envolvem o corpo de maneira intensa e expressiva. Elas permitem que emoções internas sejam externalizadas através do movimento e do som. Além disso, a prática em grupo dessas atividades promove a colaboração e o senso de pertencimento, ao invés da opressão que ele exercia sobre os colegas mais novos. O sucesso em uma apresentação ou em uma performance pode trazer a validação social que Eduardo busca, mas de forma positiva.
3. Trabalho Manual ou Construção de Projetos
Envolver Eduardo em atividades que exijam esforço físico e criatividade para construir algo tangível pode ser outra estratégia eficaz. Projetos como marcenaria, oficinas de construção (por exemplo, de skateboards, móveis de paletes) ou hortas comunitárias direcionam a energia dele para a criação de algo útil e concreto.
Por que funciona? A agressividade de Eduardo, que antes se manifestava em brigas e destruição, pode ser transformada em força produtiva. A energia utilizada para bater ou oprimir é redirecionada para martelar, serrar ou cavar. O resultado final, seja uma mesa, um canteiro ou um skate, é uma prova visível de sua capacidade e esforço. Essa atividade o ensina a construir, em vez de destruir, e o produto final serve como um reconhecimento de suas habilidades, fortalecendo sua identidade de forma positiva.
Citação de lucasemmanuel em setembro 15, 2025, 12:45 pm
- Avaliar o contexto familiar do qual essa criança esta inserida. pois com todo certaza, ele tem ums influencia direta em seu comportamento.
- É necessario um dialogo franco e sincero com a criança, pois talvés ela não tenha idéia da dimensão de seus atos.
- Envolver paies e colegas de classe nesse processo de evolução cognitiva da criança, já que eles tambem passagam grande parte do tempo com ele.
- Avaliar o contexto familiar do qual essa criança esta inserida. pois com todo certaza, ele tem ums influencia direta em seu comportamento.
- É necessario um dialogo franco e sincero com a criança, pois talvés ela não tenha idéia da dimensão de seus atos.
- Envolver paies e colegas de classe nesse processo de evolução cognitiva da criança, já que eles tambem passagam grande parte do tempo com ele.
Citação de Jubisneia Osilene Simioni em setembro 15, 2025, 5:28 pmTrês ações/atividades possíveis: Esportes de contato ou artes marciais, Atividades artísticas (teatro, música, escrita, desenho, dança), Projetos de liderança e cooperação (escola, grupos juvenis, voluntariado).
Três ações/atividades possíveis: Esportes de contato ou artes marciais, Atividades artísticas (teatro, música, escrita, desenho, dança), Projetos de liderança e cooperação (escola, grupos juvenis, voluntariado).
Citação de Jubisneia Osilene Simioni em setembro 15, 2025, 5:38 pmEm primeiro lugar, identificar de onde vem esses comportamentos dele, uma criança/adolescente, jamais tem reações agressivas ou quaisquer tipo de comportamentos sem ter visto antes e/ou passado por eles.
Já as atividades que poderiam ser propostas a ele: Esportes de contato ou artes marciais/ Atividades artísticas (teatro, música, escrita, desenho, dança)/ Projetos de liderança e cooperação (escola, grupos juvenis, voluntariado), uma vez que envolvendo ele a tais atividades fará com ele descubra o que sente e aprenda a controlar suas emoções, reações, etc.
Em primeiro lugar, identificar de onde vem esses comportamentos dele, uma criança/adolescente, jamais tem reações agressivas ou quaisquer tipo de comportamentos sem ter visto antes e/ou passado por eles.
Já as atividades que poderiam ser propostas a ele: Esportes de contato ou artes marciais/ Atividades artísticas (teatro, música, escrita, desenho, dança)/ Projetos de liderança e cooperação (escola, grupos juvenis, voluntariado), uma vez que envolvendo ele a tais atividades fará com ele descubra o que sente e aprenda a controlar suas emoções, reações, etc.