Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 311 of 312Next

A criança ainda não possui o eu concretizado, estando na fase do espelhamento, onde se espelha no outro irmão. Por tanto ao ver sua imagem refletida no espelho, acredita ser seu irmão.

Apesar do irmão ter ido para a escola, ele demonstra ainda não ter a noção de tempo. Porvavelmente tenha entre 04 a 07 anos.

A criança esta em desenvolvimento de sua identidade.

Por isso quando ela se olha no espelho pensa que a imagem que ela vê é seu irmão.

Neste caso, o menino, que de costume com o irmão gêmeo fisicamente e emocionalmente perto, ainda não aprendeu os limites físicos de si mesmo, visto que está sempre em contato com o irmão gêmeo, como se este fosse sempre seu reflexo. Os pronomes dirigidos a ele pela mãe não foram suficientes para gerar na criança uma imagem do seu próprio eu. A confusão do menino frente ao espelho sugere isso.

Não havendo a percepção do eu (sujeito ) a imagem refletida no espelho para-o menino era seu irmão pois ainda não tem formado sua propiá imagem

A história dos gêmeos mostra como a teoria de Lacan sobre o "estádio do espelho" ajuda a entender como formamos nossa identidade. Quando o gêmeo doente olha para o espelho, ele está tentando encontrar consolo e reconhecimento na sua própria imagem, porque sente a falta do irmão. A angústia que ele sente e a necessidade de apoio da mãe mostram como as interações com outras pessoas e a validação externa são essenciais para o desenvolvimento do eu e para entender nossas emoções. A experiência do espelho ajuda a formar nossa identidade e a lidar com nossos sentimentos.

Ele ainda não passou pelo "estádio do espelho" e não entende ainda a diferença entre ele e sua imagem e que ele e o o irmão são dois corpos distintos. Somente quando isso ocorrer é que ele entenderá a diferença dele com o irmão e dele e com sua imagem

Toda criança em um processo de desenvolvimento na fase inicial da vida ainda não tem a informação do que é o reflexo até que os pais os ensine.

O que ficou em casa sempre se viu com o outro. É como ele visse a si mesmo, devido as característica. O fato dele ter se colocado a frente do espelho faz com ele se sinta de frente da cópia dele.

Como os irmãos ainda não haviam tido uma experiência de reconhecimento de sua imagem, a criança que ficou só diante do espelho não entendeu ser ele próprio já que à figura de aprovação de sua descoberta (no caso a mãe) não estava presente. Apoiado pelo fato de não saber que sua imagem era idêntica a do irmão, fazendo com que ele nem ao menos imaginasse que poderiam ser iguais.

A criança está na fese de diferenciar o seu corpo do mundo externo a partir da imagem corporal através do espelho. O estádio do espelho estabelece um delineamento do eu fundamentado na imagem unificada do corpo na presença efetiva do outro, por meio do olhar de forma semelhante.

Como mãe, eu também me colocaria ne frente do espelho e explicaria de forma lúdica que, a criança está vendo o reflexo de si mesmo e quando o irmão retornasse os três se olhariam no espelho para a experiência da identificação.

PreviousPage 311 of 312Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱