Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 119 of 234Next

"Na esquizofrenia, o afastamento da libido do mundo externo pode ter como conseqüência duas possibilidades: megalomania e hipocondria. É importante retomar a afirmação de Freud, no 'Caso Schreber', no qual escreve que o desligamento da libido do mundo externo não é um mecanismo específico da psicose."

Nessa frase ela diz tudo: Os sonhos, alucinações e visões dos psicóticos são processos primário!

Na esquizofrenia, a regressão da libido passa pelo narcisismo, dando origem aos fenômenos megalomaníacos, mas ela se estende ainda mais, e retorna ao auto-erotismo infantil, no mais “completo abandono do amor objetal.”

E notório que as  duas características da esquizofrenia segundo Freud e a megalomania e o desvio do seu interesse do mundo externo de pessoas e coisas.E importante aprimorar o conhecimento nesses casos para poder entender o libido do ser em  relação ao mundo externo e interno.

seria uma associação como defesa do ego e uma recusa da realidade Sublimar a  dor de não se aceitar por isso uma canalisão da libido de uma forma externa eis a loucura social de querer ser oque de fato não somos somente por um pouco de conforto para compensar o desamparo da fase infantica lutasse por uma aceitação para Sublimar a dor da rejeição e desamparo

A proposta é um ato de mediação do Eu que  se caracteriza com alta pretensão esquizofrênica mas a analise dos fatos vemos o descaracterizar  do personagem principal se fazendo na existencia de outro não mesmo permitindo que a cura na mediação venha existir.

Acho que como ser humano, no qual é dotado de prazeres e desejos reprimidos (ou não), o fato dessa pessoa não conseguir se enxergar da forma "real" (ou seja, ele não é o Presidente do país), ele acaba deixando de lado o eu. Ao se tornar outra pessoa, ele está nos dizendo que não se sente confortável consigo mesmo naquele papel, e atribuiu a si, imaginariamente, outro (ou ele mesmo).

O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.

E notório que a esquizofrenia  ,e o afastamento do libido do mundo e pode ter duas possibilidades a megalomania e o desvio de interesse do mundo  externo de pessoas e coisas.

Nesse caso o paciente retira seu prazer das pessoas e/ou dos objetos do mundo externo sem substitui-lo por outros fantasiosamente e quando o substitui é em um processo aparentemente secundário, parte de uma tentativa de recuperação destinada a conduzir a libido de volta a objetos. Como se o "ego" não funcionasse plenamente e o sujeito vivesse mais sobre a influência do "id" e quando o "superego" emerge secundariamente, tenta conduzi-lo a objetos, como um mecanismo de defesa.

Freud caracteriza o narcisismo como uma atitude que se origina do afastamento da libido do mundo externo e seu direcionamento ao ego. A esquizofrenia seria o protótipo do narcisismo em alto grau, ou seja, o ego é tomado como objeto e superinvestido libidinalmente.

PreviousPage 119 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱