Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 126 of 131Next

Ao realizar a autoanálise lembre-me de vários momentos, e identifiquei que tive vários momentos felizes e tristes. Alguns momentos traumáticos que hoje já estão resolvidos e não influenciam em minha vida.

Eu sempre fui uma criança à frente da minha idade. Assumi grandes responsabilidades desde muito cedo devido ao fato de viver em um lar desfeito, onde tive de ocupar o papel de mãe enquanto minha mãe assumia o papel de provedora em nossa casa.
Em decorrência disso, eu amadureci muito mais cedo do que muitas pessoas da minha idade,  o que de certa forma anulou algumas fases da minha vida. Pulei fases da minha infância, pois tive de me tornar adulta muito cedo.
Por consequência, muitos dos meus sentimentos foram empurrados para debaixo do tapete e ao chegar a fase adulta foi necessário recorrer a psicoterapia. Adentrar o cerne da minha própria mente e resgatar sentimentos e emoções que eu camuflei e até mesmo suprimi foi doloroso e ao mesmo tempo libertador. Eu tive uma criança interior ferida. Só pude me curar de muitas coisas na minha fase adulta, através da terapia e do enfrentamento. Foi fácil? Claro que não! Mas me tornou uma pessoa muito melhor.

Pensando na autoanálise, já faço isso a muito tempo, sempre questionei muito meus “porquês” , repara meus padrões e identificava de onde possivelmente vinha! Consegui curar muita dor e perdoar meus pais, mas não foi fácil, essa análise pode causar dor, revolta, tristeza, mas porém pode trazer identificação, empatia e perdão !

Alegria. Saudade. Talvez tristeza com alguns acontecimentos nos sonhos envolvendo uma família, uma ponte estreita e muita chuva! Sempre sonho com meu pai já falecido. Tive uma infância muito feliz. Mas sinto muita falta do meu pai, que costumava ser super protetor. Autoanálise é gratificante porque nos leva a enxergar coisas dentro de nós que jamais conseguiríamos se não prestássemos atenção em nós como sujeito analisado.

Essa descrição da infância me fez sentir sim ambiguidades, emoções que me fizeram sorrir e também chorar.

porem o mais interessante é perceber como somos parecidos com nossos progenitores, de como tivemos que sublimar várias vezes para lidar com frustrações . E mesmo assim, ainda temos uma criança interior da qual sempre tentamos compreender .

experiência incrível

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:23 am

E então? Como foi a experiência para você? Estranha? Alegre? Saudosa? Triste? Que emoções você teve ao longo da escrita? Que medos, desejos e sonhos resgatou da infância? Haveria alguma relação entre eles e quem você é hoje?

Descreva essas sensações/emoções advindas de seu processo de reflexão.

Lembrar as dificuldades que passei na infância me faz valorizar mais as conquistas.

Relembrar a infância foi muito bom. Não tem nada triste em minha infância. Fui criado como filho único até aos 8 anos, meu pai estava na roça trabalhando, minha mãe cuidando da casa e eu brincando sozinho. Sabia onde meu pai estava e sabia onde minha mãe estava. Tudo de bom. Criado em fazenda, sem televisão, minha mente não foi cheia de coisas que não poderia fazer.

 

 

Foi muito bom fazer esta auto analise  pq foi alegre com humor saudosa lembrar da interação com meus pais o ensino e o que me tornei na  pessoa que sou hoje foi muito boa os ensinos dos meus pais ótimo esta experiencia adorei

Tive uma enfancia difícil, portanto a sensassão predominante foi de tristeza e pouca sensassão de alegria. Fui criado somente com minha mãe e isso que contribuiu para dificuldades financeiras. Tenho muitas lembranças ruins de momentos que não tinhamos nada em casa prara comer tendo que recorrer a ajuda dos vizinhos que nem sempre estavam dispostos a ajudar. Enfim, acredito que tudo isso trouxe impacto na vida adulta em algumas areas, mas pude encontrar superação em Deus e em sua palavra.

Ao experienciar a autoanálise foi um misto de sensações: conhecimento a principal, permeada por momentos e sentimentos de alegrias, tristezas, dor e fortalecimento. Sim, sem dúvidas meu passado tem muita influência no eu de hoje. E a compreensão desse passado, me faz melhorar o presente e desenhar um futuro melhor.

PreviousPage 126 of 131Next