Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 180 of 268Next

O menino associou a imagem refletida no espelho como a imagem que via sendo o eu do seu irmão, não ainda como o seu eu. Isso provável que aconteceria na primeira vez e assim que ele perceber a mãe sendo refletida, logo ele se associaria a sua própria imagem.

O menino está inseirod na dinâmica do espelho, de forma literal. Não foi criada a identificação do EU. A percepção do indivíduo. O irmão se reconhecendo apenas através da imagem do outro irmão, como se não houvesse unidade. Separação. É preciso promover a auto consciência nessa questão. A auto imagem. A consciência de si e de sua existencialidade individual.

acredita que só conseguimos enxergar características em outras pessoas que também existam, ou já existiram algum dia, dentro de nós. Ele acredita que nosso papel, como humanos, é aprender sobre nós mesmos, através das nossas relações

O Irmão que permanece sozinho ainda não entendeu que eles compartilham uma única mente , como se estivesse sempre olhando para um outro espelho . Isso pode ser metáfora para descartar a ligação intima e a interconexão entre os dois ,sugerindo a suas mentes estão intrinsecamente conectadas, como reflexos uma da outra. A ideia e que a compreensão dessa união mental ainda não foi alcançada pelo irmão que permanece só ,indicando a necessidade de confiança nessa ligação única entre ambos .

A criança ainda não percebeu que seu irmão não estava, naquele momento, interagindo com o espelho como se fosse o tal.

Mesmo sendo parecidos, existem diferenças entre eles na aparência.

O amadurecimento afetivo-emocional implica o desenvolvimento da própria
individualidade. Todavia, o processo de individualização em gêmeos é mais complexo do que
o vivenciado por singulares, pois necessitam separar-se não apenas da mãe, mas também do
cogêmeo. O presente trabalho teve o objetivo de estudar a capacidade de adaptação e relacioná-la
aos processos de separação e individualização em gêmeos. Participaram 12 pares de gêmeos
adultos do mesmo sexo, que foram entrevistados a respeito das histórias de vida e avaliados por
meio da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Revisada. A análise de dados consistiu
em relacionar o diagnóstico adaptativo com o processo de individualização vivenciado pelos
cogêmeos ao longo da vida. Verificou-se que a maneira com que os cogêmeos foram percebidos,
identificados e atendidos em suas necessidades específicas contribuiu significativamente para
que a individualização e adaptação aos diversos setores da vida pudessem ou não ocorrer de
forma eficaz. Os próprios gêmeos sugerem que pais e educadores tratem os cogêmeos como
pessoas diferentes e procurem perceber as características individuais de cada cogêmeo.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

Pelo fato de quem por serem gêmeos idênticos ele acredita que sempre brincou e falou com alguém muito parecido consigo,talvez por isso ele foi até o espelho.O sentimento era de quem estava faltando uma parte idêntica de si.Podemos até dizer que ele acha que tem dois deles.Isso vai depender muito até que ponto vai o entendimento em relação de ficar um pouco sem o outro.E como deve ser tratado isso, até porque devemos preparar para que eles depois cada um siga seus sonhos e seus objetivos individualmente e isso precisa ser tratado enquanto criança dando espaço para escolherem mais amigos diferentes e mais outras pessoas.

O Estádio do Espelho é crucial para a estruturação do eu, mas também implica uma relação com o outro. A criança não apenas forma uma imagem de si mesma, mas começa a perceber o outro, inicialmente através da imagem do espelho.

Na situação descrita, em que um irmão gêmeo se vê no espelho e pensa ser o outro irmão, pode-se interpretar isso como uma manifestação da identificação imaginária que ocorre no Estádio do Espelho. O gêmeo, ao se ver refletido, pode não ter ainda desenvolvido uma distinção clara entre sua própria imagem e a do irmão. A falta de discernimento entre a própria imagem e a do irmão pode ser considerada uma expressão da complexidade da formação do eu e da identificação com o outro na infância.

Emocionalmente ligados.

PreviousPage 180 of 268Next