Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 191 of 200Next

A autoanálise, proposta inicialmente por Freud em sua obra A Interpretação dos Sonhos, consiste em um exercício de reflexão profunda sobre os próprios pensamentos, emoções e comportamentos. Ainda que idealmente seja conduzida por um profissional, pode ser realizada de forma individual, especialmente por meio da escrita e da análise de obras literárias. Essa prática contribui para o autoconhecimento e o desenvolvimento da capacidade analítica e interpretativa. Ao relacionar a autoanálise com a literatura, é possível ampliar a compreensão de si mesmo e da experiência humana, enriquecendo o olhar sobre os textos e sobre a própria subjetividade.

1. Foi uma sensação de alegria todo que vivi veio na lembrança tive uma mãe maravilhosa cheia de força,me vejo nela muitas vezes , saudades também vivi intensamente minha infância mesmo sem muita condição financeira mais existia amor e respeito muitas lembranças maravilhosas

Legal a experiência, faz refletir sobre quem nos tornamos hoje, reflexos de nossa criacao e de como podemos curar nossas dores, traumas, para uma vida melhor e mais saudavel.

Passei cerca de uma hora expressando todos os meus sentimentos e isso foi reconfortante, me sinto nova.

Minha infância foi tranquila, tinha meus pais por perto, porém lembro-me q não tinha crianças pra brincar, só vizinhança adulta,então brincava muito sozinha,e pra uma criança isso é triste,me sinto mais criança agora depois de adulta rsrs, Boa Sorte a todos!!

Minha mãe faleceu a 8 anos atrás e eu fiquei muito angustiado e como que perdido. Busquei nas leituras de obras da psicanálise e na própria autoanálise a estima necessária para continuar tocando a vida em frente. Hoje, mesmo com a ausência física da mãe tento sublimar com obras de caridade ao próximo e com os estudos.

Estou sempre tentando fazer uma auto analise, a sensação muitas vezes é de felicidade e gratidão por ter chegado até aqui. Mas em alguns momentos vem o medo, a angustia. O que acredito ser mais do que natural pois nao vivemos em um unico estado 100% do tempo.

Mas fazer auto analise é super importante para o auto conhecimento.

Uma autoanalise pode ser bem tranquila ou devastadora, mas com certeza, destravadora. Interessante como existem aspectos do nosso passado que não recordamos e que o fato de escrever traz a tona junto com um mix de sentimentos.

Ao realizar a auto-análise, percebi de forma clara que a maioria das experiências vividas na minha infância contribuíram para a construção do meu eu. Medo e coragem, estar com muitas pessoas ou estar só, ter e o não ter me ajudaram a ser quem atualmente sou.

Minha identidade e propósito estão claramente definidos.

A auto-análise é ma viagem analítica e introspectiva que me projeta para uma versão melhor do meu eu.

Jone Cirilo

A auto análise ajudou a construir não apenas pontes do conhecimento sobre mim mesmo, mas a compreender o sintoma e as formas que elas escapam.
Porém, é limitada. Alguns fatores -  são feitos por mecanismos de defesa - para nós não entendermos, a partir daí, a análise externa ganha destaque.

PreviousPage 191 of 200Next