Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 161 of 205Next

Na teoria de Freud, a libido é a energia psíquica associada aos instintos sexuais e à busca de prazer. Em pacientes esquizofrênicos, que frequentemente apresentam um distanciamento da realidade e uma fragmentação da personalidade, a libido pode ser desviada para outras áreas da psique.

Freud sugeria que em casos de esquizofrenia, a libido poderia ser retirada da realidade externa e investida no mundo interno do paciente, levando a um distanciamento ainda maior da realidade compartilhada. Isso pode resultar em delírios, alucinações e um desligamento das demandas sociais e emocionais normais.

Em termos dos mecanismos de defesa de Freud, a esquizofrenia pode ser vista como um exemplo extremo de regressão, onde o ego não consegue lidar adequadamente com as demandas do id e do superego, resultando em um colapso parcial ou total da realidade psíquica.

A esquizofrenia é um clássico da psicanálise. Manias de perseguição, escutar vozes, achar que tem um chip na cabeça, pensar que é Jesus ou o papa, são alguns comportamentos dessa doença mental.

Freud, relata que a acabamos por ter duas personalidade, por criar uma realidade que  não existe.  Criamos um mundo todo ilusório.

no caso em tela, parece -me que o individuo teve seu estado primário ( narcisismo) exacerbado e descontrolado. isso fez com que o individuo criasse uma fantasia no lugar da realidade e nesse lugar ele realmente é o presidente dos EUA. Assim o individuo teve sua libido (energia psíquica) depositada na fantasia e completamente isolada da realidade ( afastada dos objetos externos). Em outras palavras o individuo acredita que esta com o seu eu saudável e vive num mundo real onde ele é o presidente dos EUA.

Com base no material ofertado!

a situação que o paciente esquizofrênico se encontra, de afastamento da libido de pessoas e referências do mundo externo, é em função do ID.

parte inconsciente e ilusória do nosso sistema psíquico. E aboque tudo indica, grande carência da presença consciente do ego e mediadora do superego.

o ponto da esquizofrênica é um transtorno psicológico, onde a psicanálise já não tem mais intervenção para cura.

aquela parte insconsciente e em busca constante por prazer, do nosso aparelho psíquico já domina aquele ser, de tal forma que as outras partes já não exercem mais domínio suficiente.

Um dos mecanismos psicológicos base, que Freud identificou  para o desenvolvimento do narcisismo é a "fixação" que se desenrola durante a fase inicial do desenvolvimento psicossexual que está na fase Oral e Fase Anal, onde segundo Freud (1856-1939), a fixação ocorre quando uma pessoa fica retida em uma fase particular do desenvolvimento psicossexual devido a conflitos não resolvidos, e no caso do narcisismo, uma fixação na fase oral ou na fase anal pode levar ao desenvolvimento de traços narcisistas na idade adulta.

O esquizofrênico acabei perdendo o libido e acaba fantasiando seu mundo interno, assim acaba se mostrando que tem várias personalidades dentro dele, assim acredita ser qualquer figura pública, ou se inserindo em outras profissões ou o que realmente quer.

O indivíduo "deixa de existir" e aos poucos nasce uma personalidade nova, perdendo o gosto das coisas que interessava antes. Fica preso as próprias ideias e vive como se os próprios pensamentos fossem reais.

Entendo como a questão do narcisismo primário.

O afastamento da realidade da-se em virtude de percepção megalomaníaca do mundo e das pessoas ao redor, criando a realidade “própria” ao indivíduo em condição de esquizofrenia

PreviousPage 161 of 205Next