Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 130 of 312Next

Os seres humanos são dependentes uns dos outros. Ninguém vive cem por cento do tempo sem depender de outro em algum momento da sua vida. No caso de irmãos gêmeos essa relação de interdependência é ainda mais verificável. Nesse caso, é muito importante que os irmãos tenham agendas individuais com seus familiares para que dessa forma eles desenvolvam também suas próprias percepções do mundo.

       isso faz parte de uma perspectiva teórica da psicologia social, que é atributo do conhecimento e da compreensão do contexto social. São elementos cognitivos (imagens, conceitos, categorias, teorias) socialmente desenvolvidos e compartilhados, que auxiliam na construção de uma realidade comum, favorecendo dessa forma a comunicação, ou seja, são fenômenos sociais que devem ser entendidos a partir do contexto em que foram gerados.

      O estádio do espelho fundamentalmente trata do momento de constituição do eu, da identidade, do momento em que se estabelece a diferenciação  e entro  eu e o outro, em que ocorre também o delineamento das bordas e dos limites do nosso corpo.

O irmao acostumou tanto a mente que ele nao sabia diferenciar ate a mae explicar.

Vemos nitidamente que ambos os irmãos são gêmeos univitelinos, ou seja, são gêmeos idênticos, vemos em primeira instancia que ambos os irmãos estão sempre juntos, consequente todas as suas atividades são cumpridas de forma junta, um com o outro, mesma roupa, mesmo quarto, mesmo horário de dormir e dentre outras coisas. A o um dos irmãos adoecerem, um é enviado a escola e outro não, o que deve ficar em casa, em um momento de sentimento de falta, o mesmo se direciona ao espelho e tenta convencer a sua imagem a brincar com o cavalo, ao ver a mãe a criança a questiona dizendo que o irmão X não queria brincar com o mesmo. Vemos em segundo lugar que a criança ainda não a definição exata do seu EU, entra em observação também que por mais que fisicamente um esteja longe do outro, mentalmente e de forma inconsciente eles ainda estão unidos, neste momento o ideal seria a mãe estreitar de forma mais aprofundada um relacionamento com o mesmo, ocupando o espaço "vazio" na mente consciente do mesmo, promovendo atividades lúdicas e etc, até que a compreensão do EU da criança esteja formulada.

Como eles são idênticos, eles cresceram se identificando com a imagem do outro. Quando um não está e este olha no espelho ele não consegue diferenciar que é um espelho ele acha que é o irmão.

Ser humano nasce com um espelho de alguém para inserção no vida no mundo. No caso dos gêmeos pela convivência e por serem crianças não compreendem o eu apenas a imagem. A compreensão de cada indivíduo vem de uma interpretação do eu da sua imagem individual e único a si mesmo.

Por serem gêmeos idênticos e crescerem a partida no mesmo ambiente, vêem- se como iguais pois ainda não possuem a percepção de ser individual, embora saibamos que apesar da aparência são indivíduos diferentes e cada um terá uma personalidade.

Por serem gêmeos, ele vê a imagem dele refletido e não nota que quem está refletido no espelho é ele mesmo, mas em sua mente o irmão está ignorando ele, fazendo com que se sinta triste, por não ter a atenção do seu irmão.

O estado do desemparo - condição de vida humana que indica a dependência da criança em relação a sua mãe, influência de forma decisiva, estruturação do psiquismo, a constituir-se inteiramente na relação do outro.

Quando vê sua imagem refletida no espelho, o gêmeo “Y” crê ver seu irmão “X”,  pois sua mente ainda não distingue aquilo que é real do que é meramente reflexo. Quanto à interação; quando percebemos, mesmo que erroneamente nos outros, buscamos nos relacionar como se o externo fosse parte de nós mesmos.

PreviousPage 130 of 312Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱