Desafio - Módulo V
Citação de Psvaleebce em outubro 15, 2025, 4:26 pmCitação de Psvaleebce em outubro 15, 2025, 4:25 pmA literatura, a filosofia e a psicanálise se entrelaçam como três vozes de uma mesma busca: compreender o ser humano e seus desejos ocultos. Freud revelou que toda criação nasce da falta, daquilo que o sujeito tenta simbolizar pela arte e pela palavra. Assim, escrever é também curar — uma forma de sublimação do inconsciente. Platão quis expulsar os poetas, mas foi a poesia que permaneceu explicando o que a razão não alcança. Entre o sonho e o pensamento, a literatura revela a alma humana em sua forma mais profunda.
literatura, a filosofia e a psicanálise
Citação de Psvaleebce em outubro 15, 2025, 4:25 pmA literatura, a filosofia e a psicanálise se entrelaçam como três vozes de uma mesma busca: compreender o ser humano e seus desejos ocultos. Freud revelou que toda criação nasce da falta, daquilo que o sujeito tenta simbolizar pela arte e pela palavra. Assim, escrever é também curar — uma forma de sublimação do inconsciente. Platão quis expulsar os poetas, mas foi a poesia que permaneceu explicando o que a razão não alcança. Entre o sonho e o pensamento, a literatura revela a alma humana em sua forma mais profunda.
literatura, a filosofia e a psicanálise
Citação de Samantha de carvalho em outubro 15, 2025, 7:51 pmMódulo 5.psicanalise+ literatura+filosofia+ interpretações de sonhos/ auto análise
Bem, vim de família disfuncional, passei por inúmeros acontecimentos que de tão impactantes, lembro até hoje, principalmente os que exerciam vergonha ou impotência diante das violências e permissões abusivas em suas continuidades, mera ouvinte, não participante, invisível, desprezível, não era homem pra poder ter valor e autoridade, esconderijos e amigos invisíveis protetores e pesadelos constantes, busca insaciável por respostas, agora já com 54 anos, orando a Deus por autocura e pela cura de minha mãe com Alzheimer, tentando recuperar toda uma travessia de saques e impedimentos e perdas, uma corrida contra um tempo e mundo que não fui preparada, depressões e "burnout" seguidos de períodos inertes, por nunca terem sido identificados pra trata-los,mas que agora tudo precisa ser reconstruído na solitude de meu eu com Deus de minha esperança a completar a boa obra, em meio aos pros e contras e aos altos e baixos, clamo por Justiça divina para além de mim, a igreja de Cristo, os humanos e principalmente aos animais e meio ambiente diante de tantas barbáries que são descobertas pela internet.
Módulo 5.psicanalise+ literatura+filosofia+ interpretações de sonhos/ auto análise
Bem, vim de família disfuncional, passei por inúmeros acontecimentos que de tão impactantes, lembro até hoje, principalmente os que exerciam vergonha ou impotência diante das violências e permissões abusivas em suas continuidades, mera ouvinte, não participante, invisível, desprezível, não era homem pra poder ter valor e autoridade, esconderijos e amigos invisíveis protetores e pesadelos constantes, busca insaciável por respostas, agora já com 54 anos, orando a Deus por autocura e pela cura de minha mãe com Alzheimer, tentando recuperar toda uma travessia de saques e impedimentos e perdas, uma corrida contra um tempo e mundo que não fui preparada, depressões e "burnout" seguidos de períodos inertes, por nunca terem sido identificados pra trata-los,mas que agora tudo precisa ser reconstruído na solitude de meu eu com Deus de minha esperança a completar a boa obra, em meio aos pros e contras e aos altos e baixos, clamo por Justiça divina para além de mim, a igreja de Cristo, os humanos e principalmente aos animais e meio ambiente diante de tantas barbáries que são descobertas pela internet.
Citação de Francile de Oliveira Pastoura Olimpio em outubro 17, 2025, 12:54 pmA auto análise é um momento de reflexão e análise de tudo que já vivenciamos, pode ser uma reconstrução ou uma renovação de nossas emoções.
A auto análise é um momento de reflexão e análise de tudo que já vivenciamos, pode ser uma reconstrução ou uma renovação de nossas emoções.
Citação de adilsoncostabr em outubro 17, 2025, 1:58 pmExperiência extraordinária aplicando em tudo na vida e melhorando a cada dia
Experiência extraordinária aplicando em tudo na vida e melhorando a cada dia
Citação de Antonio Carlos dos Reis em outubro 18, 2025, 7:18 pmA literatura nos apresenta o mundo teórico e prático em conformidade com o olhar do autor, suas experiencias, percepções, vontades e espectativas do momento , passado e futuro. A filosofia nos provoca à reflexão crítica e busca os porquês, seus sentidos e significados. A psicanálise e os psicanalistas buscam entender essas representações no inconsciente humano e descobrir caminhos para viver a vida, de forma mais livre e consciente.
A literatura nos apresenta o mundo teórico e prático em conformidade com o olhar do autor, suas experiencias, percepções, vontades e espectativas do momento , passado e futuro. A filosofia nos provoca à reflexão crítica e busca os porquês, seus sentidos e significados. A psicanálise e os psicanalistas buscam entender essas representações no inconsciente humano e descobrir caminhos para viver a vida, de forma mais livre e consciente.
Citação de Eliana Cerqueira de Oliveira em outubro 19, 2025, 2:29 am
A autoanálise e a leitura literária
A autoanálise, conceito desenvolvido por Sigmund Freud no contexto da Psicanálise, representa um exercício de reflexão sobre os próprios sentimentos, desejos e conflitos inconscientes. A partir da obra A Interpretação dos Sonhos (1900), Freud demonstrou que o sujeito pode compreender aspectos ocultos de sua mente ao interpretar símbolos e experiências pessoais. Quando aplicada à leitura literária, a autoanálise torna-se uma ferramenta de autoconhecimento, pois permite que o leitor se identifique com personagens, situações e dilemas morais, reconhecendo neles partes de sua própria subjetividade. Assim, o ato de ler transcende o simples contato com o texto e transforma-se em um processo de enriquecimento humano, ampliando a sensibilidade, a capacidade crítica e a compreensão de si mesmo e do outro.
A autoanálise e a leitura literária
A autoanálise, conceito desenvolvido por Sigmund Freud no contexto da Psicanálise, representa um exercício de reflexão sobre os próprios sentimentos, desejos e conflitos inconscientes. A partir da obra A Interpretação dos Sonhos (1900), Freud demonstrou que o sujeito pode compreender aspectos ocultos de sua mente ao interpretar símbolos e experiências pessoais. Quando aplicada à leitura literária, a autoanálise torna-se uma ferramenta de autoconhecimento, pois permite que o leitor se identifique com personagens, situações e dilemas morais, reconhecendo neles partes de sua própria subjetividade. Assim, o ato de ler transcende o simples contato com o texto e transforma-se em um processo de enriquecimento humano, ampliando a sensibilidade, a capacidade crítica e a compreensão de si mesmo e do outro.
Citação de yandra malungo em outubro 21, 2025, 2:38 amSim, já experimentei fazer autoanálise, mesmo que de forma simples, observando meus comportamentos, sentimentos e sonhos. Percebo que esse exercício me ajuda a entender melhor minhas reações e a origem de certos pensamentos. Às vezes, ao escrever ou refletir sobre o que sinto, descubro partes de mim que estavam escondidas.
A autoanálise me faz enxergar que o autoconhecimento é um processo contínuo — e que, quando nos escutamos com sinceridade, conseguimos lidar melhor com as emoções e agir de forma mais consciente no dia a dia.
Sim, já experimentei fazer autoanálise, mesmo que de forma simples, observando meus comportamentos, sentimentos e sonhos. Percebo que esse exercício me ajuda a entender melhor minhas reações e a origem de certos pensamentos. Às vezes, ao escrever ou refletir sobre o que sinto, descubro partes de mim que estavam escondidas.
A autoanálise me faz enxergar que o autoconhecimento é um processo contínuo — e que, quando nos escutamos com sinceridade, conseguimos lidar melhor com as emoções e agir de forma mais consciente no dia a dia.
Citação de Vania Lucia da Silveira dos Santos em outubro 21, 2025, 1:31 pmA auto análise para mim foi bem desafiador é como mergulhar em um rio de lembranças onde se relembram momentos bons e ruins e com esses momentos reflexões um misto de emoções que muita das vezes é difícil de lidar, mas que é necessário para o crescimento e amadurecimento do ser humano hoje há em mim resquícios de uma infância sofrida, com alguns medos e temores e uma coragem gigantesca que adquiri por meio da fé.
A auto análise para mim foi bem desafiador é como mergulhar em um rio de lembranças onde se relembram momentos bons e ruins e com esses momentos reflexões um misto de emoções que muita das vezes é difícil de lidar, mas que é necessário para o crescimento e amadurecimento do ser humano hoje há em mim resquícios de uma infância sofrida, com alguns medos e temores e uma coragem gigantesca que adquiri por meio da fé.
Citação de Alessandro Muniz em outubro 22, 2025, 2:16 pmAuto análise é desafiador.
Me deparei com meus medos que carrego até hoje.
Também das boas lembranças que levarei por toda minha vida.
Conclui que minha formação enquanto pessoa traz toda essa carga.
Auto análise é desafiador.
Me deparei com meus medos que carrego até hoje.
Também das boas lembranças que levarei por toda minha vida.
Conclui que minha formação enquanto pessoa traz toda essa carga.
Citação de Renato Marcelo Oliveira Jorge Filho em outubro 22, 2025, 6:00 pmÉ, Fazer essa autoanalise pode ser facil para alguns, mas eu tenho muitos esqueletos dentro do guarda-roupas. consigo entender facilmente varios dos pontos de melhora que preciso e o porque preciso.
É, Fazer essa autoanalise pode ser facil para alguns, mas eu tenho muitos esqueletos dentro do guarda-roupas. consigo entender facilmente varios dos pontos de melhora que preciso e o porque preciso.