Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 406 of 414Next
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

Ja nascemos com a condiçao de nao sabermos viver sos no mundo, no caso deles e algo mais amplo, ter alguem igual fazendo as mesmas coisas sempre, ao separados se torna algo grande.

Stefene has reacted to this post.
Stefene

pela necessidade de alto determinação a criança reconhece o irmão em sua imagem do espelho, conscientemente requer que o irmão brinque com ele, mas não reconhece sua própria imagem atribuindo as suas necessidades, vontades , desejos  interiores a imagem exterior.

Ao olhar no espelho e ver a imagem "igual" do seu irmão,  ele ainda não tem discernimento sobre o seu EU , portanto acha que é  seu irmão que não responde ao seu estímulo de querer brincar.

Portanto ainda está aprendendo a "se ver" como indivíduo.

Stefene has reacted to this post.
Stefene

Pelo fato de o irmão ser idêntico a ele, ele sempre o  via como a si mesmo. Significa que não ocorreu ainda o amadurecimento do processo de percepção -consciência da própria imagem. Desse modo, a imagem refletida no espelho torna-se do irmão e não de si mesmo. Segundo Lacan, a imagem no espelho está no campo do imaginário.

Stefene has reacted to this post.
Stefene

A sensação que um dos irmãos gênios tem e que seu irmão está presente, ao aproximar do espelho ele tem essa certeza, porem, fica desapontado ao ver que não tem a resposta esperando, ou seja, no espelho só tem o reflexo da sua imagem e não o irmão. E desafiador pro garoto entender que não é o irmão que está ali.  Mas sim, seu reflexo. Sua mãe por vez acha melhor o conforta-lo do que dizer a verdade que está sem o irmão na quele momento.

Quantas vezes não passamos por isso na vida?  Se escondendo atrás de mentiras ao invés de encarar a realidade, que pode parecer dura mas sensata.

Os gêmeos ainda não formaram sua própria identidade, o eu dele está espelhado no outro .

Ele se vê no outro e não nele próprio, ele não se reconhece .

Acontece que o menino ao se ver no espelho, não soube identificar a sua própria imagem, com está sempre junto ao seu irmão gêmeo, ele apresentou dificuldade de se reconhecer. Certamente essa criança apresentará um processo mais complexo para a construção da própria individualidade, pois é um processo complexo que envolve não apenas o reconhecimento do outro, diante da relação de dualidade.

Mesmo não sendo específico a idade dos gêmeos, suponho 7 anos.

Onde inicia a percepção de espaço e diferenciação, começa a sentir emoções, e como externar com choro, assim sendo confortado pela mãe.

 

Dizemos que são gêmeos da primeira infância, os gêmeos estão reconhecendo juntos o espaço em que são inseridos, e a ausência do outro. Sendo necessário a intervenção da mãe, explicando que é momentâneo.

Está criança não teve a oportunidade de se reconhecer no espelho pelo fato de o irmão ser seu "espelho". Não houve o processo de dissociação das imagens corpórea pela igualdade entre os dois.

O irmão que ficou em casa acredita que a imagem no espelho é seu irmão. Provavelmente, ele vê seu irmão como uma extensão de si mesmo, como sendo "um com ele". Ele ainda não diferencia a imagem de seu corpo do seu próprio corpo físico e, consequentemente, não diferencia seu irmão de si mesmo. A imagem é, para ele, o real.

PreviousPage 406 of 414Next