Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 216 of 407Next

O espelho é o reflexo ilusório do irmão, uma vez que são identicos e; por não ter sido orientado sobre o espelho, ele acredita que o irmão está do outro lado, nem se dando conta da ausência do mesmo.

Ao se deparar com a sua imagem no espelho, o menino não conseguiu ter o entendimento que se trava dele mesmo, o fato de conviver com um ser IGUAL a ele dificultou esse reconhecimento natural, mas que certamente se dará em outra oportunidade de frente com o espelho.

A identificação é um dos processos psíquicos existentes na vida humana para a construção da realidade. É por meio dela que, no decorrer da formação socio-histórica, utilizamos como mecanismos de pertencimento e de apropriação do eu para vivermos em sociedade. Neste caso dos gêmeos, o que se pode perceber é ainda que não se completou o estádio do espelho. Fase esta que, Lacan nos apresenta como o "eu imaginário". A semelhança física do irmão, se confunde com a sua própria aparência. O processo de estabelecimento da sua imagem pessoal,  ainda está sendo construído. Somente se identifica o eu por meio da existência do outro.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

Os irmão gêmeos já  tem  uma  conexão única  desde  o  ventre   da  sua  mãe   ...diante  disso  naquele  momento  a  criança  se  visualizava no espelho  e  sentia  que  era  o  seu  próprio  irmão  .... eles tem   um  ligamento   muito   próximo   de   necessidade emocional   um  com  o  outro  só  na  maturidade  que  irão   conseguir   entender  e   trabalhar   esses  sentimentos  de   dependência  na   qual  será  necessário  para   que  possam  ter  uma  vida   saudável .

Como sabemos, o estágio do espelho é um conceito na teoria psicanalítica de Lacan que acreditava, baseado na crença de que os bebês se reconhecem em um espelho  a partir dos seis meses de idade. Parece, ao que tudo indica que um dos irmãos gêmeos está "preso", inconscientemente, neste estágio.

Mesmo que se nasça gêmeo idêntico Ada indivíduo carrega dentro de si uma percepção do mundo dele.

O mesmo ao olhar para o espelho e chegou o eu ao ponto de acha que era seu irmão por se indentificar com a imagem

Vivendo na fase desenvolvimento infantil e ainda sendo irmão gêmeo, o menino na frente do espelho aparenta está com dificuldades em se constituir enquanto unidade, ou seja, herdar os mesmo traços físicos, não significa que estão no mesmo patamar de maturidade da formação do eu. A confusão de diferenciação precisa ser trabalhada.

 

Como os gêmeos nunca se separaram, eles não passaram pelo estádio do espelho e assim não identificaram o seu eu. E quando enfim se separaram aquele não pode reconhecer o seu corpo.

Os irmãos gêmeos não apresentam autonomia, identidade. Não desenvolveram o eu (individual), sendo a semelhança física um contribuidor para tal situação.

PreviousPage 216 of 407Next