Desafio - Módulo II
Citação de OSVALDO OLIVEIRA em março 25, 2024, 8:15 pmO espelho é o reflexo ilusório do irmão, uma vez que são identicos e; por não ter sido orientado sobre o espelho, ele acredita que o irmão está do outro lado, nem se dando conta da ausência do mesmo.
O espelho é o reflexo ilusório do irmão, uma vez que são identicos e; por não ter sido orientado sobre o espelho, ele acredita que o irmão está do outro lado, nem se dando conta da ausência do mesmo.
Citação de Iracema da silva Moura em março 25, 2024, 8:45 pmAo se deparar com a sua imagem no espelho, o menino não conseguiu ter o entendimento que se trava dele mesmo, o fato de conviver com um ser IGUAL a ele dificultou esse reconhecimento natural, mas que certamente se dará em outra oportunidade de frente com o espelho.
Ao se deparar com a sua imagem no espelho, o menino não conseguiu ter o entendimento que se trava dele mesmo, o fato de conviver com um ser IGUAL a ele dificultou esse reconhecimento natural, mas que certamente se dará em outra oportunidade de frente com o espelho.
Citação de Heloanne de Castro Eleuterio Borges Mendes em março 25, 2024, 8:58 pmA identificação é um dos processos psíquicos existentes na vida humana para a construção da realidade. É por meio dela que, no decorrer da formação socio-histórica, utilizamos como mecanismos de pertencimento e de apropriação do eu para vivermos em sociedade. Neste caso dos gêmeos, o que se pode perceber é ainda que não se completou o estádio do espelho. Fase esta que, Lacan nos apresenta como o "eu imaginário". A semelhança física do irmão, se confunde com a sua própria aparência. O processo de estabelecimento da sua imagem pessoal, ainda está sendo construído. Somente se identifica o eu por meio da existência do outro.
A identificação é um dos processos psíquicos existentes na vida humana para a construção da realidade. É por meio dela que, no decorrer da formação socio-histórica, utilizamos como mecanismos de pertencimento e de apropriação do eu para vivermos em sociedade. Neste caso dos gêmeos, o que se pode perceber é ainda que não se completou o estádio do espelho. Fase esta que, Lacan nos apresenta como o "eu imaginário". A semelhança física do irmão, se confunde com a sua própria aparência. O processo de estabelecimento da sua imagem pessoal, ainda está sendo construído. Somente se identifica o eu por meio da existência do outro.
Citação de CLAUCIA em março 25, 2024, 10:44 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 amLevando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?
Os irmão gêmeos já tem uma conexão única desde o ventre da sua mãe ...diante disso naquele momento a criança se visualizava no espelho e sentia que era o seu próprio irmão .... eles tem um ligamento muito próximo de necessidade emocional um com o outro só na maturidade que irão conseguir entender e trabalhar esses sentimentos de dependência na qual será necessário para que possam ter uma vida saudável .
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 amLevando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?
Os irmão gêmeos já tem uma conexão única desde o ventre da sua mãe ...diante disso naquele momento a criança se visualizava no espelho e sentia que era o seu próprio irmão .... eles tem um ligamento muito próximo de necessidade emocional um com o outro só na maturidade que irão conseguir entender e trabalhar esses sentimentos de dependência na qual será necessário para que possam ter uma vida saudável .
Citação de Elisangela Simone Franco em março 25, 2024, 11:45 pmComo sabemos, o estágio do espelho é um conceito na teoria psicanalítica de Lacan que acreditava, baseado na crença de que os bebês se reconhecem em um espelho a partir dos seis meses de idade. Parece, ao que tudo indica que um dos irmãos gêmeos está "preso", inconscientemente, neste estágio.
Como sabemos, o estágio do espelho é um conceito na teoria psicanalítica de Lacan que acreditava, baseado na crença de que os bebês se reconhecem em um espelho a partir dos seis meses de idade. Parece, ao que tudo indica que um dos irmãos gêmeos está "preso", inconscientemente, neste estágio.
Citação de Greice Bueno em março 26, 2024, 12:19 amMesmo que se nasça gêmeo idêntico Ada indivíduo carrega dentro de si uma percepção do mundo dele.
Mesmo que se nasça gêmeo idêntico Ada indivíduo carrega dentro de si uma percepção do mundo dele.
Citação de Denia Leanhos Tapia em março 26, 2024, 1:31 amO mesmo ao olhar para o espelho e chegou o eu ao ponto de acha que era seu irmão por se indentificar com a imagem
O mesmo ao olhar para o espelho e chegou o eu ao ponto de acha que era seu irmão por se indentificar com a imagem
Citação de Rowena Cavatti em março 26, 2024, 10:35 amVivendo na fase desenvolvimento infantil e ainda sendo irmão gêmeo, o menino na frente do espelho aparenta está com dificuldades em se constituir enquanto unidade, ou seja, herdar os mesmo traços físicos, não significa que estão no mesmo patamar de maturidade da formação do eu. A confusão de diferenciação precisa ser trabalhada.
Vivendo na fase desenvolvimento infantil e ainda sendo irmão gêmeo, o menino na frente do espelho aparenta está com dificuldades em se constituir enquanto unidade, ou seja, herdar os mesmo traços físicos, não significa que estão no mesmo patamar de maturidade da formação do eu. A confusão de diferenciação precisa ser trabalhada.
Citação de Aleksand em março 26, 2024, 6:26 pmComo os gêmeos nunca se separaram, eles não passaram pelo estádio do espelho e assim não identificaram o seu eu. E quando enfim se separaram aquele não pode reconhecer o seu corpo.
Como os gêmeos nunca se separaram, eles não passaram pelo estádio do espelho e assim não identificaram o seu eu. E quando enfim se separaram aquele não pode reconhecer o seu corpo.
Citação de Paulo Estenio do Nascimento Rocha em março 26, 2024, 11:21 pmOs irmãos gêmeos não apresentam autonomia, identidade. Não desenvolveram o eu (individual), sendo a semelhança física um contribuidor para tal situação.
Os irmãos gêmeos não apresentam autonomia, identidade. Não desenvolveram o eu (individual), sendo a semelhança física um contribuidor para tal situação.