Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 143 of 149Next

Uma mistura de saudades e alegria.

O texto descreve como Sigmund Freud fundou a psicanálise no final do século XIX, inicialmente para tratar distúrbios como neuroses histéricas. A partir de 1900, com a publicação de “A Interpretação dos Sonhos”, Freud utilizou a autoanálise para explorar seus próprios sonhos, o que ajudou a popularizar a psicanálise. Embora a análise seja mais eficaz quando conduzida por um profissional, o texto sugere que a autoanálise pode ser aplicada pelo próprio indivíduo ao se confrontar com obras literárias, filmes ou situações do cotidiano que desafiem sua visão de si mesmo. Por exemplo, ao ler “Hamlet”, uma pessoa pode refletir sobre seus próprios conflitos internos e desejos reprimidos.

O texto descreve como Sigmund Freud fundou a psicanálise no final do século XIX, inicialmente para tratar distúrbios como neuroses histéricas. A partir de 1900, com a publicação de “A Interpretação dos Sonhos”, Freud utilizou a autoanálise para explorar seus próprios sonhos, o que ajudou a popularizar a psicanálise. Embora a análise seja mais eficaz quando conduzida por um profissional, o texto sugere que a autoanálise pode ser aplicada pelo próprio indivíduo ao se confrontar com obras literárias, filmes ou situações do cotidiano que desafiem sua visão de si mesmo. Por exemplo, ao ler “Hamlet”, uma pessoa pode refletir sobre seus próprios conflitos internos e desejos reprimidos.

A sensação que tive foi de saudosismo, nostalgia, porque apesar de problemas familiares que também vivi, a maior parte foi boa, com a vivência com avós que hoje não estão mais vivos. Muita saudades da minha infância e das pessoas que fizeram parte dela

Ao relembrar minha infância sinto um misto de emoções. São lembranças de uma infância muito bem cuidada pelos meus pais, mas também afetada por limitacoes emocionais de ambos que sem perceber transpareciam a mim e `a minha irmã falta de algo. Lembro do meu pai se lamentando de um passado que nao voltaria a viver, infeliz com o presente. Isso me gerava um sentimento de pena e desejo de ter poder para resolver o problema dele pois foi um pai sempre muito amado e carinhoso com as filhas.

Ver meu pai se colocando como vitima da situação, me fez crescer e repetir o comportamento sempre que as coisas nao eram como eu desejava.

Apesar de tudo isso meus pais sao herois e perfeitos na minha visão de criança. Hoje sinto uma gratidão a eles  enorme e eterna por todo carinho e proteção que recebi dos dois.

Ainda não realizei um processo de auto análise.

Fazer uma auto análise em meio um contexto geral para mim é um desafio! São sentimentos de abandono com sentimentos de incertezas e medos daquilo NN que se quer exite. Traz uma infância difícil e solitária atrelada a uma esperança de dias melhores. Foi como se hoje tudo voltasse a ser visto. Porém com uma grande diferença de conquistas e vitórias.

Ainda não mas vou fazer

 

lembro-me vividamente, quando eu fiz minha biografia e me debulhei nas imagens da infancia para descreve-las, as dores surgiram eminentes como se fossem de agora, as lagrimas escorriam dos meus olhos, foram dias de luto, dor, solidão, tristeza... e sempre que abro esse meu livro, as sensações novamente invadem minha mente.

essa auto analise é tão incrivel e necessaria.

Uma mistura de emoções,por um lado bom s e outros nem tanto. Mas a autoanálise nos permite melhorar a nós mesmos de forma progressiva.

PreviousPage 143 of 149Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱