Desafio - Módulo II
Citação de Hans Luis de Paiva em janeiro 12, 2024, 11:39 amO menino associou a imagem refletida no espelho como a imagem que via sendo o eu do seu irmão, não ainda como o seu eu. Isso provável que aconteceria na primeira vez e assim que ele perceber a mãe sendo refletida, logo ele se associaria a sua própria imagem.
O menino associou a imagem refletida no espelho como a imagem que via sendo o eu do seu irmão, não ainda como o seu eu. Isso provável que aconteceria na primeira vez e assim que ele perceber a mãe sendo refletida, logo ele se associaria a sua própria imagem.
Citação de Ricardo Prado em janeiro 12, 2024, 1:30 pmO menino está inseirod na dinâmica do espelho, de forma literal. Não foi criada a identificação do EU. A percepção do indivíduo. O irmão se reconhecendo apenas através da imagem do outro irmão, como se não houvesse unidade. Separação. É preciso promover a auto consciência nessa questão. A auto imagem. A consciência de si e de sua existencialidade individual.
O menino está inseirod na dinâmica do espelho, de forma literal. Não foi criada a identificação do EU. A percepção do indivíduo. O irmão se reconhecendo apenas através da imagem do outro irmão, como se não houvesse unidade. Separação. É preciso promover a auto consciência nessa questão. A auto imagem. A consciência de si e de sua existencialidade individual.
Citação de Paulo Henrique terapeuta em janeiro 12, 2024, 1:42 pmacredita que só conseguimos enxergar características em outras pessoas que também existam, ou já existiram algum dia, dentro de nós. Ele acredita que nosso papel, como humanos, é aprender sobre nós mesmos, através das nossas relações
acredita que só conseguimos enxergar características em outras pessoas que também existam, ou já existiram algum dia, dentro de nós. Ele acredita que nosso papel, como humanos, é aprender sobre nós mesmos, através das nossas relações
Citação de Walmernogueira em janeiro 12, 2024, 5:23 pmO Irmão que permanece sozinho ainda não entendeu que eles compartilham uma única mente , como se estivesse sempre olhando para um outro espelho . Isso pode ser metáfora para descartar a ligação intima e a interconexão entre os dois ,sugerindo a suas mentes estão intrinsecamente conectadas, como reflexos uma da outra. A ideia e que a compreensão dessa união mental ainda não foi alcançada pelo irmão que permanece só ,indicando a necessidade de confiança nessa ligação única entre ambos .
O Irmão que permanece sozinho ainda não entendeu que eles compartilham uma única mente , como se estivesse sempre olhando para um outro espelho . Isso pode ser metáfora para descartar a ligação intima e a interconexão entre os dois ,sugerindo a suas mentes estão intrinsecamente conectadas, como reflexos uma da outra. A ideia e que a compreensão dessa união mental ainda não foi alcançada pelo irmão que permanece só ,indicando a necessidade de confiança nessa ligação única entre ambos .
Citação de leolima em janeiro 13, 2024, 12:54 amA criança ainda não percebeu que seu irmão não estava, naquele momento, interagindo com o espelho como se fosse o tal.
A criança ainda não percebeu que seu irmão não estava, naquele momento, interagindo com o espelho como se fosse o tal.
Citação de LUIS CARLOS ALMEIDA em janeiro 13, 2024, 4:20 pmO amadurecimento afetivo-emocional implica o desenvolvimento da própria
individualidade. Todavia, o processo de individualização em gêmeos é mais complexo do que
o vivenciado por singulares, pois necessitam separar-se não apenas da mãe, mas também do
cogêmeo. O presente trabalho teve o objetivo de estudar a capacidade de adaptação e relacioná-la
aos processos de separação e individualização em gêmeos. Participaram 12 pares de gêmeos
adultos do mesmo sexo, que foram entrevistados a respeito das histórias de vida e avaliados por
meio da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Revisada. A análise de dados consistiu
em relacionar o diagnóstico adaptativo com o processo de individualização vivenciado pelos
cogêmeos ao longo da vida. Verificou-se que a maneira com que os cogêmeos foram percebidos,
identificados e atendidos em suas necessidades específicas contribuiu significativamente para
que a individualização e adaptação aos diversos setores da vida pudessem ou não ocorrer de
forma eficaz. Os próprios gêmeos sugerem que pais e educadores tratem os cogêmeos como
pessoas diferentes e procurem perceber as características individuais de cada cogêmeo.
O amadurecimento afetivo-emocional implica o desenvolvimento da própria
individualidade. Todavia, o processo de individualização em gêmeos é mais complexo do que
o vivenciado por singulares, pois necessitam separar-se não apenas da mãe, mas também do
cogêmeo. O presente trabalho teve o objetivo de estudar a capacidade de adaptação e relacioná-la
aos processos de separação e individualização em gêmeos. Participaram 12 pares de gêmeos
adultos do mesmo sexo, que foram entrevistados a respeito das histórias de vida e avaliados por
meio da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Revisada. A análise de dados consistiu
em relacionar o diagnóstico adaptativo com o processo de individualização vivenciado pelos
cogêmeos ao longo da vida. Verificou-se que a maneira com que os cogêmeos foram percebidos,
identificados e atendidos em suas necessidades específicas contribuiu significativamente para
que a individualização e adaptação aos diversos setores da vida pudessem ou não ocorrer de
forma eficaz. Os próprios gêmeos sugerem que pais e educadores tratem os cogêmeos como
pessoas diferentes e procurem perceber as características individuais de cada cogêmeo.
Citação de katianaalves17 em janeiro 13, 2024, 7:20 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 amLevando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?
Pelo fato de quem por serem gêmeos idênticos ele acredita que sempre brincou e falou com alguém muito parecido consigo,talvez por isso ele foi até o espelho.O sentimento era de quem estava faltando uma parte idêntica de si.Podemos até dizer que ele acha que tem dois deles.Isso vai depender muito até que ponto vai o entendimento em relação de ficar um pouco sem o outro.E como deve ser tratado isso, até porque devemos preparar para que eles depois cada um siga seus sonhos e seus objetivos individualmente e isso precisa ser tratado enquanto criança dando espaço para escolherem mais amigos diferentes e mais outras pessoas.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 amLevando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?
Pelo fato de quem por serem gêmeos idênticos ele acredita que sempre brincou e falou com alguém muito parecido consigo,talvez por isso ele foi até o espelho.O sentimento era de quem estava faltando uma parte idêntica de si.Podemos até dizer que ele acha que tem dois deles.Isso vai depender muito até que ponto vai o entendimento em relação de ficar um pouco sem o outro.E como deve ser tratado isso, até porque devemos preparar para que eles depois cada um siga seus sonhos e seus objetivos individualmente e isso precisa ser tratado enquanto criança dando espaço para escolherem mais amigos diferentes e mais outras pessoas.
Citação de Lanna Lillo em janeiro 13, 2024, 8:53 pmO Estádio do Espelho é crucial para a estruturação do eu, mas também implica uma relação com o outro. A criança não apenas forma uma imagem de si mesma, mas começa a perceber o outro, inicialmente através da imagem do espelho.
Na situação descrita, em que um irmão gêmeo se vê no espelho e pensa ser o outro irmão, pode-se interpretar isso como uma manifestação da identificação imaginária que ocorre no Estádio do Espelho. O gêmeo, ao se ver refletido, pode não ter ainda desenvolvido uma distinção clara entre sua própria imagem e a do irmão. A falta de discernimento entre a própria imagem e a do irmão pode ser considerada uma expressão da complexidade da formação do eu e da identificação com o outro na infância.
O Estádio do Espelho é crucial para a estruturação do eu, mas também implica uma relação com o outro. A criança não apenas forma uma imagem de si mesma, mas começa a perceber o outro, inicialmente através da imagem do espelho.
Na situação descrita, em que um irmão gêmeo se vê no espelho e pensa ser o outro irmão, pode-se interpretar isso como uma manifestação da identificação imaginária que ocorre no Estádio do Espelho. O gêmeo, ao se ver refletido, pode não ter ainda desenvolvido uma distinção clara entre sua própria imagem e a do irmão. A falta de discernimento entre a própria imagem e a do irmão pode ser considerada uma expressão da complexidade da formação do eu e da identificação com o outro na infância.