Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 29 of 269Next

Como demostrado nos estudos, a criança ao nascer não distingue os limites do seu corpo, o que é interno ou externo, pois ainda está em estado de confusão, portanto, desde criança o menino sempre esteve ao lado do seu irmão que é igual a ele, ainda com confusão da realidade, sem perceber seu "eu" e a individualidade do seu irmão. O Estado de espelho é o instante mental que a criança capta a percepção sobre a sua unidade corpórea e dos outros, através da sua imagem refletida no espelho, para compreender sua própria identidade e do outro. Como o Menino é idêntico no esquema corporal com seu irmão, ao olhar para o espelho, acreditou que fosse ele.

Como demostrado nos estudos, a criança ao nascer não distingue os limites do seu corpo, o que é interno ou externo, pois ainda está em estado de confusão, portanto, desde criança o menino sempre esteve ao lado do seu irmão que é igual a ele, ainda com confusão da realidade, sem perceber seu "eu" e a individualidade do seu irmão. O Estado de espelho é o instante mental que a criança capta a percepção sobre a sua unidade corpórea e dos outros, através da sua imagem refletida no espelho, para compreender sua própria identidade e do outro. Como o Menino é idêntico no esquema corporal com seu irmão, ao olhar para o espelho, acreditou que fosse ele.

Como demostrado nos estudos, a criança ao nascer não distingue os limites do seu corpo, o que é interno ou externo, pois ainda está em estado de confusão, portanto, desde criança o menino sempre esteve ao lado do seu irmão que é igual a ele, ainda com confusão da realidade, sem perceber seu "eu" e a individualidade do seu irmão. O Estado de espelho é o instante mental que a criança capta a percepção sobre a sua unidade corpórea e dos outros, através da sua imagem refletida no espelho, para compreender sua própria identidade e do outro. Como o Menino é idêntico no esquema corporal com seu irmão, ao olhar para o espelho, acreditou que fosse ele.

Como demostrado nos estudos, a criança ao nascer não distingue os limites do seu corpo, o que é interno ou externo, pois ainda está em estado de confusão, portanto, desde criança o menino sempre esteve ao lado do seu irmão que é igual a ele, ainda com confusão da realidade, sem perceber seu "eu" e a individualidade do seu irmão. O Estado de espelho é o instante mental que a criança capta a percepção sobre a sua unidade corpórea e dos outros, através da sua imagem refletida no espelho, para compreender sua própria identidade e do outro. Como o Menino é idêntico no esquema corporal com seu irmão, ao olhar para o espelho, acreditou que fosse ele.

A criança com medo da solidão criou um amigo do seu próprio reflexo, assim ele não ficaria sozinho e não havia possibilidade dele mesmo se abandonar, isso acontece com muita gente, que tem medo do abandono

Eu vejo dois irmãos gêmeos, porém diferente um é muito sério e pensativo outro é mais alegre brinca com o cachorro ..

É uma reflexão bastante oportuna e acredito, que o papel do psicanalista é orientar os pais que o tratamento deles, deve ser de forma individualizada, procurando colocar a imagem deles no espelho, de forma que possam se identificar. A própria vestimenta direrenciada, é um passo positivo pra a construção do Eu.

"a incapacidade do humano frente a si mesmo e frente ao mundo está intimamente ligada ao desamparo[...]", "Nesse estado de desamparo,
podemos imaginar uma situação com total inexistência de compreensões ou interpretações ou concepções, como se não existisse ninguém (nem corpo
e nem psiquismo pré-estabelecido), e é este estádio, segundo Freud, que possibilita o caminho rumo ao campo do humano. [...] Para tanto, há a necessidade
de que outro ser humano já instituído auxilie (papel geralmente da mãe) para que o recém-nascido possa introduzir-se no mundo que já existe, ou seja, possibilite o desenvolvimento do seu próprio eu"

Ambos nunca tinham sido separados, logo é possível que o irmão que ficou em casa, além de ao se olhar no espelho ter imaginado/criado uma situação inexistente. Para ele, não enxergou a si mesmo, mas a imagem de seu irmão. Então qual seria a dele? Dai a importância talvez do outro ser humano  já instituído (no caso a mãe) o auxilie.

ELES AINDA NÃO ESTAVAM INDEPENDENTES UM DO OUTRO E SO CONSEGUIA SE ACHAR UM PERTO DO O OUTRO.

 

 

o reflexo do espelho

PreviousPage 29 of 269Next