Desafio - Módulo V
Citação de koizikas@gmail.com em julho 16, 2026, 3:32 amJa fiz alguns anos atras… mas hj preciso refazer com maior conhecimento na area!
Ja fiz alguns anos atras… mas hj preciso refazer com maior conhecimento na area!
Citação de Gisele Pontes Goncalves Nunes em julho 17, 2026, 12:21 amA experiência de parar para resgatar e escrever sobre essas memórias foi um misto de profunda saudade e melancolia, mas também de um inesperado acolhimento. No início, revisitar o passado pareceu estranho e doloroso, pois mexeu em feridas antigas de perdas muito queridas. No entanto, ao longo da escrita, as emoções transitaram da tristeza do luto para uma alegria calorosa ao relembrar os pequenos gestos de afeto diário — como o cuidado do meu pai em cada detalhe para me fazer sentir protegida.
A experiência de parar para resgatar e escrever sobre essas memórias foi um misto de profunda saudade e melancolia, mas também de um inesperado acolhimento. No início, revisitar o passado pareceu estranho e doloroso, pois mexeu em feridas antigas de perdas muito queridas. No entanto, ao longo da escrita, as emoções transitaram da tristeza do luto para uma alegria calorosa ao relembrar os pequenos gestos de afeto diário — como o cuidado do meu pai em cada detalhe para me fazer sentir protegida.
Citação de Larissa Santiago em julho 17, 2026, 12:33 amUm dos motivos de eu começar esse curso foi a necessidade que sentia de me compreender e conseguir compreender também ao próximo. Motivos, histórias, fases, porquês, diferenças, cada sutiu peculiaridade que torna o ser humano por sua vivência um ser a ser lido, entendido, decifrado através de caminhos além da pura pergunta seca, mas da observação, do ouvir, do tentar entender os traumas e tudo que o envolveu até aquele momento e o fez ser o que é, agir como age, sentir como sente.
Um dos motivos de eu começar esse curso foi a necessidade que sentia de me compreender e conseguir compreender também ao próximo. Motivos, histórias, fases, porquês, diferenças, cada sutiu peculiaridade que torna o ser humano por sua vivência um ser a ser lido, entendido, decifrado através de caminhos além da pura pergunta seca, mas da observação, do ouvir, do tentar entender os traumas e tudo que o envolveu até aquele momento e o fez ser o que é, agir como age, sentir como sente.
Citação de Albério C Oliveira em julho 18, 2026, 5:49 pm
"Refletir sobre minha infância me trouxe tristeza ao lembrar das dificuldades que meus pais passaram, mas também muita gratidão. Apesar de tudo, eles nunca deixaram que eu nem meus irmãos passássemos por qualquer necessidade. Tive uma infância boa e feliz, cheia de brincadeiras e proteção. Essa base sólida foi fundamental para superar os momentos difíceis da vida adulta e hoje alcançar meu objetivo de criar. Através das letras que escrevo, expresso pensamentos, sentimentos e coisas vividas por mim e por pessoas próximas. Embora minhas músicas ainda sejam ouvidas principalmente por amigos e em redes sociais, sei que tudo tem um começo e me sinto bem, confiante de que estou chegando lá em breve.
Hoje, me sinto feliz fazendo minha formação em psicanálise para me conhecer melhor. Acredito que todos deveriam buscar esse autoconhecimento, pois é ele que nos ensina a lidar com as situações que aparecem na vida."
"Refletir sobre minha infância me trouxe tristeza ao lembrar das dificuldades que meus pais passaram, mas também muita gratidão. Apesar de tudo, eles nunca deixaram que eu nem meus irmãos passássemos por qualquer necessidade. Tive uma infância boa e feliz, cheia de brincadeiras e proteção. Essa base sólida foi fundamental para superar os momentos difíceis da vida adulta e hoje alcançar meu objetivo de criar. Através das letras que escrevo, expresso pensamentos, sentimentos e coisas vividas por mim e por pessoas próximas. Embora minhas músicas ainda sejam ouvidas principalmente por amigos e em redes sociais, sei que tudo tem um começo e me sinto bem, confiante de que estou chegando lá em breve.
Hoje, me sinto feliz fazendo minha formação em psicanálise para me conhecer melhor. Acredito que todos deveriam buscar esse autoconhecimento, pois é ele que nos ensina a lidar com as situações que aparecem na vida."
Citação de Albério C Oliveira em julho 18, 2026, 5:55 pmCitação de Gisele Pontes Goncalves Nunes em julho 17, 2026, 12:21 amA experiência de parar para resgatar e escrever sobre essas memórias foi um misto de profunda saudade e melancolia, mas também de um inesperado acolhimento. No início, revisitar o passado pareceu estranho e doloroso, pois mexeu em feridas antigas de perdas muito queridas. No entanto, ao longo da escrita, as emoções transitaram da tristeza do luto para uma alegria calorosa ao relembrar os pequenos gestos de afeto diário — como o cuidado do meu pai em cada detalhe para me fazer sentir protegida.
"Gisele, que relato tocante. Também senti esse acolhimento ao revisitar minha infância. Apesar das dificuldades financeiras que meus pais passaram, eles nunca deixaram faltar nada para mim nem para meus irmãos. Essa base de proteção foi essencial para eu superar os desafios da vida adulta e chegar onde estou hoje."
Citação de Gisele Pontes Goncalves Nunes em julho 17, 2026, 12:21 amA experiência de parar para resgatar e escrever sobre essas memórias foi um misto de profunda saudade e melancolia, mas também de um inesperado acolhimento. No início, revisitar o passado pareceu estranho e doloroso, pois mexeu em feridas antigas de perdas muito queridas. No entanto, ao longo da escrita, as emoções transitaram da tristeza do luto para uma alegria calorosa ao relembrar os pequenos gestos de afeto diário — como o cuidado do meu pai em cada detalhe para me fazer sentir protegida.
"Gisele, que relato tocante. Também senti esse acolhimento ao revisitar minha infância. Apesar das dificuldades financeiras que meus pais passaram, eles nunca deixaram faltar nada para mim nem para meus irmãos. Essa base de proteção foi essencial para eu superar os desafios da vida adulta e chegar onde estou hoje."
Citação de Albério C Oliveira em julho 18, 2026, 5:56 pmCitação de Larissa Santiago em julho 17, 2026, 12:33 amUm dos motivos de eu começar esse curso foi a necessidade que sentia de me compreender e conseguir compreender também ao próximo. Motivos, histórias, fases, porquês, diferenças, cada sutiu peculiaridade que torna o ser humano por sua vivência um ser a ser lido, entendido, decifrado através de caminhos além da pura pergunta seca, mas da observação, do ouvir, do tentar entender os traumas e tudo que o envolveu até aquele momento e o fez ser o que é, agir como age, sentir como sente.
Larissa, concordo plenamente com você sobre a importância de compreender o próximo e a nós mesmos. Hoje me sinto feliz fazendo minha formação em psicanálise justamente para buscar esse autoconhecimento. Acredito que é ele que nos ensina a lidar melhor com as situações que aparecem na vida e a entender nossas próprias histórias.
Citação de Larissa Santiago em julho 17, 2026, 12:33 amUm dos motivos de eu começar esse curso foi a necessidade que sentia de me compreender e conseguir compreender também ao próximo. Motivos, histórias, fases, porquês, diferenças, cada sutiu peculiaridade que torna o ser humano por sua vivência um ser a ser lido, entendido, decifrado através de caminhos além da pura pergunta seca, mas da observação, do ouvir, do tentar entender os traumas e tudo que o envolveu até aquele momento e o fez ser o que é, agir como age, sentir como sente.
Larissa, concordo plenamente com você sobre a importância de compreender o próximo e a nós mesmos. Hoje me sinto feliz fazendo minha formação em psicanálise justamente para buscar esse autoconhecimento. Acredito que é ele que nos ensina a lidar melhor com as situações que aparecem na vida e a entender nossas próprias histórias.
Citação de Ckristiani Albuquerque Costa em julho 21, 2026, 2:46 amMinha infância não foi diferente da de muitos aqui. Não foi nada fácil. Muita dificuldade financeira, um pai que bebia e ficava transtornado. Uma mãe sempre cansada com 4 crianças pra cuidar e sem ter a quem recorrer.Demorei a compreender que às vezes nossos pais precisam que façamos um pouco do papel deles. também ou que sejamos pelo menos um pouco mais compreensivos para entender que são seres humanos também com histórias , emoções, e muita coisa dolorida que às vzes nem fazemos idéia.
Minha infância não foi diferente da de muitos aqui. Não foi nada fácil. Muita dificuldade financeira, um pai que bebia e ficava transtornado. Uma mãe sempre cansada com 4 crianças pra cuidar e sem ter a quem recorrer.Demorei a compreender que às vezes nossos pais precisam que façamos um pouco do papel deles. também ou que sejamos pelo menos um pouco mais compreensivos para entender que são seres humanos também com histórias , emoções, e muita coisa dolorida que às vzes nem fazemos idéia.
Citação de ValOliva em julho 21, 2026, 10:30 pmMinha infância foi marcada por muitas emoções conflitantes. Sou filha caçula de um casal de primos, que veio do Nordeste do país para tentar a vida em São Paulo, e tenho uma irmã mais velha, com diferença de 5 anos. Quando nasci, minha irmã sentia ciúmes da minha relação com a nossa mãe, manifestando pouca proximidade comigo nas brincadeiras, na convivência diária e no compartilhamento de objetos e experiências. Como sempre fui mais tranquila e pouco exigente no que diz respeito a itens materiais e afetos, diferentemente dela, procurava ficar mais isolada, realizando minhas atividades sozinha e com mais autonomia, sem me prender muito à minha mãe. Pelo jeito mais egocêntrico da minha irmã na infância, meus pais discutiam muito entre si e com ela, o que deixava o clima da casa mais denso. Apesar disso, cresci aprendendo a acreditar em mim e não depender emocionalmente de outras pessoas.
Minha infância foi marcada por muitas emoções conflitantes. Sou filha caçula de um casal de primos, que veio do Nordeste do país para tentar a vida em São Paulo, e tenho uma irmã mais velha, com diferença de 5 anos. Quando nasci, minha irmã sentia ciúmes da minha relação com a nossa mãe, manifestando pouca proximidade comigo nas brincadeiras, na convivência diária e no compartilhamento de objetos e experiências. Como sempre fui mais tranquila e pouco exigente no que diz respeito a itens materiais e afetos, diferentemente dela, procurava ficar mais isolada, realizando minhas atividades sozinha e com mais autonomia, sem me prender muito à minha mãe. Pelo jeito mais egocêntrico da minha irmã na infância, meus pais discutiam muito entre si e com ela, o que deixava o clima da casa mais denso. Apesar disso, cresci aprendendo a acreditar em mim e não depender emocionalmente de outras pessoas.
Citação de Joel da Silva Santos em julho 24, 2026, 5:53 pmA experiência de se autoanalisar, não é uma tarefa fácil. Pois pode trazer a tona sentimentos e lembranças que a gente não gostaria de trazer à memória, mas necessária. Foi bom e triste ao mesmo tempo. As coisas boas que eu vivi e também as ruins. Os amigos de infância, alguns que já não estão entre nós, sonhos, medos. Tudo isso ajudou a formar o meu caráter e ser o homem que sou hoje. Dou graças a Deus e minha família, que muito ajudaram na minha formação e acompanhamento nesse período de descobertas.
A experiência de se autoanalisar, não é uma tarefa fácil. Pois pode trazer a tona sentimentos e lembranças que a gente não gostaria de trazer à memória, mas necessária. Foi bom e triste ao mesmo tempo. As coisas boas que eu vivi e também as ruins. Os amigos de infância, alguns que já não estão entre nós, sonhos, medos. Tudo isso ajudou a formar o meu caráter e ser o homem que sou hoje. Dou graças a Deus e minha família, que muito ajudaram na minha formação e acompanhamento nesse período de descobertas.
Citação de Regiane maria teodora souza dos santos em julho 30, 2026, 7:44 pmRefletindo em tudo que ja vivi e presenciei na minha história, vejo que cada detalhe foi importante para construção do meu caminho. Foi caindo e rindo de situações que aprendemos a desenvolver uma resiliência, dizer que foi fácil? Não foi, mas foi importante, cada pessoa , meus pais, irmãos, etc… nesse tempo de crescimento eu vivi sentimentos, emoções, etc… foram se ajustando, uma capacidade do ser em se tornar a cada dia melhor. Vejo a necessidade sim de desde muito cedo termos um ambiente acolhedor e que nos ouça, pois vivemos tempos que literalmente não entendemos mas precisamos seguir.
Refletindo em tudo que ja vivi e presenciei na minha história, vejo que cada detalhe foi importante para construção do meu caminho. Foi caindo e rindo de situações que aprendemos a desenvolver uma resiliência, dizer que foi fácil? Não foi, mas foi importante, cada pessoa , meus pais, irmãos, etc… nesse tempo de crescimento eu vivi sentimentos, emoções, etc… foram se ajustando, uma capacidade do ser em se tornar a cada dia melhor. Vejo a necessidade sim de desde muito cedo termos um ambiente acolhedor e que nos ouça, pois vivemos tempos que literalmente não entendemos mas precisamos seguir.