Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 59 of 312Next

O irmão que ficou em casa, ainda não distingue sua imagem com a de seu irmão.

Esta criança ainda não tem a percepção do eu da sua própria imagem, refletida no espelho. Por isso, acredita estar diante de seu irmão.

Jaqueline Borges Belmonte has reacted to this post.
Jaqueline Borges Belmonte

Estando ele sozinho, e por ser ainda criança, não distingue a imagem no espelho que não se trata de seu irmão e sim, dele mesmo, por isso ele acredita que o irmão não quer brincar, ainda não distinguiu a imagem da realidade.

Jaqueline Borges Belmonte has reacted to this post.
Jaqueline Borges Belmonte

O irmão gêmeo vê na imagem do espelho exatamente o outro. Como são exatamente iguais, ele não tem noção de diferenciação. Por ter crescido e convivido com alguém idêntico à si mesmo, ele tem dificuldade em reconhecer-se no espelho, pois a imagem semelhante do seu irmão não o ajuda a descobrir-se como indivíduo.

Percebemos que a vida é como um espelho, onde o outro reflete.

De acordo com estádio do espelho, Lacan apresenta noções acerca do desenvolvimento infantil e de acordo com a ilustração, os gêmeos se vêem no outro e não como um sujeito individualizado. Essa percepção só se modifica quando percebemos o outro.

Neste caso é preciso considerar inúmeros fatores que podem ter influenciado no comportamento do irmão que ficou em casa, que ao ver a sua própria imagem refletita, logo a associou a de seu irmão gêmeo. O processo de constituição do eu acompanha o desenvolvimento cognitivo humano na ótica da psicologia, mas abordando os conceitos da psicanálise referentes a imagem do eu, com certeza todos os elementos do processo de autoconhecimento introjetados no inconsciente exercem influência no reconhecimento de si mesmo no mundo enquanto indivíduo: no caso do menino que associou a sua imagem a do seu irmão identico (imagem mental), parece ser uma falha no processo de percepção da realidade, talvez causado pela falta de afirmação da sua própria personalidade.

A criança ainda não entrou no estádio do espelho por ter um irmão gêmeo idêntico

Vários  fatores podem ser analisados, em primeiro a experiência, a genética , o ambiente, etc...

Mesmo em caso de gêmeos  as experiências  são  individuais, portando  se um deles foi atacado  por um cachorro ou teve experiência  desagradável é bem possível  que o outro por não  ter essa experiência  não  veja o animal como ameaça, outro fator é  a genética, se um for alérgico ou sofrer algum problema respiratório, pode desenvolver um mecanismo  não  empático  a um fator de risco  que é  o pêlo, e o caso pode ser visto por outro ângulo, como  ciúmes,  de repente um tem um comportamento  obsessivo pelo outro,  assim qualquer  afeto pode ser uma ameaça  a  atenção  que deveria ser pra si,  etc.

Existe um problema de subjetividade onde o menino não consegue se identificar no espelho, se diferenciar do irmão e se ver como alguém independente.

Vê-se nitidamente que a os irmãos possuem uma independência apenas fisica, e não emocional, fato tal que levou o irmão que não estava doente a projetar seu irmão num espelho, objeto que ele provavelmente já conhecia.

PreviousPage 59 of 312Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱