Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 51 of 351Next

O indivíduo em sua construção moral e intelectual, se espelha em alguém mais próximo, nesse caso o irmão gêmeo, que ambos se espelham e com a maturidade e desenvolvimento intelectual e emocional,vai percebendo de fato quem ele é do que gosta e não pelo comportamento do outro.

Por ser um menino ainda não consegue identificar a imagem do corpo com o EU.

Frente ao espelho, o gêmeo busca a interação sem ter noção de que se trata do seu próprio eu. A mãe, angustiada por ver um dos seus filhos em estado de desamparo após ele ter criado consciência de que está sozinho, diz “o seu irmão não quer brincar de cavalo”, criando a ilusão de que seu reflexo é seu irmão gêmeo (ideia errônea, pois, ele irá crescer acreditando que seu irmão é uma extensão do seu próprio eu). Seria indicado que os pais praticassem atividades que reforcem a a autonomia de ambos os filhos.

O estádio do espelho é quando se assume uma imagem. Como as crianças são pequenas e idênticas, ele assume o irmão como espelho e o espelho como irmão. Acredito que o assumir-se como pessoa única independente de ser gêmeo, acontecerá num processo evolutivo ao longo dos próximos anos, mas que isso precisa ser orientado pelos pais.

Na construção do eu, da imagem pessoal, haverá no caso de gêmeos uma angústia,  em.busca da subjetividade. O Gêmeo poderá se identificar  com.o.irmao não somente pela aparência,  mas pela própria vivência conjunta, porém  a formação  da sua identidade  sofrerá  conflitos por conta de sua subjetividade.

Compreendo que a proximidade e convivência com seu irmão gêmeo seja intensa, entretanto deve se analisar que ocorreu uma quebra de vinculo!

Aonde pela primeira vez se deparou com a frustração da ausência do seu fiel amigo de vida. Para compensar esta indignação ele utiliza o espelho para criar a sensação de pertencimento e que "o irmão sendo a mesma imagem dele" esta ali para acolhe-lo e brincar com ele. De ante mão cria-se uma nova perspectiva onde esta criança no colo de sua genitora relata que foi negado o seu pedido para pegar o cavalo de madeira e monta-lo, tornando assim uma segunda frustração.

Em resumo analiso que o ocorrido é um momento de inicio da criação da mentalidade de compreender que nem tudo é como queremos, que nem sempre estaremos unidos a todo o tempo com pessoas que amamos e que futuramente a genitora fomente a individualidade de cada gêmeo, pois estão vestidos de forma igual e como o texto diz que os únicos que sabem diferencia-los é a mãe e o irmão mais velho. Seria aconselhado que a mãe aflore a individualidade dos gêmeos para amadurecer a personalidade de cada um, e com isso tornará mais fácil que outras pessoas da convivência diferenciem eles de forma mais rápida.

Todo ser humano como personalidade é único e insubstituível mesmo se tratando de gêmeos. O normal é  ser diferente, tudo que não  é  bem resolvidos volta.Ele viu o irmão no espelho ,será  que já não está no momento de começar o autoconhecimento aplicado ao mundo infantil.Ele é  original,  não cópia. Igual eu só tem eu.Dificil é ser a gente.

A criança, após a experiência do espelho em que compartilha a experiência escópica com o outro, não pode mais confundir-se com o outro, nem com o outro do outro, nem com o pai, nem com a mãe e nem com o irmão gêmeo. A partir da experiência do espelho, não será mais como antes. É apenas após a experiência especular que a criança repete experimentalmente, por suas idas e vindas deliberadas diante do espelho, que ela começa, de certa forma, a se apropriar de seu próprio corpo e incorporar ali seu narcisismo primário. O seu próprio rosto que o espelho lhe revela e que será de agora em diante indissociável de sua identidade, solidária de seu corpo, tórax, tronco e membros, convence a criança de que ela é semelhante aos outros humanos, um dentre eles.???????

Um dos dois, quando se olha no espelho vê sua imagem refletida exatamente como a do seu irmão. Mas na verdade o que ele procura é conseguir ver suas capacidades individuas e o que o tornam diferentes do irmão.

O menino na situação apresentada não tem consciência de sua identidade, pois vive o tempo todo de frente ao irmão idêntico e pelo visto, a  mãe não se esforça para acentuar a diferença entre eles. Muito comum na criação de gêmeos , roupas iguais, mesmos perfumes, objetos, mesmo tratamento. Como se eles fossem um, o que pode retardar, ou causar prejuízos ao desenvolvimento dos mesmos.

PreviousPage 51 of 351Next