Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 226 of 267Next

O ser humano precisa passar por um processo de Humanização, resgatar os sentimentos e emoções que nos fazem seres racionais, com toda sua força e ao mesmo fragilidade.

O espaço de cuidado horizontal reconhece a autonomia do usuário, estabelece uma relação de parceria, desconstrói a hierarquia tradicional, estimula a comunicação e participação, prioriza as necessidades do usuário. Sendo fundamental numa relação de confiança e essencial para alcançar melhores resultados.

Um bom planejamento um ambiente acolhedor trazendo maior qualidade e evitando possíveis crises e  frustrações

O paciente tem que ter acesso a um lugar seguro, onde possa vir falar sobre seus problemas, medos, frustações etc. E que através disso não venha a ser julgado.

Lembrando que o SUS e até mesmo os planos de saúde particular não tem dado a devida importância a problemas psicológicos.

Entende-se que ao adotar o espaço de cuidado horizontal na saúde, a equipe interdisciplinar deve  considerar, observar a construção de vínculos entre usuário e profissional, dessa forma fortalecendo a relação terapêutica, valorizando a colaboração dos profissionais de saúde e usuário na promoção da autonomia integral, com a proposta do tratamento humanizado.

Penso que nesse modelo horizontal, a relação entre profissional e usuário não se dá pelo controle ou imposição de saberes, mas pela escuta, pelo acolhimento e pela corresponsabilidade no processo de saúde. Isso fortalece a adesão ao tratamento, promove maior autonomia do sujeito e amplia a eficácia das ações de cuidado, pois estas são construídas em diálogo, respeitando as necessidades e os contextos individuais

Baseado nas necessidades físicas e mentais do paciente, discutidas com o grupo de trabalho, é possível traçar um plano de trabalho mais eficaz e que realmente atenda o paciente.

Porque, dessa forma, há um tratamento mais humanizado, permitindo um ambiente mais colaborativo entre profissionais de saúde e o paciente, valorizando a parceria. Com isso, o paciente responde positivamente ao tratamento, visto que o ambiente é propício para tal.

Ao adotar uma leitura psicanalítica do sujeito e das relações, a proposição destaca a importância de acolhimento, escuta ativa e empatia. Isso humaniza os serviços de saúde, promovendo um ambiente de cuidado mais acolhedor, caloroso e respeitoso.

A partir de leituras realizadas, identifica a importância do vinculo entre usuário e profissional  no tratamento das demandas apresentadas, pois os psicanalistas ajudam os pacientes a acessar sua mente inconsciente para recuperar as emoções reprimidas ou já esquecidas que influenciam no comportamento  humano e suas implicações no meio em que vivem. Dessa forma o trabalho da equipe interdisciplinar deve ser pautada nesses vinculos adquiridos através da  escuta ativa na dimensão horizontalizada na saúde, pois valoriza o conhecimento e a participação do usuário na promoção da sua autonomia de forma integral.

PreviousPage 226 of 267Next