Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 236 of 238Next

A autoanálise foi uma experiência importante de autoconhecimento. Ao refletir sobre minha trajetória, pude reconhecer emoções, lembranças, desejos e desafios que contribuíram para minha formação pessoal. Durante esse processo, surgiram sentimentos de saudade, gratidão e reflexão, permitindo uma compreensão mais ampla sobre minhas escolhas e comportamentos atuais. Percebi que muitos sonhos e experiências da infância ainda influenciam quem sou hoje, demonstrando a importância de olhar para a própria história como forma de crescimento e desenvolvimento pessoal.

Ao realizar esse exercício de autoanálise, a experiência foi, ao mesmo tempo, interessante e desafiadora. Em alguns momentos senti certa nostalgia ao lembrar de situações da infância, de sonhos que eu tinha e de pessoas que fizeram parte da minha formação. Também percebi um sentimento de curiosidade, pois algumas lembranças me fizeram refletir sobre como experiências aparentemente simples podem influenciar quem somos na vida adulta.
Durante a escrita, não senti tristeza propriamente dita, mas uma reflexão mais profunda sobre minha trajetória. Foi como revisitar partes da minha história que normalmente ficam guardadas na memória e que, no dia a dia, raramente paramos para observar. Ao recordar alguns desejos e sonhos da infância, percebi que muitos deles continuam presentes, embora tenham assumido formas diferentes com o passar dos anos. O desejo de aprender, de compreender melhor as pessoas e de crescer pessoal e profissionalmente, por exemplo, continua fazendo parte da minha vida.
Também foi possível perceber que alguns medos e inseguranças enfrentados ao longo da vida contribuíram para a construção da minha personalidade, ajudando-me a amadurecer e a desenvolver novas formas de lidar com desafios. Nesse sentido, compreendi melhor a ideia apresentada por Freud de que nossa história e nossas experiências não desaparecem; elas continuam participando da formação do sujeito, mesmo quando não estamos plenamente conscientes disso.
Ao final da reflexão, percebi que existe uma relação significativa entre aquilo que fui, os sonhos que tive na infância e a pessoa que sou hoje. O exercício de olhar para a própria história me ajudou a entender que o autoconhecimento é um processo contínuo e que revisitar nossas experiências pode trazer importantes aprendizados sobre nossos desejos, escolhas e projetos de vida.

A experiência da auto análise é maravilhoso para e entender o real sentido de quem somos e não deixa enganar por opinião de terceiro. E acredito que um excelente analisará e aquele que tem a capacidade de entender a sim mesmo e depois o mundo em sua volta . Esse também é o pensamento do nosso querido Freud o pai da psicanálise.

Alegre , engraçada... Descobrir medos e causas dos tais ...

Muita dificuldade mas , percebi de onde vinha minha força e resistência. Algumas angústia sentida sem explicações , mas ao fazer essa análise hoje sei de onde vem ...

A experiência me fez entender o sentimento que me guiava e motivava minhas ações. isso é libertador pois a partir desse conhecimento, posso ressignificar e buscar novas experiências. Muito do que acreditava ter perdido ainda está latente dentro de mim, e hoje compreendo que posso desenvolver uma vida plena apesar das frustrações passadas.

Triste, extremamente triste. Por esse mesmo motivo desisti várias vezes de fazer análise com um profissional. Trazer a tona coisas que faço questão de esquecer é doloroso demais.

É maravilhoso aprender sempre a recomeçar sem medo de errar porque os erros é parte do processo. Minha infância me fez a mulher que sou hoje e serei amanhã  e vejo que tenho muito a viver ainda.

Alegria,  tristeza, medo!

Quando volto um pouco na infância, lembro de quando brincava no rio com os colegas,  aqueles momentos eram incríveis.

Tristeza quando lembro de como era difícil morar em lugares distantes de tudo e de todos.

Medo, toda vez que lembro que precisava dormir sozinho e quando trovejava então...

Já fiz essa experiência e a percebi como enriquecedora, mas muito desafiadora. Quando revisitei  algumas lembranças da infância, entendi como determinadas experiências e emoções ainda influenciam a forma como penso, sinto e me relaciono com as pessoas. Senti um pouco de saudade em alguns momentos e, em outros eu pude entender melhor algumas situações que talvez eu nunca tivesse analisado com tanta profundidade, se não fosse a autoanálise.                                             Consigo identificar que muitos dos meus interesses atuais, especialmente pela Psicologia e pela Psicanálise, estão relacionados ao desejo de compreender melhor o comportamento humano e a mim mesma. E é assim: nossa história continua presente em nossas escolhas, mesmo quando não percebemos isso conscientemente. O exercício de autoanálise reforçou a importância do autoconhecimento. Refletir sobre a própria história nos ajuda a compreender nossos sentimentos, nossas motivações e também olhar o outro com mais empatia.

Os sentimentos de alegria, felicidade, saudade e tristeza fazem parte da experiência humana e se entrelaçam na construção da nossa vida emocional. A alegria surge como uma resposta imediata a algo que nos toca de forma positiva, trazendo leveza e espontaneidade. A felicidade, por sua vez, é mais duradoura, ligada a um estado de realização e bem-estar que pode se estender no tempo. A saudade aparece como um sentimento ambíguo, pois carrega tanto a dor da ausência quanto a doçura da lembrança, revelando o valor que damos às pessoas e momentos que já passaram. A tristeza, diferente da alegria, nos coloca em contato com a perda, a frustração ou o vazio, mas também abre espaço para reflexão e crescimento. Esses sentimentos, mesmo distintos, se complementam e revelam a complexidade da vida psíquica, mostrando que o ser humano é marcado por contrastes e pela capacidade de sentir intensamente.

PreviousPage 236 of 238Next