Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 239 of 381Next

A criança que fica, ainda não se associou a sua auto-imagem, por isso olha o espelho e espera que responda, não tem autonomia nem individualidade, está em conexão com a imagem responsiva de seu irmão, como se os dois fossem ou funcionassem, ainda em mente infantil, como uma extensão um do outro.

FRANCISCO JOSE DA SILVA has reacted to this post.
FRANCISCO JOSE DA SILVA

No estádio do espelho, o reflexo da sua imagem em sua consciência refletia o seu irmão gêmeo, porque ainda não tem identificado o Eu, não sabendo decifrar o ser real (eu) do  reflexo (imagem), identificando-o na imagem como seu irmão gêmeo.

Bruna Barros has reacted to this post.
Bruna Barros

É difícil dizer de certeza o que pode ter acontecido de fato com o irmão gêmeo se não temos o contexto exato da relação desta família. Porém podemos supor que, como irmãos gêmeos nunca separados e que estão em desenvolvimento do eu, como também, a imagem do corpo e esquematização dele; talvez a figura de representatividade (a mãe) estaria relacionando pouco os fonemas de cada um, tais como o nome e individualidade de cada criança de forma específica. Então, supondo isso, podemos afirmar que o menino que ficou em casa, por estar sempre com o irmão e serem idênticos, e que talvez possa ser um primeiro contato com o espelho de forma isolada, não tenha tido a maturidade de identificar sua própria imagem.

No exemplo vemos claramente uma criança com dificuldade de identificar a si mesmo e diferenciar a sua imagem da do seu irmão. Ele ao se olhar no espelho não consegue perceber a diferença da imagem e identificar a si mesmo esquece inclusive que seu irmão não está em casa. Como no estádio do espelho de Lacan, quando a criança se olha no espelho e se identifica ela recorre ao outro para receber confirmação da sua descoberta. No exemplo a descoberta ainda não foi feita talvez por serem gêmeos idênticos há uma maior dificuldade para o pequeno se desprender da imagem do irmão e se identificar como indivíduo e a figura do outro ali seria a mãe para ajudar nessa compreensão e descoberta.

O irmão gêmeo tem dificuldade de se perceber, ele tem uma conexão forte com seu irmão, é não se vê autônomo.

Nesse caso, o desejo de um dos gêmeos de montar no cavalo pode ser visto como uma forma de imitar ou competir com o irmão, buscando afirmar sua própria identidade e individualidade.

Além disso, a confusão entre os gêmeos pode refletir a dificuldade de cada um em se diferenciar e se destacar como indivíduos únicos, o que pode gerar conflitos internos e rivalidades na relação fraterna.

Pelo que vemos, os gêmeos x e y, vivem em um elo desde o ventre da mãe, e o gêmeo Y por não saber identificar o "eu" próprio dele, acredita que está o tempo todo junto ao seu irmão X, não sabendo identificar suas próprias características

Nessa situação do imagem e do eu os gêmeos por partilharem a o mesmo corpo biológico e não só,mais por causa do mundo externo e dos estilos que vão recebendo cada um apresenta sua forma sentir e mais também pode ser que  comece a perceber o mundo quando percebe qu está estabelecer a diferenciação entre ele e outro.

Um dos fatores principais para a construção do eu é a visão.  E devido ao convívio com seu irmão gêmeos,  ele , o adoecido , ao ver sua imagem refletida no espelho ,associa estar vendo seu irmão, desconhecendo assim sua imagem.

Existe uma conexão com os gêmeos, ainda mais que são  univitelinos, e além de tudo nunca fora distanciado um do outro, fazendo assim ainda mais um se apegaram um com ou outro, e no momento que se sente sozinho, abatido e doente, tenta se comunicar com sua outra figura, que ele ver refletido no espelho, identificando como se fosse seu irmão. É preciso que se faça um bom acompanhamento, para entao se fazer entender a diferença do seu eu idêntico, que na realidade são pessoas diferente.

PreviousPage 239 of 381Next