Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 222 of 268Next

No espelho podemos contemplar a nossa imagem física, nas pessoas podemos nos identificar e enxergar aspectos bons e ruins em nós mesmos. Na verdade a falta e o desamparo que o gêmeo sente na ausência do irmão , em minha opinião é o reflexo da necessidade que temos em nós de não estarmos sozinhos , a necessidade de refletir e ser no outro.

Um irmão vê sua própria imagem no outro gêmeo. E sente falta da resposta a sua própria imagem, pois um está doente e no momento não consegue corresponder as expectativas da imagem representativa que seu irmão gêmeo representa para si mesmo.

O desafio fala sobre o estágio do espelho, que toda  criança passa por ela , a partir dali ele teria contato consigo mesmo ,seu reflexo e a figura diferente da mãe.

No caso dessa criança ele pensou que fosse o seu irmão,  já que ele é igual a ele, não descobriu ali que era a própria figura . Não viveu a parte do reflexo em si.

Nesse caso, eu entendo que o irmão que ficou, entende que no espelho está o seu irmão. Ele ainda não entende que são duas pessoas diferentes e que aquilo (espelho) apenas reflete a sua imagem. O que pode reforçar isso são as atitudes da mãe ou da família em vestir igual, corte de cabelo igual, etc e também o jeito de tratar os dois bem iguais. A partir de agora eu acredito que essa mãe deva explorar a idéia de apresentação dos irmãos, um ao outro como sendo pessoas diferentes. Dizer que apesar de terem nascidos com uma imagem parecida, são pessoas que tem características diferentes. Assim eles podem acresceentar informações a auto-imagem.

Interessante imaginar como nossa mente funciona desde o início da vida, com sensações e imagens associadas, quando crescemos e vamos entendendo mesmo que aos poucos o que está ao nosso redor. Penso que para os gêmeos seja um tanto quanto “assustador” se ver e descobrir que a imagem é ele mesmo, mas também é seu irmão

A criança que ouve dia após dia se aprimora através da comunicação e figuras de imagem conduzida por quem lhe fala, na formação do, eu, é importante desde a fase desemparao a comunicação de bom tom. A IMAGEM DO CORPO REFLETIDO SE TORNA UMA REDE DE SEGURANÇA NO ENTENDIMENTO DA CRIANÇA.

[]Como vimos, o estudo do corpo na psicanálise é complexo e possui diferentes pontos de vista e de abordagens teóricas. Destaca-se a posição pulsional do corpo, a dimensão imaginária, sua correlação com o eu e com o narcisismo. A imagem do corpo se constitui no campo das identificações, na imagem refletida, sob o olhar do outro, tal como o estádio do espelho, sendo de fundamental importância na constituição do eu e da constituição psíquica. Finalizando, o estudo do corpo e da sua imagem possui abordagens que se diferenciam e que se complementam na psicanálise, que contribuem para o entendimento da constituição do sujeito, de sua imagem e do seu corpo[]

Em decorrência a aparencia fisica, a criação e a vivencia em sociedade, a criança que também tem muito apego ao seu irmão, tem uma certa dificuldade em se identificar, de se enxergar como único. Segue uma referência do capítulo do livro "O conceito do eu e da personalidade" que diz o seguinte sobre "O eu é formado a partir de identificações que tomam o lugar de catexias abandonadas [pelo id]. Esse narcisismo primário é contemporâneo da constituição do eu" - "A primeira predileção amorosa das crianças ocorre entre as pessoas que as cuidam, que se preocupam com a alimentação, promovendo a escolha narcisista" - "Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência" Como os irmão passam o maior tempo de suas vidas um com outro principalmente no momento da constituição do Eu isso contribui para que o momento da separação o irmao gemeo se sinta com dificuldade em se identificar.

Levando em consideração a teoria do "eu" ainda em formação,  do estadio do espelho e da teoria narcisista explicada por Freud.  Um dos irmãos evidentemente acostumado com a companhia e imagem do outro, percebeu uma situação de solidão profunda e sentiu-se angustiado e deprimido. Viu a própria imagem no espelho e também percebeu o quanto ama a imagem e a do outro irmão. Imediatamente sentiu necessidade de retroceder a uma imagem ainda recente nas suas lembranças , que foi a da mãe ainda num estagio de desamparo. A primeira imagem e mais provavel , que os recem nascidos vão imitar e ou recorrer.

Estão na fase do espelho e enquanto gêmeos não se diferenciam, necessitam se reconhecerem como seres distintos.

Que mesmo sendo gêmeos os irmãos acabam buscando suas próprias escolhas e formulando suas próprias personalidades mesmo que não consiga ficar muito tempo longe um do outro mas acabam se achando no seu próprio espelho.

PreviousPage 222 of 268Next