Desafio - Módulo II
Citação de IZABEL DA PAZ em abril 22, 2025, 7:03 pmO irmão ainda não reconheceu o seu EU e ao olhar no espelho acredita ser o irmão a imagem refletida. Nesse contexto cabe a mãe ajudar o filho a reconhecer sua imagem projetada no espelho como única apesar de ser muito parecida com a imagem do irmão. Todo ser humano passa por esse processo de reconhecimento da própria imagem refletida, do reconhecimento do EU.
O irmão ainda não reconheceu o seu EU e ao olhar no espelho acredita ser o irmão a imagem refletida. Nesse contexto cabe a mãe ajudar o filho a reconhecer sua imagem projetada no espelho como única apesar de ser muito parecida com a imagem do irmão. Todo ser humano passa por esse processo de reconhecimento da própria imagem refletida, do reconhecimento do EU.
Citação de IZABEL DA PAZ em abril 22, 2025, 9:19 pmOcorreu uma projeção.
Ocorreu uma projeção.
Citação de José Lemos em abril 23, 2025, 2:58 pmA criança referida necessita da confirmação da progenitora para se conhecer como indivíduo existente, há a necessidade desta para a construção de sua auto imagem.
A criança referida necessita da confirmação da progenitora para se conhecer como indivíduo existente, há a necessidade desta para a construção de sua auto imagem.
Citação de Fernanda Christina vina de sousa em abril 24, 2025, 6:05 pmA imagem progetada nao os diferenciava por terem carcteristicas fisicas iguais a mente dele nao apontou codigos de diferenciacao.
A imagem progetada nao os diferenciava por terem carcteristicas fisicas iguais a mente dele nao apontou codigos de diferenciacao.
Citação de Grazieli Veiga em abril 24, 2025, 8:25 pmDevemos entender que não podemos ser dependentes dos outros pra tudo. Devemos se conhecer melhor, se divertir sozinhos.
Devemos entender que não podemos ser dependentes dos outros pra tudo. Devemos se conhecer melhor, se divertir sozinhos.
Citação de Pedro Arantes em abril 24, 2025, 8:51 pmQuando o irmão que ficou em casa vê a própria imagem no espelho e pensa que é o irmão que foi à escola, ele vivencia uma confusão de identidade. A imagem especular duplica o corpo, mas, por serem idênticos, esse reflexo se torna também uma duplicação do Outro real. A súbita “ausência” desse Outro (o irmão não “responde” no vidro) precipita angústia e depressão, pois revela ao menino que a unidade que ele imaginava partilhar com o gêmeo não existe de fato; ele está só diante de uma cópia silenciosa.
Quando o irmão que ficou em casa vê a própria imagem no espelho e pensa que é o irmão que foi à escola, ele vivencia uma confusão de identidade. A imagem especular duplica o corpo, mas, por serem idênticos, esse reflexo se torna também uma duplicação do Outro real. A súbita “ausência” desse Outro (o irmão não “responde” no vidro) precipita angústia e depressão, pois revela ao menino que a unidade que ele imaginava partilhar com o gêmeo não existe de fato; ele está só diante de uma cópia silenciosa.
Citação de Rafael Siqueira em abril 24, 2025, 8:54 pmSem percepção de identidade
Sem percepção de identidade
Citação de Taiz Martins Estevao em abril 25, 2025, 7:26 pmO eu ainda está em formação, nesse momento da vida, a criança ainda está desenvolvendo a noção de si mesma como um ser separado do outro (processo de individuação). A identificação com o irmão pode ser mais forte do que com sua própria imagem, especialmente em gêmeos idênticos, onde o espelho apenas reproduz o que a criança já está acostumada a ver no outro
O eu ainda está em formação, nesse momento da vida, a criança ainda está desenvolvendo a noção de si mesma como um ser separado do outro (processo de individuação). A identificação com o irmão pode ser mais forte do que com sua própria imagem, especialmente em gêmeos idênticos, onde o espelho apenas reproduz o que a criança já está acostumada a ver no outro
Citação de Phgazillo em abril 26, 2025, 1:43 pmcomo se tratam sao gemeos identicos, ainda mais com as mesmas roupas e rotinas, ao se ver sozinho em seu quarto( o que pode ser considerado raro) o menino ao ver seu proprio reflexo no espelho nao teve maturidade ou discernimento para entender. e sua dependencia de seu irmao o fez acreditar que via seu irmao no espelho. crença essa que nao foi extinguida por sua mae.
como se tratam sao gemeos identicos, ainda mais com as mesmas roupas e rotinas, ao se ver sozinho em seu quarto( o que pode ser considerado raro) o menino ao ver seu proprio reflexo no espelho nao teve maturidade ou discernimento para entender. e sua dependencia de seu irmao o fez acreditar que via seu irmao no espelho. crença essa que nao foi extinguida por sua mae.
Citação de José Antônio dos Reis em abril 26, 2025, 10:57 pmA situação descrita ilustra uma dificuldade na passagem pelo Estádio do Espelho, onde a criança falha em se identificar com sua própria imagem unificada, confundindo-a com o outro (o irmão gêmeo), e projetando intenções nessa imagem. Isso reflete uma etapa crucial e potencialmente problemática na constituição do seu "Eu" e na sua inserção no universo simbólico familiar.
O menino está vivenciando uma perturbação no Estádio do Espelho. Ele não reconhece sua imagem refletida como sendo ele mesmo, mas sim como seu irmão gêmeo ("X"), o outro. Essa falha na identificação especular revela a natureza alienante da formação do Eu (que se constitui a partir de uma imagem externa).
Ao suplicar para a imagem (que ele acredita ser o irmão) pegar o cavalo, ele está preso na relação Imaginária (eu/outro especular), projetando seu desejo e interpretando a inércia do reflexo como recusa do irmão. Sua angústia e o fato de não chamar a mãe indicam dificuldade em recorrer à ordem Simbólica. Ao finalmente se queixar para a mãe ("O 'X' não quer brincar"), ele traz o conflito do registro Imaginário para o Simbólico, confirmando sua profunda misidentificação entre o eu e o outro.
A situação descrita ilustra uma dificuldade na passagem pelo Estádio do Espelho, onde a criança falha em se identificar com sua própria imagem unificada, confundindo-a com o outro (o irmão gêmeo), e projetando intenções nessa imagem. Isso reflete uma etapa crucial e potencialmente problemática na constituição do seu "Eu" e na sua inserção no universo simbólico familiar.
O menino está vivenciando uma perturbação no Estádio do Espelho. Ele não reconhece sua imagem refletida como sendo ele mesmo, mas sim como seu irmão gêmeo ("X"), o outro. Essa falha na identificação especular revela a natureza alienante da formação do Eu (que se constitui a partir de uma imagem externa).
Ao suplicar para a imagem (que ele acredita ser o irmão) pegar o cavalo, ele está preso na relação Imaginária (eu/outro especular), projetando seu desejo e interpretando a inércia do reflexo como recusa do irmão. Sua angústia e o fato de não chamar a mãe indicam dificuldade em recorrer à ordem Simbólica. Ao finalmente se queixar para a mãe ("O 'X' não quer brincar"), ele traz o conflito do registro Imaginário para o Simbólico, confirmando sua profunda misidentificação entre o eu e o outro.
