Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 367 of 369Next

O processo de individualização em gêmeos é complexo. A criação de gêmeos apresenta desafios únicos, como a necessidade de reconhecer as diferenças e singularidades de cada um. É preciso que os pais e as pessoas que os cercam ter consciência de identificações singulares para a construção de identidade de cada um. Como por exemplo, vestir os gêmeos de forma diferente e usar nomes distintos. É fundamental que os pais ofereçam tratamento diferenciado, atendendo às demandas de cada um, para a formação de suas respectivas identidades.

Um dos irmãos ao se olhar no espelho não percebe que está vendo um reflexo de si mesmo. Ele insiste na interação por achar se tratar do seu irmão, uma figura conhecida do mesmo. Neste âmbito podemos perceber que este irmão ainda não tem percepção da sua própria identidade

Os 2 irmãos nascem ligados, porem ao crescerem juntos perceberão suas diferenças, mesmo assim poderão permanecem juntos, respeitando suas diferenças e buscando a melhorar cada dia suas virtudes espelhando no que podem aprender de bom um com o outro.

A atitude do irmão que ficou sozinho e se viu perdida sua identidade que é o  irmão que está na escola, expressa que o mesmo apesar da idade, não evoluiu segundo o esperado para sua idade cronológica. Isso porque sua atitude de total desespero e necessidade da presença do irmão para se sentir feliz, expressa um arcaico estado de desamparo. Já que tem seu irmão como muleta para trilhar seu caminho. Penso que a melhor intervenção seria, mostrar ao  mesmo onde se situa no momento atual, no que diz respeito  a sua independência.

O irmão que ficou em casa, ainda não tem a ideia firmada a respeito do seu próprio eu, já que confundiu seu reflexo com seu irmão. Isso, obviamente deve-se ao fato de que ele é gêmeo idêntico, ainda está confuso para entender sua própria imagem, seu eu individualizado,  e é claro que devemos levar em consideração que se trata de uma criança (gêmea).

O estádio do espelho é um conceito da psicanálise de Jacques Lacan que se refere ao momento em que um dos gêmeos reconhecem sua imagem no espelho. É uma fase crucial na formação da identidade, e ele se sente meio que rejeitado pelo irmão por aquilo que ele está vendo, de acordo com aquilo que ele já sente dentro dele.

O irmão sentiu falta do irmão gêmeo,  e ao olhar no espelho não sabia que era sua imagem refletida . Cabe a mãe explicar.

Concordo com Gisela Agostinho e Fernando Alves, que a reação do menino que fica em casa pode ser relacionada ao estado do espelho de que trata Lacan.

Ainda que tenham ensinamentos iguais desde o nascimento,a formação do eu vai sendo moldada. Cada um tendo sua personalidade, mesmo parecendo em genes ou fisionomia, percebe-se a diferença de gosto e pensamentos.

O fato de ser gêmeos, estarem sempre juntos e a falta de conhecimento do que é um objeto , no caso o espelho, faz o menino pensar que sua imagem no espelho é seu irmão. Natural uma vez que ele ainda não sabe discernir o real do imaginário.

 

PreviousPage 367 of 369Next