Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 269 of 343Next

O amadurecimento afetivo-emocional implica o desenvolvimento da própria individualidade. Todavia, o processo de individualização em gêmeos é mais complexo do que o vivenciado por singulares, pois necessitam separar-se não apenas da mãe, mas também do gêmeo.

Ao nascer, os bebês vivem em estado simbiótico com as respectivas mães e necessitam se separar dela para desenvolver as suas próprias identidades, tema bastante estudado pela Psicanálise.

Entretanto, por partilhar a companhia do gêmeo e as atenções da mãe desde o início da vida, o processo de individualização em gêmeos apresenta uma complexidade diferente daquela envolvida nas relações entre a mãe e o filho singular.

No estágio do espelho é aonde a criança se reconhece, fisicamente falando, e reconhece no outro, geralmente sua figura materna ou paterna, um modelo que o guia na constituição do seu "eu". O que pode ter acontecido nesse caso é uma projeção feita pelo irmão que foi à escola, que por ter se acostumado a ver o seu irmão, idêntico fisicamente, não foi capaz de diferenciar a imagem vista através do espelho da sua identidade real.

A criança que ficou em casa não reconhece seu próprio reflexo e acha que ao olhar no espelho está vendo o seu irmão, esse desafio tem relação com a teoria do espelho. Para essa criança o eu ainda não está definido e ele acaba confundindo a própria imagem com o irmão. A mãe precisa intervir e ajudar essa criança a construir o eu, a identidade, o momento em que se estabelece a diferenciação entre o eu e o outro.

Bom dia.

Pelo fato de estarem sempre juntos, eles ainda não tem a percepção de que não são a mesma pessoa.

O reflexo do outro é, a princípio, tudo que eles reconhecem como conexão mais forte com onoitro e isso gera uma segurança, um apego pela imagem do irmão.

Eles não sabem que são pessoas completamento diferente uma da outra, por isso a confusão ao ver a imagem no espelho.

A criança ainda não se identifica como um ser único. Sendo assim ela se espelha no irmão gêmeo. A relação entre ambos acaba sendo uma grande influência. Seria interessante realizar atividades individuais com os gêmeos. Podendo assim cada qual assumir a sua personalidade sem se espelhar no outro

Ainda enquanto criança eles não entendem que são seres únicos. Ainda mais sendo gêmeos idênticos, eles se espelham em no outro, mas um deles que foi o que ficou em casa talvez seja o mais "inseguro" e depende do outro para "existir".

Com um irmão gêmeo a construção do eu individual e corporal se torna mais complexa, no caso do gêmeos idênticos podemos notar  que este processo de individualização e compreensão do eu ainda oscila, quando ele se vê ao espelho pensa que éo irmão, tendo dificuldadede reconhecer a si mesmo e a individualidade de si e do seu corpo

Os irmãos aqui apresentados são uma figura interessante quando se trata da constituição do eu, os mesmos representam uma dualidade dentro de uma única pessoa.

a relação entre irmãos ligados desde o ventre geralmente é muito proxima e complexa, pois compartilham uma ligação única desde o inicio de suas vidas.

Ao meu ponto de vista essa imagem pode ser usada como uma metáfora para a própria constituição do eu.

Assim como os irmãos podem representar dois aspectos diferentes de uma mesma pessoa, o eu também é formado por diferentes partes e aspectos, muitas vezes conflitantes entre si.

A imagem dos irmãos pode ser usada para refletir sobre os conflitos internos e as diferentes partes do eu, que muitas vezes entra em conflito uns com os outros.

Portanto, a figura dos irmãos podem ser uma ferramenta últil para explorar a constituição do eu e os diferentes aspectos que compõem a nossa indentidade.

Para resumir,  ao olhar e observar a imagem  apredemos que  é importante compreender e aceitar essas partes diferentes de nós mesmos, para podermos nos tornar seres humanos mais integrais, verdadeiros , legítimos e genuinos.

Nesse caso dos irmãos gêmeos, vejo que duas pessoas que nunca foram separadas, sempre juntas em tudo, nunca foram ensinadas e/ou estimuladas a terem suas próprias vontades,  crescendo, tendo pontos de vistas diferentes, quando houve uma pequena separação de um ter que ir a escola sozinho e o outro ficar em casa, os pontos de vistas e a necessidade de pensar, raciocinar, ter suas próprias vontades, agora se olha no espelho e não consegue diferenciar o que é real e o que é a sua própria imagem. Penso que na vida o ser humano que sempre dependeu de outra pessoa pra pensar por si próprio, que nunca deixou ser confrontado com as questões da vida, se vê em uma situação limitada, não sabendo o que é real ou se precisa de alguém pra imitar, daí o espelho, pra refletir ou  repetir, ou seja, pra que ele tenha a necessidade de imitar alguém na vida, pensando que assim vai ser bem sucedido.

Entendo que os irmãos se reconhecem um no outro , uma vez que são os primeiros a se verem no útero e são suas principais referencias para simesmo e para o irmão pois são o espelho um do outro

PreviousPage 269 of 343Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱