Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 122 of 167Next

Me deparei com vários sentimentos, porém, o mais marcante é o de gratidão. Refletir na  história dos meus pais ajudou muito entender minha infância e onde estou agora.

Foi uma experiência interessante, pena que eu não me lembre quase nada antes dos 5 anos de idade.

tenho alguns fleches descontextualizados, mas as lembranças mais vívidas começam a partir dos 7 anos.

Tive uma infância muito saudável, naquela época, nós crianças tínhamos muito mais liberdade, íamos para a escola, almoçávamos e íamos pra rua, tínhamos nosso espaço e nossa turma e ficávamos ali brincando de tudo, fazíamos nossas próprias brincadeiras e resolvíamos os conflitos que aparecessem. Voltávamos às 10 em ponto, se passasse um minuto as havainas cantavam kk. Introspecção, gostar de ficar em casa, sozinho às vezes, levo estas características  comigo até hoje. Foi interessante se esforçar para lembrar de um tempo muito remoto, dar risadas com situações que foram rememoradas. Muito bom!

Foi uma experiência incrível, escrevi como se fosse o "eu criança" escrevendo para o "eu adulta". Senti saudades, fiquei emocionada, me senti bobinha por me achar feia, e hoje sei a criança linda que eu era.  Percebi também o quanto eu fui e sou amada pelos meus pais, e na época achava que não. Inclusive tive a oportunidade de regatar alguns sonhos de infância, que eu havia abandonado, pois na adolescência eu considerei eles impossíveis, e hoje sei que estou perto de realizá-los, mesmo sem perceber. Senti tanto orgulho de mim, de onde eu vim e onde estou hoje. Foi como se as dificuldades de uma infância humilde não tivessem me marcado de forma negativa, muito pelo contrário, me tornaram uma mulher forte, e apesar de todas essas dificuldades, fui uma criança feliz, talvez porque não faltou amor por parte dos meus pais. Quando alguém tentava me discriminar pela pobreza, eu me sobressaía pela educação e inteligência.

Auto análise é uma constante pra mim. É um exercício diário, profundo, exige dedicação e disciplina.

Não vou detalhar sentimentos por tratar-se de algo muito pessoal para ser exposto em um fórum aberto, mas foi por meio da auto análise que superei muitos traumas de infância e a perda repentina de um ente querido.

bem, no começo tive um sentimento de alegria, proteção e felicidade; mas no decorre das lembranças, fui me sentindo um pouco confuso triste e com um certo medo. quando as lembranças chegaram a fase jovem me retornaram o sentimentos de alegria e conquista me vieram a minha mente.

Alegria e muita gratidão, pois fez eu refletir em coisas ruins que se tornaram boas com as superações e aprendizados

Minha infância foi triste e feliz ao mesmo tempo nasci num lar evangélico porém desestruturado pai alcoólatra mãe doente mental agressiva nervosa irmã drogada e agressiva sofri abuso físico e sexual moral psicológico desde a infância até fase adulta descobrir autismo deficiência intelectual com 35 anos ex garota de programa conseguir fazer 2 faculdade tenho problema com homem e de me aceita como mulher já que fui vítima de pedofilia e estrupros já pensei no passado ser homem transexual porque achava que ser mulher e um castigo hoje não me sinto mais assim e ver meu ex namorado coroa como meu papai no passado foi problemático

Pra mim o processo de autoanálise é cíclico e não linear, porque estamos a todo tempo nos transformando. A própria opção de cursar a Formação em Psicanálise Clínica para mim veio a partir de um processo de autoanálise, onde percebendo as minhas emoções, investigando meus pensamentos, crenças e descobrindo a respeito da verdadeira essência de cada ser humano, nasceu o desejo de explicar os processos da mente e da consciência e o curso pode então me auxiliar e enriquecer meu conhecimento e vocabulário a respeito do assunto. A autoanálise me ajuda a me perceber como um ser humano e ao mesmo tempo como um sopro divino, me reconectando com o próximo e com Deus, me tornando mais empática, mais grata a história familiar que carrego, e mais leve em relação as adversidades da vida. Consigo perceber que a vida é uma caminhada com desafios mas que pode ser boa e feliz, cujo nosso objetivo é voltar a nossa conexão com a essência e expressar isso na vida cotidiana, sendo melhores para nós mesmos e para os que convivem conosco. Ao perceber nosso lado sombra através da autoanálise ganhamos mais autonomia, auto responsabilidade e empatia pelo próximo, somos mais resilientes e capazes de perdoar. Autoanálise é necessária como prática de vida cotidiana, como tomar banho limpa o corpo, autoanálise limpa a mente.

A experiência foi emocionante e reveladora. Trazemos em nós os traumas da criança que fomos, assim como suas alegrias e tristezas. Olhar para nossa história nos traz compreensão para nossos comportamentos hoje, nossas emoções e até repulsas a determinadas questões. Este olhar deve ser amoroso, e deve nos fortalecer para uma vida adulta mais plena e consciente.

A princípio a experiência foi dolorosa, estranha, triste. Mas hoje poder fazer autoanálise e se respeitar, se amar e ter a maturidade de entender que até o último dia das nossas vidas estamos em constante processo de cura e evolução, é um grande passo.

A psicanálise é a cura pelo amor, e ela começa a partir de você

PreviousPage 122 of 167Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱