Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 13 of 199Next

Saudosa. Vivi bons momentos na minha infância, as condições financeiras dos meus pais não eram vantajosas mais tive uma vida muito boa apesar das dificuldades, tudo o que me ocorreu me fez ser o homem que sou hoje. Só tenho que agradecer e nada a reclamar.

Foram sensações tristes, melancólicas, que retomam aspectos claros de um estado depressivo.

Fiz anteriormente. Compreendo minhas dificuldades e tenho consciência de muitas das coisas que hoje sinto e das quais gostaria de me livrar tiveram origem na infância.

Exercício muito interessante da proposta de autoanálise. A escrita, como tarefa individual e solitária nos leva a lugares profundos que muitas vezes nos negamos a  visitar em nós mesmo. Tenho como hábito esse tipo de exercício de escrita, entre outros. Algumas vezes há mesmo a estranheza do lugar em que é possível chegar, mas com o tempo e prática constante de análise e autoanálise tenho visitados lugares alegres e tranquilos de minha infância, algo que, de início, não era possível.

A experiência da autoanálise me levou à percepção do sentimento da busca de algo perdido. O ideal de uma mãe acolhedora, e esse ideal reconheço ter sido algo que nunca existiu, que foi uma idealização provavelmente sendo resquício edipiano. Essa questão ainda faz parte de mim, e produziu a fenomenologia da sublimação voltada à família amorosa à qual eu me propus a constituir.

A autoanalise é importante em todas as fases e no dia a dia em nossas vidas, para que possamos refletir sobre nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, por algo que fizemos ou por algo que ainda vamos fazer. É de uma gratidão e amor realizar a autoanalise. Vivi coisas incríveis e as ruins foram para o meu aprendizado e crescimento como profissional e pessoa.

Sim, já fiz... Misto de alegria, saudade, tristeza e clareza, vi-me diante da minha mais pura verdade ao defrontar-me com a ressignificação de situações atuais que antes ignorava por completo sua gênese... A leveza experimentada após essa autoanálise foi algo extraordinário... Passei a compreender certas situações recorrentes, a buscar maior compreensão a respeito do Universo reflexo do meu universo interior... Valeu!

Tenho o hábito de escrever sentimentos, emoções e lembranças, isso ajuda muito a trazer clareza para as situações, principalmente para a tomada de decisões. Achei extremamente positivo este exercício. as lembranças são maravilhosas, almoço em família com os avós, toda a família reunida, muita alegria e diversão. Sinto muitas saudades, parece que quando os avós falecem a familia se separa. lembranças maravilhosas das viagens de férias de verão com os pais e a irmã. Sinto-me uma pessoa privilegiada por ter muitas boas lembranças nossa família apesar de muitos desafios vive dentro de uma normalidade. Gosto também de olhar fotos impressas antigas, pois lembro de muitas coisas, adoro fotografias.

A infância é sempre um misto de emoções. Hora temos gratas recordações que nos enche de alegria e amor, hora são recheadas de dores e desilusões, momentos de solidão e separação.

Minha experiência é rica neste sentido, sentindo-me muito bem por relembrar meus momentos de infância, principalmente pela ignorância que tinha das realidades familiares que se passavam.

Também emocionantes foram as recordações de momentos não tão bons, em que a consciência mais desperta dos 8 anos me trouxeram.

Boas ou ruins, doces ou azedas as recordações fazem de mim a pessoa que sou, mais forte, mais resiliente e hoje intensamente emocional, com a maturidade pautando minha vida.

Uma experiencia de saudade do carinho da minha mãe, tristeza em algumas situações na infância, mas boas reflexões do passado que me deixou mais madura hoje.

PreviousPage 13 of 199Next