Desafio - Módulo II
Citação de pedagoga.analima em setembro 7, 2025, 5:08 pmEstou começando agora a entender melhor a teoria psicanalítica, e uma coisa que me chamou atenção foi o conceito de alteridade, a ideia de que a gente só começa a se reconhecer como pessoa a partir da relação com o outro.
Pensando nos irmãos gêmeos, isso parece ainda mais interessante. Como eles são muito parecidos fisicamente e convivem desde o nascimento, pode ser difícil perceber quem é quem, tanto para eles quanto para quem está por perto. Mas, ao mesmo tempo, essa convivência tão próxima pode ajudar cada um a perceber as diferenças entre si, como gostos, atitudes e jeitos de pensar.
Acho que, mesmo sendo tão iguais, eles vão construindo o próprio eu ao se relacionarem um com o outro e com os adultos ao redor. É como se o outro fosse um espelho, mas também um limite, alguém que mostra que eu sou eu, e o outro é o outro.
Ainda estou aprendendo, mas entendi que a alteridade é essencial para a gente se formar como sujeito, e no caso dos gêmeos, esse processo pode ser mais complexo, mas também muito rico.
Estou começando agora a entender melhor a teoria psicanalítica, e uma coisa que me chamou atenção foi o conceito de alteridade, a ideia de que a gente só começa a se reconhecer como pessoa a partir da relação com o outro.
Pensando nos irmãos gêmeos, isso parece ainda mais interessante. Como eles são muito parecidos fisicamente e convivem desde o nascimento, pode ser difícil perceber quem é quem, tanto para eles quanto para quem está por perto. Mas, ao mesmo tempo, essa convivência tão próxima pode ajudar cada um a perceber as diferenças entre si, como gostos, atitudes e jeitos de pensar.
Acho que, mesmo sendo tão iguais, eles vão construindo o próprio eu ao se relacionarem um com o outro e com os adultos ao redor. É como se o outro fosse um espelho, mas também um limite, alguém que mostra que eu sou eu, e o outro é o outro.