Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 187 of 381Next

vejo que o menino sentindo a ausencia do irmão tenta encontra lo no espelho pois eles sao identicos,no entanto isso tras tristeza e angustia pois mesmo sendo pequeno percebe que o espelho nao podera brincar com ele e nem tão pouco representar o irmão.

Irmãos gêmeos tem essa ligação afetiva desde o ventre materno e vão reconhecer sua individualidade apenas quando enxergam seus gostos e preferências individuais. Porém eles sempre terão uma ligação entre si, sentindo tristezas e alegrias devido ao tempo que passaram unidos. Cabe aos pais incentivar as individualidades de cada um e sua escolhas, inclusive sabendo diferenciar cada um deles e seus nomes.

Quando um dos gêmeos idênticos fica doente e é deixado em casa pela mãe, ao retornar e encontrar o menino olhando para o espelho e dizendo que o outro não quer brincar, podem surgir algumas interpretações: Exploração da Individualidade: O gêmeo que ficou em casa pode ter começado a explorar e desenvolver sua própria identidade durante o tempo em que estava sozinho. Ao olhar para o espelho, pode estar começando a reconhecer a si mesmo como um indivíduo separado do irmão. Consciência do Eu: O comportamento de chamar o irmão pode indicar uma crescente consciência do eu e do outro. Pode ser um sinal de que eles estão começando a perceber as diferenças entre si mesmos e o irmão, assim como o papel do espelho na compreensão da própria imagem.

A criança precisa ter auto conhecimento, para poder enxergar os seus desafios individuais.

O irmão doente ao se deparar com sua imagem no espelho acha que é o irmão ali pois ele não tem referencia da imagem dele por ser idêntico e não percebeu que o irmão saiu para escola e não esta presente ali.

Da para observar uma dependência muito grande do outro, no qual não consegue brincar sozinho precisa estar na presença do irmão, a um laço desde do ventre materno no qual já nasceram interligados um ao outro e a solidão de se deparar só.

O slide dos irmãos gemeos, revela que uma das crianças gemeas se olha no espelho e ao se ver  pensa que esta vendo o teu irmão. Um entendimento singular do  comportamento social, interativo. Uma perspectiva prática teorica do eu  no conceito imaginário.

Ao se olhar no espelho a criança acredita que a imagem refletida é do seu irmão (gêmeos), ou seja, ele não reconhece a sua própria imagem.

Nenhum ser humano se sente plenamente completo. E nenhum homem nasceu para viver em isolamento. Entretanto, existe a dependência emocional e as necessidades que devem ser supridas por nós mesmos são projetadas no outro.

Muitas vezes entregamos ao outro a responsabilidade pelo nosso bem estar, pela nossa  felicidade, dada a nossa incompletude e ausência de entendimento desta.

O conceito de independência ainda está se formando.

  1. Apesar do fenômeno biológico (mitose), dividindo o zigoto em duas partes semelhantes, segue o raciocínio, baseado nas teorias Freud, Lacan e Dolto.
  2. Independendo de gêmeos, temos dois aparelhos psíquicos individuais e diferentes.
  3. No primeiro estágio segundo as teorias é impossível os bebês terem a consciência real das suas imagens. Freud e que segundo Lacan esse processo para a primeira impressão integral da imagem leva entre 6 a 18 meses (Estádio do espelho), que segundo Dolto devido a formação entre o consciente e o inconsciente essa imagem é imaginária (formada pelo inconsciente), os bebês, individualmente,  não tem ainda o tirocínio para a distinção de valor, sua consciência está sendo formada, fruto das experiências diárias de maneira muito lenta e gradativa. Por isso, seja no espelho ou no contato com o outro gêmeo, para evitar alguns conflitos, compete à mãe, na medida do possível administrar essa situação, pelo fato de não termos aqui  a formação de duas entidades  (corpos) com um único (inconsciente), são dois corpos distintos e dois inconscientes diferentes, geneticamente e biologicamente, com alguma dessemelhança, que com o passar do tempo, isso será detectável.
  4. Acredito por conta da ignorância científica dos pais, por não entender das nuances do  aparelho psíquico do bebê, existe a cultura de colocar roupas em duplicidade, que de alguma forma poderá afetar confundindo a formação das personalidades dos futuros bebes, aqui estudados.
  5. Com certeza que se tomado as providencias devidas, pode-se evitar conflitos futuros evitando a competição nociva entre as personalidades que serão formadas por essa dupla natureza, com certeza contribuindo para um vida saudável e sem competição por terem a semelhança de imagens.

Essa é minha interpretação baseado no texto estudado.

PreviousPage 187 of 381Next