Desafio - Módulo II
Citação de barroso serra em janeiro 5, 2024, 2:26 pmEle ainda não se reconhece a sua imagem.
Ainda se ver como um ilusão, buscando algo fora do espelho - uma confirmação pelo outro.
Não assumiu sua identificação frente ao outro.
Ele ainda não se reconhece a sua imagem.
Ainda se ver como um ilusão, buscando algo fora do espelho - uma confirmação pelo outro.
Não assumiu sua identificação frente ao outro.
Citação de edimar.1505 em janeiro 5, 2024, 2:58 pmPelo que podemos considerar da situação e o que nos diz diversos estudiosos, esta fase narcísica do Estágio do Espelho é bastante comum em irmãos. A imagem do igual se mescla por um período numa tendência narcísica e contribui para a formação do eu, mesmo que esta conjunção seja turva, confusa, o indivíduo encontra nessa situação elementos semelhantes que o formam. Segundo Lacan, (...) a imagem não faz mais que juntar a intrusão temporária
duma tendência narcísica: a unidade que ela introduz nas tendências contribuirá, no entanto, para a formação do eu. Mas antes que o eu afirme a sua identidade confunde-se com esta imagem que o forma, mas que o aliena primordialmente.Podemos notar na primeira imagem que as crianças estão vestidas identicamente e tiramos por associação lógica que provavelmente dormem juntas, tomam banho juntas etc, e na sua grande maioria possuem nomes parecidos e isso, de acordo com Marques (Gêmeos, subjetividade e narcisismo),: (...) distorce os aspectos diferenciadores, cria a confusão, dificulta a discriminação correta deles por todos aqueles que se aproximam: em suma, favorece a ilusão do idêntico, a sincronia e a simetria.
Pelo que podemos considerar da situação e o que nos diz diversos estudiosos, esta fase narcísica do Estágio do Espelho é bastante comum em irmãos. A imagem do igual se mescla por um período numa tendência narcísica e contribui para a formação do eu, mesmo que esta conjunção seja turva, confusa, o indivíduo encontra nessa situação elementos semelhantes que o formam. Segundo Lacan, (...) a imagem não faz mais que juntar a intrusão temporária
duma tendência narcísica: a unidade que ela introduz nas tendências contribuirá, no entanto, para a formação do eu. Mas antes que o eu afirme a sua identidade confunde-se com esta imagem que o forma, mas que o aliena primordialmente.
Podemos notar na primeira imagem que as crianças estão vestidas identicamente e tiramos por associação lógica que provavelmente dormem juntas, tomam banho juntas etc, e na sua grande maioria possuem nomes parecidos e isso, de acordo com Marques (Gêmeos, subjetividade e narcisismo),: (...) distorce os aspectos diferenciadores, cria a confusão, dificulta a discriminação correta deles por todos aqueles que se aproximam: em suma, favorece a ilusão do idêntico, a sincronia e a simetria.
Citação de GabFiu27 em janeiro 5, 2024, 6:31 pmOlá, a ligação entre irmão faz gerar nos mesmos um espelhamento, sendo que são gêmeos univetelinos, um acaba se enxergando e se projetando no outro, quando há essa distância, devido a essa forte ligação entre eles, gera um impacto emocional significativo, ao perceber que seu espelho, ou seu reflexo estar doente.
Olá, a ligação entre irmão faz gerar nos mesmos um espelhamento, sendo que são gêmeos univetelinos, um acaba se enxergando e se projetando no outro, quando há essa distância, devido a essa forte ligação entre eles, gera um impacto emocional significativo, ao perceber que seu espelho, ou seu reflexo estar doente.
Citação de srfrance em janeiro 5, 2024, 7:44 pmO garoto identifica o irmão gêmeo como semelhante a si no estádio do espelho no momento em que o EU se constitui como unidade. É somente a partir do reconhecimento da imagem especular que o gêmeo identifica seu irmão, muito embora ele tenha se confundido, pois ao invés de encontrar a imagem de si mesmo, ele encontra a do seu irmão semelhante.
A mãe ainda é responsável por auxiliar a criança em sua percepção do outro.
O garoto identifica o irmão gêmeo como semelhante a si no estádio do espelho no momento em que o EU se constitui como unidade. É somente a partir do reconhecimento da imagem especular que o gêmeo identifica seu irmão, muito embora ele tenha se confundido, pois ao invés de encontrar a imagem de si mesmo, ele encontra a do seu irmão semelhante.
A mãe ainda é responsável por auxiliar a criança em sua percepção do outro.
Citação de willmourao em janeiro 6, 2024, 1:37 amComo nunca foram separados e são extremamente semelhantes fisicamente, o irmão que se viu no espelho ainda não havia formado suficientemente uma imagem pessoal de si. Para seu intelecto ao se ver no espelho, via apenas o irmão.
É uma experiência complexa para haver uma "individuação", tendo em vista nunca ter sido separado de um irmão gêmeo. Talvez o processo de uma criança em tal situação gere um "retardamento" da "conclusão" de uma imagem pessoal, pois ao ver seu corpo, pelos seus olhos, observa que outro corpo tem as mesmas características.
Porém, é claro o fato de sua imagem pessoal já estar em um grau de entender a mãe como "outro" ser. O que indica que seria benéfico conversar com o garoto a fim de explicar e demonstrar que seu irmão não estava no espelho.
Como nunca foram separados e são extremamente semelhantes fisicamente, o irmão que se viu no espelho ainda não havia formado suficientemente uma imagem pessoal de si. Para seu intelecto ao se ver no espelho, via apenas o irmão.
É uma experiência complexa para haver uma "individuação", tendo em vista nunca ter sido separado de um irmão gêmeo. Talvez o processo de uma criança em tal situação gere um "retardamento" da "conclusão" de uma imagem pessoal, pois ao ver seu corpo, pelos seus olhos, observa que outro corpo tem as mesmas características.
Porém, é claro o fato de sua imagem pessoal já estar em um grau de entender a mãe como "outro" ser. O que indica que seria benéfico conversar com o garoto a fim de explicar e demonstrar que seu irmão não estava no espelho.
Citação de Haroldo de Lima Vieira Garcia em janeiro 6, 2024, 4:56 pmBem, a ligação dos dois era grande, no momento que eles são separados por causa da doença, ao olhar no espelho, ele se fascina naquilo que vê no espelho e busca algo fora do espelho, sendo assim o seu eu surgi, o eu é capaz de identificar qualquer movimento e gestos que são refletido no espelho, vale a pena observar que, quando sua mãe chega ela quebrar todo aquela imagem criada por ele, a psicanálise é muito interessante em sua concepção de nossa existência e vida.
Bem, a ligação dos dois era grande, no momento que eles são separados por causa da doença, ao olhar no espelho, ele se fascina naquilo que vê no espelho e busca algo fora do espelho, sendo assim o seu eu surgi, o eu é capaz de identificar qualquer movimento e gestos que são refletido no espelho, vale a pena observar que, quando sua mãe chega ela quebrar todo aquela imagem criada por ele, a psicanálise é muito interessante em sua concepção de nossa existência e vida.
Citação de Luciana Vasques em janeiro 6, 2024, 5:57 pmQuando ele se depara com a sua imagem no Espelho ele pensa ser o seu irmão; e quando o chama para brincar imagina que o irmão não quer, quando na verdade ele desconhece ele mesmo.
Quantos não vivem dessa forma: mesmo diante de sua Própria Imagem não se conhecem, gerando em si mesmo traumas e feridas
Quando ele se depara com a sua imagem no Espelho ele pensa ser o seu irmão; e quando o chama para brincar imagina que o irmão não quer, quando na verdade ele desconhece ele mesmo.
Quantos não vivem dessa forma: mesmo diante de sua Própria Imagem não se conhecem, gerando em si mesmo traumas e feridas
Citação de Maira em janeiro 6, 2024, 9:24 pmÉ notável nesta situação, que a doença física atormentou e não permitiu que o menino que ficou em casa da escola, percebesse que, naquele dia, os dois foram separados por um momento de fraqueza física de um deles. Nota-se também que a imaginação do gêmeo que permaneceu em casa, pode estar associada por um momento febril não consciente e sim subconsciente.
É notável nesta situação, que a doença física atormentou e não permitiu que o menino que ficou em casa da escola, percebesse que, naquele dia, os dois foram separados por um momento de fraqueza física de um deles. Nota-se também que a imaginação do gêmeo que permaneceu em casa, pode estar associada por um momento febril não consciente e sim subconsciente.
Citação de Taisa Luiza Claudino Machado em janeiro 6, 2024, 10:00 pmMuitas vezes o indivíduo espera ter suas próprias espectativas e objetivos supridas no outro. Tornando o outro a sua própria imagem pessoal.
Muitas vezes o indivíduo espera ter suas próprias espectativas e objetivos supridas no outro. Tornando o outro a sua própria imagem pessoal.
Citação de JOAO PAULO jpgbrito em janeiro 6, 2024, 11:27 pmA vida reflete o que desejamos !
A vida reflete o que desejamos !