Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 368 of 369Next

A criança começa a criar o seu eu olhando no espelho e percebendo que existe a diferença entre "ela" e o "outro". Para a criança conseguir criar a sua identidade, ela precisa se reconhecer no espelho e receber uma validação externa sobre o seu auto-conhecimento. No caso de gêmeos idênticos, essa validação fica confusa, pois o mundo externo não reconhece a diferença entre os dois. Desse modo, na cabeça dos irmãos, eles têm a mesma identidade. Quando um irmão sai de casa e o outro fica, X é incapaz de entender que sua própria imagem não é o irmão que para ele é a mesma pessoa.

Em seu desamparo, o irmão ainda não reconhece sua imagem no espelho. A imagem que vê é a percepção externa do "eu" do irmão, com a qual ele sempre esteve familiarizado. Ele precisará de auxílio da mãe para se identificar com a imagem do espelho e entender que são pessoas diferentes, apesar da imagem igual. Ele entenderá que o que diferencia do irmão, mais que a imagem física, está no consciente, pré-consciente e inconsciente, criando seu verdadeiro eu.

Partindo do ponto do conteúdo estudado, deduzo quê : O ponto inicial do conflito da criança se dá pela possível falta de diferenciação da MÃE, que nesse ponto é o indivíduo formado que tem como papel guiar o que está em formação. Por estarem sempre juntos e não terem desenvolvido muito bem o papel de integração do "eu", bem como a já mencionada diferenciação, a criança busca no seu reflexo preencher a falta que sente do seu irmão que por sua vez é idêntico ao mesmo, logo, se vê em conflito com a não reação de si mesmo, ao se entregar o cavalo para brincar.Pois nesse momento, esperava que seu reflexo fizesse o papel de seu irmão e se encontra em frustração ao perceber que ali só havia sua própria imagem. Pode ser levado em consideração também, o fato de que a criança pode não ter se desenvolvido  com o "estagio de espelho" que ajudaria posteriormente na sua auto identificação.  Por isso é de vital importância trabalhar os pontos de identificação do indivíduo durante sua formação.

Acredito que, por serem gêmeos idênticos e sempre estarem juntos, esse menino sempre teve diante de si a imagem do irmão. Assim, ao ver sua própria imagem no espelho pela primeira vez, não conseguiu distingui-la da do irmão, pois eram idênticas. Dessa forma, ao se olhar novamente no espelho, acreditou estar vendo o irmão.

Eu recomendaria à mãe que vestisse cada um com roupas diferentes, adotasse cortes de cabelo distintos e buscasse sempre alguma forma de diferenciá-los. Além disso, sugeriria que incentivasse a socialização dos gêmeos com outras crianças, ajudando-os a construir suas próprias identidades.

Visto que foram gerados juntos e tiveram o primeiro momento do Ser juntos, a dependência emocional acontece ao nascer e crescer, sempre havera a busca de compreensão e espelho entre eles, mas ambos terão desenvolvimento de personalidades diferentes ao passar do tempo a maturidade e experiencia no meio intersocial irá definir cada um é um ser diferente.

No caso do irmão que busca o outro no seu próprio reflexo e observado a dependência emocional entre eles, por brincarem juntos e fazerem tudo juntos. Criou-se uma angustia da separação por ainda não compreender que ele não estava.

Entendo que mesmo sendo gêmeos idênticos , não muda a situação do desamparo ,sendo totalmente dependentes da mãe,do pai, para se reconhecerem enquanto indivíduos. Mesmo sendo gêmeos, possui características que independem um do outro e sim de seus cuidadores ,até que se reconheçam como seres independentes e autênticos

O estadio do espelho é uma fase de desenvolvimento em que a criança se reconhece como indivíduo separado do outro.No entanto, nos gêmeos o processo pode ser mais difícil, pois eles não vivenciam o vazio!

O fato de ambos serem criados juntos e unidos pelos pais aparentemente parecia o mundo ideial. Contudo estava afetando o reconhecimento de identidade de um dos filhos. Com isso sem que ele ou os pais percebessem o Eu dele se perdeu na construção da auto imagem.

Os irmãos estão em todos os momentos junto, e por isso não conseguem entender que eles são pessoas independentes, devido a isso o emocional não consegue fazer a diferenciação entre o irmão e o espelho, talvez se eles não fossem gêmeos idênticos isso não aconteceria, pois veriam as diferenças entre si.

PreviousPage 368 of 369Next