Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 170 of 204Next

Na maioria de nós, quando a libido é tirada de um objeto externo, logo procura outro objeto de satisfação externa. Esse processo não acontece da mesma forma na esquizofrenia.

Na esquizofrenia o objeto de prazer é o ego, é interno, centrado em si mesmo, esse é um processo de megalomania.

Sabe-se que o auto-erotismo, o narcisismo, e a investida no mundo exterior são processos naturais do desenvolvimento humano. Nos casos de esquizofrenia, esse processo não se desenvolve de maneira linear, já que a libido pode regredir as fases do auto-erotismo ou paralizar no narcisimo.

Embora a megalomania não ser exclusivamente ligada a esquizofrenia, ela se apresenta como uma consequência da esquizofrenia. O mesmo vale para a hipocondria. A mania de grandeza ou a autodepreciação e preocupação excessiva com a saúde podem ser consequências da esquizofrenia, pois o ego é o objeto principal, a vida do sujeito é centrada em si mesmo, não tendo o mundo exterior como objeto de satisfação da libido.

Não ocontece a evolução para um narcisismo secundário,  permanecendo a libido no 'eu' ideal.

O sujeito passa a ficar preso na imagem ideal de si, preso no narcisismo primário e assim mantendo a libido no seu 'eu' somente como objeto e não como sujeito investimento.

A esquizofrenia é um transtorno mental, o afastamento da libido envolve a perda de contato com a realidade, alucinações, delírios, pensamento e comportamento anômalos, redução das demonstrações de emoções, diminuição da motivação e problemas no desempenho diário, afetando diversas áreas como o profissional, social, relacionamentos e autocuidado.

Na concepção psicanalítica a esquizofrenia consiste na não estruturação do eu (em razão de experiências traumáticas na fase oral), onde este EU fragmentado leva o psicótico a uma organização pulsional autoerótica, afastando assim, o seu EU da realidade.

Especificamente, as pessoas com Esquizofrenia apresentam dificuldade no desenvolvimento dos processos primários, levando muitos médicos a concluir que estes indivíduos sofrem de inibição sexual, incapacidade para sentir prazer, com o predomínio da sintomatologia negativa na esfera do desejo.

Lendo o texto concluo que o mecanismo se refere ao narcisismo primário!

Segundo a psicanalise, é desenvolvida e constituida pelas ters instancias id, ego, e superego."O eu necessita lidar e cessar ambas estimulações, tanto internas quanto externas, e fracassa, fica dividido, como uma falha que não se completa e permanecerá como um núcleo inacessível de caráter traumático onde se destinarão a formação dos sintomas e as fantasia."

Na esquizofrenia ocorre um afastamento da libido e dos objetos externos, o que resulta no enfraquecimento do ego e da perda da realidade.

 

O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção  do individuo, buscando outra identidade.

O exemplo parece se enquadrar com o mecanismo de defesa do ego denominado deslocamento, porque parece haver um deslocamento do eu para um objeto externo como meio de se proteger de desconfortos e desprazeres que experienciou na fase de desenvolvimento da personalidade e que ainda persistem na vida adulta como narcisismo.

PreviousPage 170 of 204Next