Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 181 of 268Next

Tendo em vista que a criança não identificou a si mesma no reflexo do espelho acreditando ser seu irmão gêmeo, podemos concluir q o estádio do espelho quanto à constituição do eu se dá de forma gradadiva de acordo com o desenvolvimento do ser humano indo um pouco além da primeira infância.

Posso dizer que por te ficando tanto tempo com o irmão e se visto nele , em comportamentos e atitudes , quando ele se viu só percebe que nao tinha com quem brinca ou mesmo conversa. E quando se viu no espelho com sua imagem refletida e ela não correspondia suas ações percebeu que não tinha uma identidade ainda definida, e nesta hora entra os pais para ensinar que ele tem que ter sua própria intimidade como o outro irmão que já estava indo para escola.

Por conta do elo que os une desde o nascimento, foi impossível para ele reconhecer a si mesmo no espelho, acreditando ser refletido no espelho a imagem do irmão. Acredito que não somente o elo, mas o ambiente em que estão inseridos e talvez a incapacidade de desenvolver a própria personalidade. Algumas mães e pais tem o costume de vestir os gêmeos da mesma forma, oferecendo os mesmos brinquedos, mesmos estímulos, corte de cabelo, sendo que fica difícil distinguir as crianças e reforçar o que há de positivo e singular em cada um deles.

Os dois irmãos não sabem que são indivíduos diferentes, projetam a imagem do outro e se veem entre si. Assim, quando um olha no espelho vê a imagem que "seria do irmão" e não entende o que se passa.

 

Quando um dos irmãos olha para o espelho, que reflete a sua própria imagem, percebe-se que a uma dependência do outro mostra o verdadeiro estado de abandona que até então não tinha acontecido pois ambos nasceram juntos, apatir do momento em que foram separados um do outro irmão começou a sentir o estado de abandono.

O que eu percebo, é que apesar de serem gêmeos, o que os diferencia nesta imagem e o comportamento causado por suas personalidades distintas. Um se aproxima mais do cãozinho, e quanto o outro se mantém mais alheio .

 

Podemos observar nessa situação que o irmão ainda não tem a percepção de quem ele é só, mostrando-se depende do outro para se descobrir. Interessante essa situação apresentada, pois nos dá apercepção de que essa criança levará mais tempo para conseguir ser independente, reconhecendo-se individualmente.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

A constituição do eu na psicanálise freudiana está para a metapsicologia, assim como para Lacan está para o estadio do espelho, nesta última o eu é da ordem do imaginário, do desconhecido e nesse aspecto residiria o estádio do espelho que aconteceria ainda na fase de bebê ao se deparar com seu reflexo no espelho, mas neste caso o gêmeo já tinha uma imagem sua espelhada em seu irmão, logo ele não reconheceu a sua imagem enquanto individuo único e sim a imagem de seu irmão, idêntico a ele mesmo. Sua ángustia partiu da ilusão que seu irmão que estava ali com ele não queria brincar, buscou na mãe a resposta para isso e é através dela que ele terá, de forma mais tardia, o reconhecimento da própria imagem no espelho, as noções do próprio corpo e o movimento de diferenciação do próprio irmão.

Só conseguimos enxergar características em outras pessoas que também existam, ou já existiram algum dia, dentro de nós.

Como o menino sempre esteve junto com o seu irmão, se sentiu desamparado e como o reflexo do espelho ele via ele, e ele era idêntico ao seu irmão, ele se apegou a isso.

PreviousPage 181 of 268Next