Desafio - Módulo V
Citação de Rodrigo Barbosa Oliveira em maio 20, 2026, 1:39 pmAlegria. Gratidão. Humor. Na verdade, a autoanálise leva-nos a renovarmos sentimentos e lembranças meio que adormecidos. É como se fosse um filme com a mistura de todos os sentimentos e experiências vindo à tona. Digo que autoanálise é um mergulho nas lembranças daquilo que criou e estabeleceu a nossa essência.
Alegria. Gratidão. Humor. Na verdade, a autoanálise leva-nos a renovarmos sentimentos e lembranças meio que adormecidos. É como se fosse um filme com a mistura de todos os sentimentos e experiências vindo à tona. Digo que autoanálise é um mergulho nas lembranças daquilo que criou e estabeleceu a nossa essência.
Citação de Anderson Lino em maio 25, 2026, 1:36 pmsempre que leio algo, ou ouço algo que me toca de alguma forma ou faça algum sentido pra mim é inevitável entrar num processo de auto análise. Certas situações me levam muito para minha infância, a convivência com meus pais, um relacionamento que hj me parece que era de aparência, e aí me vejo numa situação análoga, e isso me faz refletir o quanto trazemos da nossa genealogia para nossa vidas e principalmente a necessidade quase q vital de romper com esse ciclo.
sempre que leio algo, ou ouço algo que me toca de alguma forma ou faça algum sentido pra mim é inevitável entrar num processo de auto análise. Certas situações me levam muito para minha infância, a convivência com meus pais, um relacionamento que hj me parece que era de aparência, e aí me vejo numa situação análoga, e isso me faz refletir o quanto trazemos da nossa genealogia para nossa vidas e principalmente a necessidade quase q vital de romper com esse ciclo.
Citação de Claudionor Santos em maio 29, 2026, 1:16 pmFelicidade. Reconhecer. Leveza. No fundo, olhar pra dentro de nós faz com que sentimentos e memórias esquecidas despertem de novo.
Parece um filme onde todas as emoções e vivência vêm à superfície. Pra mim, fazer auto analise é mergulhar nas recordações que formaram quem a gente é de verdade.
Felicidade. Reconhecer. Leveza. No fundo, olhar pra dentro de nós faz com que sentimentos e memórias esquecidas despertem de novo.
Parece um filme onde todas as emoções e vivência vêm à superfície. Pra mim, fazer auto analise é mergulhar nas recordações que formaram quem a gente é de verdade.
Citação de leandro.silva.15 em maio 31, 2026, 8:41 pmESCREVER UM POUCO SOBRE MINHA INFANCIAM ME REMETE A UM PASSADO ONDE VIVI MUITOS MOMENTOS FELIZES, PRINCIPALMENTE COM PESSOAS QUE JA NÃO SE FAZEM MAIS PREENTE EM MIKNHA VIDA, PRINCIPALMENTE MINHA AVÓ. UM MIXTO DE EMOÇOES TOMAD CONTA, AO DESCREVER CADA LEMBRANÇA, CADA MOMENTO BOM QUE PASSEI, AINDA QUE AS LEMBRANÇAS NEGATIVAS TAMBEM APAREÇAM, MAS BUSQUEI ME ATENTAR A TUDO AQUILO QUE ME FEZ BEM RELEMBRAR.
ESCREVER UM POUCO SOBRE MINHA INFANCIAM ME REMETE A UM PASSADO ONDE VIVI MUITOS MOMENTOS FELIZES, PRINCIPALMENTE COM PESSOAS QUE JA NÃO SE FAZEM MAIS PREENTE EM MIKNHA VIDA, PRINCIPALMENTE MINHA AVÓ. UM MIXTO DE EMOÇOES TOMAD CONTA, AO DESCREVER CADA LEMBRANÇA, CADA MOMENTO BOM QUE PASSEI, AINDA QUE AS LEMBRANÇAS NEGATIVAS TAMBEM APAREÇAM, MAS BUSQUEI ME ATENTAR A TUDO AQUILO QUE ME FEZ BEM RELEMBRAR.
Citação de Tatiana Borges Rego Da Silva em junho 3, 2026, 11:18 amNa minha experiência foi maravilhosa, pois cresci lembramdo da infância era boa meus pais sempre brincava com nos 3 ,filhos,ate tudo bem .Cresci me casei ai comecaram os problemas, sempre demostrava meus sentimentos falando eu ti amo cada minuto,segundo, a braços, fui ao meu limete .Quando me avaliação muito bem colocada ,foi onde veio a tona na minha mente que sempre me dizia que a minha infância era maravilhosa feliz com brincadeiras com meus pais eles sempre encimava tudo .Desconri no meu eu que na verdade ,com tudo que viviamos eram bom sim ,só faltou um eu ti amo meu filho e filha,e abraços. Pois não tivemos isso,que só veio a tona com meu casamento, na verdade fiquei muito feliz ão descobrir ,por quê eu estava forçando ele me dar o que nunca tive dos meus pais ,o contato do abraço o eu te amo .Comecei a mudar ãos poucos aprendendo que o meu abraço e meus eu ti amo era do meu marido não dos meus pais ,endtendi também que nos damos e passamos para os outros que cresemos tendo e entendi que eles não me dava o abraço eu te amo por quê, eles nunca os tiveram, hoje consigo passar para minhas finhas o abraço o eu te amo e ainda encinando que isso é importante ser passado para cada um que amamos.Meu casamento melhorou pois hoje eu sei que não preciso cobrar um abraço e um eu te amo a cada segundo. Essa foi a minha experiência, com muitos aprendizados.
Na minha experiência foi maravilhosa, pois cresci lembramdo da infância era boa meus pais sempre brincava com nos 3 ,filhos,ate tudo bem .Cresci me casei ai comecaram os problemas, sempre demostrava meus sentimentos falando eu ti amo cada minuto,segundo, a braços, fui ao meu limete .Quando me avaliação muito bem colocada ,foi onde veio a tona na minha mente que sempre me dizia que a minha infância era maravilhosa feliz com brincadeiras com meus pais eles sempre encimava tudo .Desconri no meu eu que na verdade ,com tudo que viviamos eram bom sim ,só faltou um eu ti amo meu filho e filha,e abraços. Pois não tivemos isso,que só veio a tona com meu casamento, na verdade fiquei muito feliz ão descobrir ,por quê eu estava forçando ele me dar o que nunca tive dos meus pais ,o contato do abraço o eu te amo .Comecei a mudar ãos poucos aprendendo que o meu abraço e meus eu ti amo era do meu marido não dos meus pais ,endtendi também que nos damos e passamos para os outros que cresemos tendo e entendi que eles não me dava o abraço eu te amo por quê, eles nunca os tiveram, hoje consigo passar para minhas finhas o abraço o eu te amo e ainda encinando que isso é importante ser passado para cada um que amamos.Meu casamento melhorou pois hoje eu sei que não preciso cobrar um abraço e um eu te amo a cada segundo. Essa foi a minha experiência, com muitos aprendizados.
Citação de Joao Jose Klein em junho 4, 2026, 5:19 pmHá dias havia realizado tal atividade, motivado por um desafio proposto por uma analista, que é amiga de uma prima. Chega a ser surpreendente como, observando os momentos pelos quais passou, tensos, muito tensos, levam a crer que o indivíduo daquelas horas não era você. Sentimentos de impotência, raiva, desespero e outros tais, hodiernamente não teriam acarretado as dores que acarretaram; mas ficaram esculpidos na rocha indestrutível da vida. Hoje, observo suas marcas, mas os levo como um aprendizado na estrutura, na construção deste que sou eu.
Há dias havia realizado tal atividade, motivado por um desafio proposto por uma analista, que é amiga de uma prima. Chega a ser surpreendente como, observando os momentos pelos quais passou, tensos, muito tensos, levam a crer que o indivíduo daquelas horas não era você. Sentimentos de impotência, raiva, desespero e outros tais, hodiernamente não teriam acarretado as dores que acarretaram; mas ficaram esculpidos na rocha indestrutível da vida. Hoje, observo suas marcas, mas os levo como um aprendizado na estrutura, na construção deste que sou eu.
Citação de MARCO AURELIO CERCAL em junho 13, 2026, 3:03 aminteressante. Já ajudei muitas pessoas a realizar autoanálise usando como metodologia o timeline, porém eu mesmo nunca fiz a timeline. Vou fazer e volto para contar o resultado.
interessante. Já ajudei muitas pessoas a realizar autoanálise usando como metodologia o timeline, porém eu mesmo nunca fiz a timeline. Vou fazer e volto para contar o resultado.
Citação de MARCO AURELIO CERCAL em junho 13, 2026, 3:06 amEu já conduzi muitas pessoas na autoanálise através da técnica da timeline. Porém eu mesmo nunca fiz a minha timeline. Vou fazer e volto pra contar o resultado.
Eu já conduzi muitas pessoas na autoanálise através da técnica da timeline. Porém eu mesmo nunca fiz a minha timeline. Vou fazer e volto pra contar o resultado.
Citação de Kkhrms em junho 19, 2026, 12:53 amComo estudante de Psicanálise, a experiência da autoanálise foi ao mesmo tempo desafiadora e enriquecedora. É similar ao procedimento já conhecido pela experiência como paciente de psicoterapia, mas, ao me permitir olhar para meus próprios pensamentos de forma autônoma e sentimentos com mais atenção, percebi o quanto algumas emoções que eu considerava simples carregavam significados mais profundos e ainda precisam ser trazidas às minhas sessões de terapia para discussão.
Durante esse processo, senti curiosidade, mas também certo desconforto. Em alguns momentos, percebi uma tendência a fugir/evitar determinados assuntos ou justificar rapidamente algumas reações minhas. Isso me fez refletir sobre a existência de resistências, exatamente como estudamos na teoria psicanalítica. Foi interessante perceber que, mesmo conhecendo conceitos e mecanismos psíquicos, não é fácil confrontar aspectos de nós mesmos que permanecem pouco claros ou que despertam sentimentos difíceis.
À medida que fui observando minhas lembranças, associações e emoções, senti surpresa ao identificar relações entre experiências passadas e algumas atitudes atuais. Certas reações que antes me pareciam sem explicação começaram a fazer mais sentido. Ao mesmo tempo, compreendi que a autoanálise não produz respostas prontas nem conclusões definitivas. Pelo contrário, ela abre espaço para novas perguntas e reflexões - daí a necessidade da psicoterapia contínua.
Ao final da experiência, senti uma mistura de alívio, aprendizado e humildade. Alívio por conseguir compreender melhor alguns aspectos de mim mesma; aprendizado por vivenciar, na prática, conceitos que antes eu conhecia principalmente pela teoria; e humildade por reconhecer que o autoconhecimento é um processo contínuo, marcado por descobertas, dúvidas e transformações.
Essa experiência reforçou minha compreensão de que a escuta de si é uma ferramenta importante para quem estuda Psicanálise, pois permite não apenas ampliar o conhecimento sobre a teoria, mas também desenvolver maior sensibilidade para compreender a complexidade da experiência humana.
Como estudante de Psicanálise, a experiência da autoanálise foi ao mesmo tempo desafiadora e enriquecedora. É similar ao procedimento já conhecido pela experiência como paciente de psicoterapia, mas, ao me permitir olhar para meus próprios pensamentos de forma autônoma e sentimentos com mais atenção, percebi o quanto algumas emoções que eu considerava simples carregavam significados mais profundos e ainda precisam ser trazidas às minhas sessões de terapia para discussão.
Durante esse processo, senti curiosidade, mas também certo desconforto. Em alguns momentos, percebi uma tendência a fugir/evitar determinados assuntos ou justificar rapidamente algumas reações minhas. Isso me fez refletir sobre a existência de resistências, exatamente como estudamos na teoria psicanalítica. Foi interessante perceber que, mesmo conhecendo conceitos e mecanismos psíquicos, não é fácil confrontar aspectos de nós mesmos que permanecem pouco claros ou que despertam sentimentos difíceis.
À medida que fui observando minhas lembranças, associações e emoções, senti surpresa ao identificar relações entre experiências passadas e algumas atitudes atuais. Certas reações que antes me pareciam sem explicação começaram a fazer mais sentido. Ao mesmo tempo, compreendi que a autoanálise não produz respostas prontas nem conclusões definitivas. Pelo contrário, ela abre espaço para novas perguntas e reflexões - daí a necessidade da psicoterapia contínua.
Ao final da experiência, senti uma mistura de alívio, aprendizado e humildade. Alívio por conseguir compreender melhor alguns aspectos de mim mesma; aprendizado por vivenciar, na prática, conceitos que antes eu conhecia principalmente pela teoria; e humildade por reconhecer que o autoconhecimento é um processo contínuo, marcado por descobertas, dúvidas e transformações.
Essa experiência reforçou minha compreensão de que a escuta de si é uma ferramenta importante para quem estuda Psicanálise, pois permite não apenas ampliar o conhecimento sobre a teoria, mas também desenvolver maior sensibilidade para compreender a complexidade da experiência humana.
Citação de anebinderg em junho 20, 2026, 12:54 amEu tenho me auto analisado e tenho escrito (muito) sobre meus processos, já há uns quatro anos. Tem sido muito proveitoso. No começo foi muito dolorido repensar em sofrimentos e ver no que resultaram em minha vida até hoje, como sensações de abandono e rejeição, abuso emocional, por conta dos pais, violência da mãe, família desestruturada emocionalmente, abusos, entre outros. Mas a possibilidade de encontrar a origem das coisas tem sido maravilhoso. É libertador.
Eu tenho me auto analisado e tenho escrito (muito) sobre meus processos, já há uns quatro anos. Tem sido muito proveitoso. No começo foi muito dolorido repensar em sofrimentos e ver no que resultaram em minha vida até hoje, como sensações de abandono e rejeição, abuso emocional, por conta dos pais, violência da mãe, família desestruturada emocionalmente, abusos, entre outros. Mas a possibilidade de encontrar a origem das coisas tem sido maravilhoso. É libertador.