Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 82 of 312Next

os irmão gêmeos estão ligados emocionalmente e fisicamente portanto deve ser trabalhado a sua individualidade visto que cada ser humana é único e responsável pelas suas decisões e conquistas.

No caso dos irmãos gêmeos, observa-se que por serem semelhantes fisicamente e por fazerem todas as atividades juntos, ainda não ocorreu o processo de formação da imagem pessoal como formador da função do eu; isso pode ser percebido quando o irmão que está em casa vê sua própria imagem, mas não se reconhece como indivíduo, atribuindo sua própria imagem ao irmão. Observa-se nesta dinâmica que o processo de constituição do eu, a partir da imagem corporal ainda não ocorreu, pois ao olhar no espelho não se vê a si mesmo, e sim um outro indivíduo.

Entendo que no estágio de formação do eu, buscamos uma identidade a partir da nosso própria imagem. Neste momento, em que a criança, começa a compreender quem é, diferenciando-se através da identificação do seu corpo com o mundo externo através a percepção da sua imagem corporal ele tem dificuldade de dissociar sua imagem da imagem do irmão que apresenta a mesma imagem corporal que a sua.

 

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

Eu não consigo acessar o Material

Faltou a percepção do eu

Por estar desenvolvendo a sua identidade o mesmo ,não percebeu que ao olhar no espelho estava visualizando a si mesmo .

A princípio, a criança não se reconhece como sujeito. Ela ao menos sabe que existe, quando bebê. Por isso a falta, o sentimento de abismo e desintegração. Para que a criança se reconheça como sujeito, primeiro ela vai se identificando com a figura materna ou figura que represente um sujeito para ela. No caso dos gêmeos, devido a criação que, por sinal, foi a de que não são sujeitos independentes e com suas identidades subjetivas, a criança se identificou com o seu irmão, ele reconhece sua imagem comparada ao do irmão

O que pode ter ocorrido é que o garoto ainda não teve  a oportunidade de se ver como individuo unico porque tem em seu irmão a propria imagem  refletida em suas açoes, sentimentos, percepções , pois  para ele é algo normal, quando se viu sozinho descobre um mundo estranho pra ele no qual ja não tem  seu irmão  como paramentro

O gêmeo que ficou em casa ainda nao havia se visto no espelho provavelmente , sem o desenvolvimento da sua identidade a crianca pensou ser seu irmao no reflexo do espelho .

Como temos uma necessidade do outro ao nascer, e como os irmão não tinham se separado ainda, mesmo sem um entendimento do que estava acontecendo ele sentiu a necessidade do irmão, que pra ele seria o ser que o introduzia no mundo.

Ao olhar pra o espelho ele via a imagem do irmão, o qual ele tinha como referência, e não a sua, o seu eu.

Espelhar é ter o outro como referência. Por meio da identificação com o outro é que podemos nos reconhecer e distinguir ,  construindo, assim,  o nosso próprio Eu. Acredito que a partir dessa identificação é que podemos  criar a nossa própria identidade.

O irmão que ficou em casa, por estar inserido em um ambiente familiar criou a ilisaõ de que seu irmão estava ali refletido na imagem do espelho. Isso acontece com os seres humanos ao nascer, a necessidade de um outro ser para ser introduzido ao mundo.

PreviousPage 82 of 312Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱