Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 97 of 380Next

A criança ainda não se reconhece em sua própria imagem. Através do espelho ele enxerga na sua imagem o outro. Como se ainda não houvesse a noção da individualidade, ou algum tipo de reconhecimento de si, dele enquanto um ser e do irmão enquanto um outro ser.

Os irmãos gêmeos com toda certeza iriam  se ver como o próprio reflexo do espelho, mais  com o tempo ambos  irão  ter uma nítida  percepção das diferenças comportamentais, que regem o ciclo individuazado de cada ser.

A ligação dos irmãos emocionalmente é forte, e isso causa uma dificuldade de se entenderem como seres individuais.  A fase de desenvolvimento criança/adolescente é uma etapa de descobrimento e autoconhecimento,  por isso seria interessante a família estimular o olhar para a individualidade dos gêmeos e fazer atividades de forma separada para que cada um possa ter uma experiência individual.

Para ele, estar diante do irmão é estar diante de si mesmo, como um ser completo. Quando entra em contato com o espelho e não a interação a qual esta acostumado, sente-se rejeitado sem entender que ele é um ser diferente do irmão apesar de serem exatamente iguais.

Ainda em processo de desenvolvimento do reconhecimento do eu, ao ver a imagem refletida no espelho e ainda não pelo fascínio da própria imagem entende que é o irmão e se sente frustrado pelo não reconhecimento necessitando de validação que por sua vez é realizada pela mãe.

Ao meu ver o menino não percebeu que era ele próprio e sim a imagem do seu irmão, pois fisicamente são idêntico, e por ser  a primeira vez que separou do seu irmão, ao deparar com espelho imaginou que estava falando com o irmão com quem estava sempre junto, talvez um impacto aconteceu, uma nova fase da vida da mesma forma que conhecemos alguém e não fala que tem irmão gêmeos ,e conhecemos o irmão conversando achando que é o outro ficamos desorientado na hora e depois acaba ficando normal... nesse momento e que vão descobrir nova fase da sua vida, cabe aos pais orientar de forma natural.

Referente ao que foi estudado nesse módulo, o irmão que ficou em casa ainda não tem a capacidade de se auto reconhecer ou reconhecer o irmão no espelho, e na nescidade procura a mãe, isso por não ter completamente formado seu eu.

Essa observação permite situar a identificação do irmão gêmeo como um semelhante no estádio do espelho. Ou seja, é no momento em que o eu se constitui como unidade a partir do reconhecimento da imagem especular que o gêmeo identifica seu irmão como tal.

A imagem que a criança vê no espelho não é o seu irmão, e, sim, ela mesma. O espelho que até então estava no seu quarto, nunca tinha sido olhado e colocada à criança a questão de sua aparência. A criança tomou sua imagem no espelho pela presença efetiva de seu irmão. Ela via seu irmão, mas nunca havia notado que eles eram iguais

Os irmãos gêmeos são idênticos em forma física porém, diferentes em ações no seu eu interior um é mais espontâneo mais criativo o outro é mais tímido mais retido então suas imagens mostram uma personalidade bem diferente suas imagens dizem o mesmo.

A imagem que a criança vê no espelho é a sua própria imagem e não a de seu irmão, o que eu perguntaria é se esse espelho teria sido apresentado a criança pois ela tomou o seu próprio reflexo como sendo o seu irmão.

PreviousPage 97 of 380Next