Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 221 of 221
Citação de Psvaleebce em outubro 15, 2025, 4:25 pm

A literatura, a filosofia e a psicanálise se entrelaçam como três vozes de uma mesma busca: compreender o ser humano e seus desejos ocultos. Freud revelou que toda criação nasce da falta, daquilo que o sujeito tenta simbolizar pela arte e pela palavra. Assim, escrever é também curar — uma forma de sublimação do inconsciente. Platão quis expulsar os poetas, mas foi a poesia que permaneceu explicando o que a razão não alcança. Entre o sonho e o pensamento, a literatura revela a alma humana em sua forma mais profunda.

literatura, a filosofia e a psicanálise

Módulo 5.psicanalise+ literatura+filosofia+ interpretações de sonhos/ auto análise

Bem, vim de família disfuncional, passei por inúmeros acontecimentos que de tão impactantes, lembro até hoje, principalmente os que exerciam vergonha ou impotência diante das violências e permissões abusivas em suas continuidades, mera ouvinte, não participante, invisível, desprezível, não era homem pra poder ter valor e autoridade, esconderijos  e amigos invisíveis protetores e pesadelos constantes, busca insaciável por respostas, agora já com 54 anos, orando a Deus por autocura e pela cura de minha mãe com Alzheimer, tentando recuperar toda uma travessia de saques e impedimentos e perdas, uma corrida contra um tempo e mundo que não fui preparada, depressões e "burnout" seguidos de períodos inertes, por nunca terem sido identificados pra trata-los,mas que agora tudo precisa ser reconstruído na solitude de meu eu com Deus de minha esperança a completar a boa obra, em meio aos pros e contras e aos altos e baixos, clamo por Justiça divina para além de mim, a igreja de Cristo, os humanos e principalmente aos animais e meio ambiente diante de tantas barbáries que são descobertas pela internet.

A auto análise é um momento de reflexão e análise de tudo que já vivenciamos, pode ser uma reconstrução ou uma renovação de nossas emoções.

Experiência extraordinária aplicando em tudo na vida e  melhorando a cada dia

A literatura nos apresenta o mundo teórico e prático em conformidade com o olhar do autor, suas experiencias, percepções, vontades e espectativas do momento , passado e futuro. A filosofia nos provoca à reflexão crítica e busca os porquês, seus sentidos e significados. A psicanálise e os psicanalistas buscam entender essas representações no inconsciente humano e descobrir caminhos para viver a vida, de forma mais livre e consciente.

A autoanálise e a leitura literária

A autoanálise, conceito desenvolvido por Sigmund Freud no contexto da Psicanálise, representa um exercício de reflexão sobre os próprios sentimentos, desejos e conflitos inconscientes. A partir da obra A Interpretação dos Sonhos (1900), Freud demonstrou que o sujeito pode compreender aspectos ocultos de sua mente ao interpretar símbolos e experiências pessoais. Quando aplicada à leitura literária, a autoanálise torna-se uma ferramenta de autoconhecimento, pois permite que o leitor se identifique com personagens, situações e dilemas morais, reconhecendo neles partes de sua própria subjetividade. Assim, o ato de ler transcende o simples contato com o texto e transforma-se em um processo de enriquecimento humano, ampliando a sensibilidade, a capacidade crítica e a compreensão de si mesmo e do outro.

PreviousPage 221 of 221