Desafio - Módulo III
Citação de EmanuelAraujo em março 25, 2023, 11:19 pmA líbido foi direcionada ao desejo imaginativo e alucinatório do sujeito.
A líbido foi direcionada ao desejo imaginativo e alucinatório do sujeito.
Citação de Soraia Ramos em março 25, 2023, 11:28 pmA troca de libido trás a troca de sua percepção. A imagem do ser fica danificada com desvios e alterações.
A troca de libido trás a troca de sua percepção. A imagem do ser fica danificada com desvios e alterações.
Citação de Elis Regiane em março 26, 2023, 12:00 pmA esquizofrenia se constitui, basicamente, como um efeito dos processos avançados de destrutividade, seja da pessoa em rela- ção a si própria, seja em relação ao mundo externo. A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico grave e crônico, devendo ser diagnosticado o mais rápido possível, buscando remissão e menor impacto no funcionamento dos pacientes. É bastante caracterizada pela presença, em geral, de alucinações e delírios, discurso desorganizado, embotamento afetivo.
A esquizofrenia se constitui, basicamente, como um efeito dos processos avançados de destrutividade, seja da pessoa em rela- ção a si própria, seja em relação ao mundo externo. A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico grave e crônico, devendo ser diagnosticado o mais rápido possível, buscando remissão e menor impacto no funcionamento dos pacientes. É bastante caracterizada pela presença, em geral, de alucinações e delírios, discurso desorganizado, embotamento afetivo.
Citação de Hudson em março 27, 2023, 5:40 pmDe acordo com a teoria da constituição do eu de Freud apresentada nesse livro, o eu é formado por várias partes, incluindo o id, o ego e o superego. Quando a libido é afastada dos objetos externos na esquizofrenia, pode-se argumentar que o ego não está funcionando adequadamente e não é capaz de regular as pulsões do id. Além disso, a falta de uma relação saudável entre o ego e o mundo externo pode levar a uma ruptura na integração do eu. Freud acreditava que a esquizofrenia poderia ser resultado de um conflito entre o ego e o mundo externo, que poderia levar a uma retirada da libido dos objetos externos e à formação de uma fantasia de grandeza. Portanto, a hipótese de Freud é que a esquizofrenia pode resultar de um enfraquecimento do ego e de sua capacidade de lidar com o mundo externo.
Então os esquizofrênicos tornam-se inacessíveis à influência da psicanálise e não podem ser curados por nossos esforços porque a sua condição é caracterizada por uma retirada da libido dos objetos externos e uma ruptura na integração do eu, o que torna difícil para o terapeuta estabelecer uma relação terapêutica e estabelecer um diálogo significativo com o paciente. Além disso, a tendência dos esquizofrênicos para a fantasia de grandeza pode fazer com que eles resistam a qualquer sugestão de que algo está errado com sua forma de pensar ou perceber o mundo. Isso pode tornar a psicanálise ineficaz para tratar a esquizofrenia. No entanto, é importante notar que a psicanálise pode ajudar os pacientes
De acordo com a teoria da constituição do eu de Freud apresentada nesse livro, o eu é formado por várias partes, incluindo o id, o ego e o superego. Quando a libido é afastada dos objetos externos na esquizofrenia, pode-se argumentar que o ego não está funcionando adequadamente e não é capaz de regular as pulsões do id. Além disso, a falta de uma relação saudável entre o ego e o mundo externo pode levar a uma ruptura na integração do eu. Freud acreditava que a esquizofrenia poderia ser resultado de um conflito entre o ego e o mundo externo, que poderia levar a uma retirada da libido dos objetos externos e à formação de uma fantasia de grandeza. Portanto, a hipótese de Freud é que a esquizofrenia pode resultar de um enfraquecimento do ego e de sua capacidade de lidar com o mundo externo.
Então os esquizofrênicos tornam-se inacessíveis à influência da psicanálise e não podem ser curados por nossos esforços porque a sua condição é caracterizada por uma retirada da libido dos objetos externos e uma ruptura na integração do eu, o que torna difícil para o terapeuta estabelecer uma relação terapêutica e estabelecer um diálogo significativo com o paciente. Além disso, a tendência dos esquizofrênicos para a fantasia de grandeza pode fazer com que eles resistam a qualquer sugestão de que algo está errado com sua forma de pensar ou perceber o mundo. Isso pode tornar a psicanálise ineficaz para tratar a esquizofrenia. No entanto, é importante notar que a psicanálise pode ajudar os pacientes
Citação de Bruno cavalcante da silva em março 28, 2023, 1:29 pmA mudança da libido leva o indivíduo a ter alterações ou percepções sobre sua personalidade e identidade, pode ser que o id e o ego estejam trabalhando juntos de alguma maneira fazendo tal processo
A mudança da libido leva o indivíduo a ter alterações ou percepções sobre sua personalidade e identidade, pode ser que o id e o ego estejam trabalhando juntos de alguma maneira fazendo tal processo
Citação de Renata helena de paula em março 28, 2023, 5:22 pmNa perspectiva da observação psicanalítica, a esquizofrenia se constitui, basicamente, como um efeito dos processos avançados de destrutividade, seja da pessoa em relação a si própria, seja em relação ao mundo externo.
Na perspectiva da observação psicanalítica, a esquizofrenia se constitui, basicamente, como um efeito dos processos avançados de destrutividade, seja da pessoa em relação a si própria, seja em relação ao mundo externo.
Citação de Eva Regina Carrazoni Chagas em março 28, 2023, 8:24 pmPara Freud, a libido é desviada, mas permanece presa e, isso provoca delírios de grandeza. A libido não se dirige a objetos externos, fica dirigida aos delírios e a Psicanálise não consegue ajudar. Hoje a Neurociência registra que o quadro de esquizofrenia decorre de problemas nos neurotransmissores e, então, via medicação, é possível minimizar os sintomas, tendo a pessoa uma vida mais tranquila.
Para Freud, a libido é desviada, mas permanece presa e, isso provoca delírios de grandeza. A libido não se dirige a objetos externos, fica dirigida aos delírios e a Psicanálise não consegue ajudar. Hoje a Neurociência registra que o quadro de esquizofrenia decorre de problemas nos neurotransmissores e, então, via medicação, é possível minimizar os sintomas, tendo a pessoa uma vida mais tranquila.
Citação de katiane Rodrigues de Andrade em março 29, 2023, 12:26 amQue a pessoa se acha o Eu , com o ego auto suficiente
Que a pessoa se acha o Eu , com o ego auto suficiente
Citação de Daniele Figueiredo em março 29, 2023, 11:32 pmO esquizofrênico possui um EU desorganizado, fragmentado, voltado à uma extrema valorização ao EU ideal, proporcionando a incoerência do pensamento, da ação, da afetividade e afastamento da realidade com atividades mentais fantasiosas e delirantes. A realidade torna-se singular ao sujeito, dessa forma, influenciando todo o seu funcionamento mental. Essas manifestações delirantes e imaginativas visam proteger o sujeito das angústias. O sujeito perde a consciência de seus próprios limites.
O esquizofrênico possui um EU desorganizado, fragmentado, voltado à uma extrema valorização ao EU ideal, proporcionando a incoerência do pensamento, da ação, da afetividade e afastamento da realidade com atividades mentais fantasiosas e delirantes. A realidade torna-se singular ao sujeito, dessa forma, influenciando todo o seu funcionamento mental. Essas manifestações delirantes e imaginativas visam proteger o sujeito das angústias. O sujeito perde a consciência de seus próprios limites.
Citação de karolaine oliveira Souza em março 30, 2023, 12:01 pmcria uma imagem que nao existe... vive em mundo de ilusao.
cria uma imagem que nao existe... vive em mundo de ilusao.