Desafio - Módulo II
Citação de Carina Tegner da Luz em agosto 9, 2022, 11:29 pmO menino reconheceu o seu "eu " no espelho, processo de maturação, ocorre uma identificação com a sua imagem. Isso possibilita que ele possa distinguir-se do proprio irmão e de outras pessoas. Nesse momento ele consegue construir sua propria identidade, individuação, entendendo que ele é outro para o irmão.
O menino reconheceu o seu "eu " no espelho, processo de maturação, ocorre uma identificação com a sua imagem. Isso possibilita que ele possa distinguir-se do proprio irmão e de outras pessoas. Nesse momento ele consegue construir sua propria identidade, individuação, entendendo que ele é outro para o irmão.
Citação de RenanGVAle em agosto 10, 2022, 11:54 amDestacando-se questões centrais da formação do eu psíquico bem como o desenvolvimento libidinal e a relação parental, podemos observar de imediato que o reconhecimento do eu pelos irmãos gêmeos não foi semelhante mesmo que ambos sejam fisicamente idênticos. É possível observar, portanto, que o desenvolvimento da personalidade e o reconhecimento de si no mundo são processos particulares que envolvem experiências subjetivas.
Para o caso do irmão gêmeo que estava doente e ficou em casa, a constituição do eu parece ainda pouco simbolizada pelos processos psíquicos como o investimento libidinal e a formação do ego. Neste caso, ainda há a necessidade por parte do menino em buscar simbologias e reconhecimento corporal segundo as teorias psicanalíticas. O ato de reconhecer um suposto irmão no espelho do quarto pode sugerir que a formação do eu ainda esteja acontecendo devido a algumas falhas na relações parentais e familiares.
Destacando-se questões centrais da formação do eu psíquico bem como o desenvolvimento libidinal e a relação parental, podemos observar de imediato que o reconhecimento do eu pelos irmãos gêmeos não foi semelhante mesmo que ambos sejam fisicamente idênticos. É possível observar, portanto, que o desenvolvimento da personalidade e o reconhecimento de si no mundo são processos particulares que envolvem experiências subjetivas.
Para o caso do irmão gêmeo que estava doente e ficou em casa, a constituição do eu parece ainda pouco simbolizada pelos processos psíquicos como o investimento libidinal e a formação do ego. Neste caso, ainda há a necessidade por parte do menino em buscar simbologias e reconhecimento corporal segundo as teorias psicanalíticas. O ato de reconhecer um suposto irmão no espelho do quarto pode sugerir que a formação do eu ainda esteja acontecendo devido a algumas falhas na relações parentais e familiares.
Citação de Larissa Mello da Silva Esteves em agosto 10, 2022, 1:15 pmBaseado no estudo da Unidade e da representação social do eu e o reconhecimento da imagem do eu, percebe-se que a criança que se olha no espelho ainda não se reconhece de fato como um ser autônomo, ela se olha no espelho e vê o irmão, por isso se frusta ao ver que o irmão não quer brincar com ele. Eu sugeriria aos pais atividades rotineiras que possibilitasse o desenvolvimento deste reconhecimento da imagem do eu, bem como da representação social do eu, a fim de evitar traumas futuros relacionados ao fato da falta de reconhecimento do próprio papel que essa criança representa na sociedade e para si mesma, gerando falta de segurança e em si mesma possivelmente.
Baseado no estudo da Unidade e da representação social do eu e o reconhecimento da imagem do eu, percebe-se que a criança que se olha no espelho ainda não se reconhece de fato como um ser autônomo, ela se olha no espelho e vê o irmão, por isso se frusta ao ver que o irmão não quer brincar com ele. Eu sugeriria aos pais atividades rotineiras que possibilitasse o desenvolvimento deste reconhecimento da imagem do eu, bem como da representação social do eu, a fim de evitar traumas futuros relacionados ao fato da falta de reconhecimento do próprio papel que essa criança representa na sociedade e para si mesma, gerando falta de segurança e em si mesma possivelmente.
Citação de Joyce S. Chanchetti em agosto 10, 2022, 6:57 pmSem entender que ele é um ser com vida própria e não um reflexo de seu irmão ele pode sentir um certo incomodo pois sempre estiveram juntos desde o ventre.
Sem entender que ele é um ser com vida própria e não um reflexo de seu irmão ele pode sentir um certo incomodo pois sempre estiveram juntos desde o ventre.
Citação de Daniela Flores Schneider em agosto 10, 2022, 8:11 pmPelo fato da ligação desde o ventre o irmão que ficou em casa entendia que ele e o irmão eram um só . Com isso na ausência do irmão ao olhar-se no espelho via refletido a imagem de si mesmo e não a reconhecia.
Havendo necessidade da mãe intervir e começar a mostrar aos gêmeos que ambos são seres unicos e independentes para que no futuro consigam lidar com seus sentimentos.
Pelo fato da ligação desde o ventre o irmão que ficou em casa entendia que ele e o irmão eram um só . Com isso na ausência do irmão ao olhar-se no espelho via refletido a imagem de si mesmo e não a reconhecia.
Havendo necessidade da mãe intervir e começar a mostrar aos gêmeos que ambos são seres unicos e independentes para que no futuro consigam lidar com seus sentimentos.
Citação de lucas1993bergamini em agosto 10, 2022, 10:27 pmA criança encontrava-se no estádio espelho, previsto por Lacan. Como somente sua mãe e o irmão mais velho sabia a diferença entre os dois, a criança então projetava a imagem de seu irmão no espelho, não sabendo distinguir o EU.
A criança encontrava-se no estádio espelho, previsto por Lacan. Como somente sua mãe e o irmão mais velho sabia a diferença entre os dois, a criança então projetava a imagem de seu irmão no espelho, não sabendo distinguir o EU.
Citação de lucas1993bergamini em agosto 10, 2022, 10:30 pmA criança encontrava-se no estádio espelho, previsto por Lacan. Como somente sua mãe e o irmão mais velho sabia a diferença entre os dois, a criança então projetava a imagem de seu irmão no espelho, não sabendo distinguir o EU.
A criança encontrava-se no estádio espelho, previsto por Lacan. Como somente sua mãe e o irmão mais velho sabia a diferença entre os dois, a criança então projetava a imagem de seu irmão no espelho, não sabendo distinguir o EU.
Citação de klbarros em agosto 10, 2022, 10:33 pmAcontece que o menino não consegue se identificar como um ser autônomo , em si mesmo, ele não enxerga suas qualidades esseciais ao corpo e não se vê ao irmão .
Acontece que o menino não consegue se identificar como um ser autônomo , em si mesmo, ele não enxerga suas qualidades esseciais ao corpo e não se vê ao irmão .
Citação de Patricia Benedicto em agosto 11, 2022, 1:37 amSem ter sua própria identidade ele achou que era seu irmão no espelho.
Sem ter sua própria identidade ele achou que era seu irmão no espelho.
Citação de David Tonasso em agosto 11, 2022, 3:08 amNa verdade esse é o estádio do espelho. O menino está em busca de algo que identifique e satisfaça o seu eu. Por isso a criação do eu imaginário.
Spoiler
Na verdade esse é o estádio do espelho. O menino está em busca de algo que identifique e satisfaça o seu eu. Por isso a criação do eu imaginário.