Desafio - Módulo II
Citação de Keila barreto em novembro 19, 2025, 9:06 pmNa perspectiva da psicanálise, especialmente a partir de Freud e Lacan, a constituição do eu ocorre a partir da relação do bebê com o outro. Ao nascer, o ser humano encontra-se em um estado de desamparo e depende totalmente de alguém já instituído na linguagem e no mundo para se constituir psiquicamente.
No caso dos irmãos gêmeos, embora compartilhem o mesmo ambiente, cada um vivencia o processo de formação do eu de maneira singular. Isso acontece porque a constituição do eu depende da forma como cada criança é olhada, nomeada e reconhecida pelo outro — geralmente pelos cuidadores.
O estádio do espelho, descrito por Lacan, também ajuda a compreender essa situação. Mesmo sendo fisicamente parecidos, cada gêmeo cria uma identificação diferente com sua própria imagem e com a imagem do irmão. O irmão funciona como um “outro semelhante”, um espelho vivo. Assim, cada um se reconhece não apenas pela sua própria imagem, mas também pela diferença e comparação com o irmão.
Dessa forma, apesar de partilharem a mesma história inicial, cada gêmeo desenvolve um eu próprio, porque sua constituição subjetiva depende do modo singular como cada um se identifica, se diferencia e é inscrito pelo olhar do outro. Assim, a situação dos gêmeos ilustra que o eu não é algo inato, mas construído na relação com o outro e com a própria imagem.
Na perspectiva da psicanálise, especialmente a partir de Freud e Lacan, a constituição do eu ocorre a partir da relação do bebê com o outro. Ao nascer, o ser humano encontra-se em um estado de desamparo e depende totalmente de alguém já instituído na linguagem e no mundo para se constituir psiquicamente.
No caso dos irmãos gêmeos, embora compartilhem o mesmo ambiente, cada um vivencia o processo de formação do eu de maneira singular. Isso acontece porque a constituição do eu depende da forma como cada criança é olhada, nomeada e reconhecida pelo outro — geralmente pelos cuidadores.
O estádio do espelho, descrito por Lacan, também ajuda a compreender essa situação. Mesmo sendo fisicamente parecidos, cada gêmeo cria uma identificação diferente com sua própria imagem e com a imagem do irmão. O irmão funciona como um “outro semelhante”, um espelho vivo. Assim, cada um se reconhece não apenas pela sua própria imagem, mas também pela diferença e comparação com o irmão.
Dessa forma, apesar de partilharem a mesma história inicial, cada gêmeo desenvolve um eu próprio, porque sua constituição subjetiva depende do modo singular como cada um se identifica, se diferencia e é inscrito pelo olhar do outro. Assim, a situação dos gêmeos ilustra que o eu não é algo inato, mas construído na relação com o outro e com a própria imagem.
Citação de Luciano de Matos Carvalho em novembro 19, 2025, 11:17 pmNa representação da imagem de si mesmo no espelho, ocorre que em seu desenvolvimento do eu, resalta uma hipótese do Estágio do Espelho, em que Laccan defende, que a partir do seu reflexo e da alienação dessa imagem para a formação do Eu, reconhecimento de si, porém neste caso em específico o menino tem dificuldade em desenvolver uma identidade própria, separada do irmão, por não se reconhecer como um indivíduo único, pois a imagem de si no espelho, para ele representa uma outra pessoa.
Na representação da imagem de si mesmo no espelho, ocorre que em seu desenvolvimento do eu, resalta uma hipótese do Estágio do Espelho, em que Laccan defende, que a partir do seu reflexo e da alienação dessa imagem para a formação do Eu, reconhecimento de si, porém neste caso em específico o menino tem dificuldade em desenvolver uma identidade própria, separada do irmão, por não se reconhecer como um indivíduo único, pois a imagem de si no espelho, para ele representa uma outra pessoa.
Citação de Catia Adriani Cantelli em novembro 20, 2025, 2:43 amA presença de dois bebês nascidos simultaneamente cria uma situação estruturalmente distinta, mas não disruptiva, da constituição do sujeito. O eu ainda dependerá do Outro adulto, mas o gêmeo introduz nuances importantes na dinâmica da identificação, do imaginário e do espelhamento.
A presença de dois bebês nascidos simultaneamente cria uma situação estruturalmente distinta, mas não disruptiva, da constituição do sujeito. O eu ainda dependerá do Outro adulto, mas o gêmeo introduz nuances importantes na dinâmica da identificação, do imaginário e do espelhamento.
Citação de Marcio Gama. em novembro 22, 2025, 2:02 pmEstes dois estão juntos, desde o ventre, o que gera um paradigma, a ausência ainda que momentânea quebra este paradigma construído, o que causa dor, a dor da solidão e da perda, uma espécie de luto, ainda que momentâneo, embora seja algo ruim do ponto de vista do sentir, é algo maravilhoso para a evolução do ego.
Estes dois estão juntos, desde o ventre, o que gera um paradigma, a ausência ainda que momentânea quebra este paradigma construído, o que causa dor, a dor da solidão e da perda, uma espécie de luto, ainda que momentâneo, embora seja algo ruim do ponto de vista do sentir, é algo maravilhoso para a evolução do ego.
Citação de Paula Winiawer Lopes em novembro 23, 2025, 5:57 pmPara que a criança entenda a experiência do espelho, a presença de uma figura parental ou cuidador é fundamental. É essa pessoa que, ao nomear a criança ("este é você"), valida a imagem refletida como sendo a da criança, inserindo a dimensão simbólica (da linguagem) na relação imaginária. Em famílias de gêmeos, a forma como os pais os identificam e lidam com suas semelhanças e diferenças pode impactar diretamente nessa constituição subjetiva.
Para que a criança entenda a experiência do espelho, a presença de uma figura parental ou cuidador é fundamental. É essa pessoa que, ao nomear a criança ("este é você"), valida a imagem refletida como sendo a da criança, inserindo a dimensão simbólica (da linguagem) na relação imaginária. Em famílias de gêmeos, a forma como os pais os identificam e lidam com suas semelhanças e diferenças pode impactar diretamente nessa constituição subjetiva.
Citação de Paula Winiawer Lopes em novembro 23, 2025, 6:51 pmO eu corporal é constituído por aquela parte que se diferenciou do isso: pulsões parciais dirigidas inicialmente para o próprio corpo, antecedendo o eu propriamente dito, que depois se tornam narcísicas (dirigidas para o próprio eu). Freud afirma que o eu é a parte do isso que foi modificada pela influência externa, e que a percepção desempenha para o eu, o mesmo papel que a pulsão desempenha para o isso.
O eu corporal é constituído por aquela parte que se diferenciou do isso: pulsões parciais dirigidas inicialmente para o próprio corpo, antecedendo o eu propriamente dito, que depois se tornam narcísicas (dirigidas para o próprio eu). Freud afirma que o eu é a parte do isso que foi modificada pela influência externa, e que a percepção desempenha para o eu, o mesmo papel que a pulsão desempenha para o isso.
Citação de ALINE S BERNARDES SILVA em novembro 23, 2025, 11:36 pmO irmão que ficou em casa esta acostumado a ver a imagem do irmão gêmeo, então quando ele vê a sua propria imagem no espelho, ele deduz que aquele é seu irmãozinho e nao ele proprio. Só entendera essa situação com o tempo, ele vai crescendo e tomando consciencia de que tem um irmao igualzinho a ele .
O irmão que ficou em casa esta acostumado a ver a imagem do irmão gêmeo, então quando ele vê a sua propria imagem no espelho, ele deduz que aquele é seu irmãozinho e nao ele proprio. Só entendera essa situação com o tempo, ele vai crescendo e tomando consciencia de que tem um irmao igualzinho a ele .
Citação de heloalenk em novembro 24, 2025, 9:11 pmo menino ao se olhar no espelho acha que e seu irmão gemeo, como esta sempre acostumado a estarem juntos e acaba se aborrecendo ao achar que seu irmão não queria brincar com ele.
o menino ao se olhar no espelho acha que e seu irmão gemeo, como esta sempre acostumado a estarem juntos e acaba se aborrecendo ao achar que seu irmão não queria brincar com ele.
Citação de Fernanda Wedja em novembro 27, 2025, 12:41 amNascemos com problemas de identidade,todavia a vivência diária cria no inconsciente situações que nos fazem ver a diferença do outro espelhado ! No caso dos gêmeos um deles já se identificou,o outro todavia ainda está na busca ! Mesmo sendo gêmeos o eu se diferencia um do outro
Nascemos com problemas de identidade,todavia a vivência diária cria no inconsciente situações que nos fazem ver a diferença do outro espelhado ! No caso dos gêmeos um deles já se identificou,o outro todavia ainda está na busca ! Mesmo sendo gêmeos o eu se diferencia um do outro
Citação de Luana Ribeiro Amorim Felicio em novembro 28, 2025, 1:35 pmO irmão que ficou só, se vê no outro. Pois os dois possuem a mesma "imagem", características físicas. Ele se vê na imagem do irmão. Se identifica com o outro, se torna seu espelho.
O irmão que ficou só, se vê no outro. Pois os dois possuem a mesma "imagem", características físicas. Ele se vê na imagem do irmão. Se identifica com o outro, se torna seu espelho.